Navigation – Plan du site

Apresentação da revista

Carnets, revista eletrónica de Estudos Franceses

Carnets - revista eletrónica de Estudos Franceses é uma publicação periódica em linha criada, promovida e editada pela Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF). Tem por objetivo dar a conhecer os trabalhos de investigação concebidos no âmbito da APEF, Carnets acolhe trabalhos da autoria dos seus membros, bem como de outros investigadores, que desejem colaborar com a Associação e divulgar a sua investigação na área dos Estudos Franceses e Francófonos.

A opção por uma publicação eletrónica de acesso livre e gratuito visa aproximar os investigadores em Estudos Franceses e Francófonos e favorecer o debate e a partilha de ideias.

A Carnets publica trabalhos originais e inéditos nos diferentes domínios dos Estudos Franceses e Francófonos (Literatura, Linguística, Crítica, Cultura, Didática) e/ou com uma abordagem interdisciplinar com áreas afins, tais como os Estudos Comparados, os Estudos de Tradução, a História, a Filosofia, as Artes e a Ciência.

A Carnets publica 3 números anuais (um número especial no mês de janeiro, um número especial no mês de maio, e um número temático no mês de novembro), coordenados por um ou vários coordenadores e poderá conter, para além dos artigos, recensões de obras recentes ou textos literários.

Órgãos da Revista

O Comité de Direção da revista é constituído por um(a) diretor(a), três codiretore(a)s e três subdiretore(a)s. O(a) presidente da APEF assume, por inerência, as funções de director(a) da revista; o(a)s vice-presidentes da direção da associação assumem as funções de codiretore(a)s da revista; o(a)s secretário(a)s e o(a) tesoureiro(a) da direção assumem as funções de subdiretore(a)s da revista.

O Conselho Editorial da revista é constituído pelos membros dos órgãos da APEF e pelos coordenadores de cada número da revista.

O Conselho de Arbitragem Científica da revista é composto por investigadores de reconhecido mérito, a nível nacional e internacional, na área dos Estudos Franceses e Francófonos e na área dos Estudos Comparados.

Competências

Competências do Comité de Direção

Ao comité de direção da Carnets compete a supervisão geral do processo de publicação de todos os números, das diferentes fases da sua preparação até à sua publicação regular on-line, a articulação do trabalho entre os vários órgãos envolvidos, a procura de soluções para a resolução de dificuldades e a tomada de decisões.

Competências do Conselho Editorial

1. Compete ao conselho editorial colaborar com a direção no sentido de contribuir ativamente para a divulgação do número que se propõe publicar.

2. Compete ao conselho editorial pronunciar-se, junto do comité de direção, sobre a aceitação das propostas de publicação, sob a forma textual e/ou outra. A aceitação em causa decorrerá sempre da análise da adequação das propostas aos objetivos de investigação, preferencialmente interdisciplinar, propugnados pela revista, e da sua inserção na área temática proposta para cada número.

3. Compete ao conselho editorial dar conhecimento aos autores da sua decisão, a qual se traduzirá na aceitação ou recusa fundamentada da proposta, bem como na sensibilização dos autores para os prazos estipulados.

4. Os textos em formato integral resultantes da aceitação das propostas de publicação serão enviados pelo conselho editorial à direcção da revista. Esta enviá-los-á, sob anonimato, ao conselho de arbitragem científica da revista.

4.1. A direção remeterá, no mínimo a dois membros do conselho científico de arbitragem científica da revista, cada texto a avaliar, para uma “peer review”, devendo cada avaliador redigir um parecer justificando a aceitação, a recusa ou esclarecendo os pontos sobre os quais deve incidir a reformulação do artigo. No caso de haver dois pareceres contraditórios, recorrer-se-á a um terceiro parecer.

5. O conselho editorial decidirá da publicação, do pedido de revisão ou da recusa dos textos integrais em função da avaliação efectuada pelo conselho científico de arbitragem científica da revista e comunicará aos autores a decisão deste órgão consultor, por correio eletrónico.

7. Compete ao conselho editorial zelar pelas etapas preparatórias da publicação, nomeadamente, a sua formatação adequada às normas da revista, assim como a revisão cuidada dos textos e a interpelação dos autores.

8. Compete ao conselho editorial, em colaboração com a direção, zelar pela promoção da publicação e sua maior divulgação, uma vez concluída.

Competências do Conselho Científico de Arbitragem Científica da Revista

Compete aos membros que integram este conselho pronunciarem-se, em grupos de dois ou mais elementos, sobre a publicação dos artigos que lhe são enviados pela direção da revista, sob anonimato.

Compete aos membros do conselho científico proferir um parecer de forma a indicar a aceitação do artigo para publicação, a sua reformulação ou a sua recusa. Para tal, os aspectos mais valorizados no processo de avaliação dos artigos devem ser essencialmente os seguintes: adequação dos textos à temática e à(s) área(s) proposta(s), originalidade e relevância dos artigos, actualidade da bibliografia e sua utilização, relevância da(s) abordags metodológica(s), qualidade da redação, em conformidade com as normas editoriais da revista.

  • Logo Latindex
  • Logo DOAJ – Directory of Open Access Journals
  • Logo APEF – Association portugaise d’études françaises
  • OpenEdition Journals