Navigation – Plan du site
Imagens comentadas /Images commentées

Avaliação das instituições de ensino superior

Évaluation d’Universités
Confins

Texte intégral

1O Ministério da Educação divulgou no dia 31 de agosto uma avaliação do desempenho das instituições de ensino superior, medida pelo IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição)1. Foram avaliadas 2.000 universidades, das quais 21 obtiveram nota máxima.

2A maioria, 884, obteve nota 3 no IGC, numa escala que vai de 1 a 5, em função da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. Das 206 instituições públicas, 151 tiveram notas iguais ou superiores a 3.

3A nota da prova é um dos fatores que compõem o CPC (Conceito Preliminar de Curso), utilizado para o cálculo do IGC. O CPC também leva em conta as chamadas “variáveis de insumo”, que consideram corpo docente, a infra-estrutura e o programa pedagógico.

4Um mapa elaborado a partir destes dados (agrupando os cursos por município) mostra a concentração dos cursos no Sul e Sudeste, em número de cursos e – parcialmente – em qualidade medida pelo IGC (no mapa numa escala de 0 a 500, como nos documentos publicados pelo MEC): vale observar que algumas cidades do Nordeste e do Norte conseguem se classificar na segunda faixa, alem de 369 na média.

5Fazer a média por município penaliza as cidades maiores (onde os cursos de nota baixa prejudicam os melhores) e as melhores médias vão a cidades menores com universidades boas, como Lavras, Viçosa (ambas com universidades de predominância agronômica), Uberaba (com poucos cursos), São Carlos, Campos dos Goiatacazes e Itajubá.

6Usando como critério a percentagem de cursos que obtiveram o CPC (conceito preliminar de curso), a situação é pouco diferente, as universidades que conseguem ter entre 96% e 100% dos seus cursos com CPC estão situadas no Sudeste (Juiz de Fora, Campinas e Mogi das Cruzes), ou no Sul (Maringá, São Leopoldo e Cruz Alta). Mas podemos observar exceções, como o bom desempenho no Norte e Nordeste, do Ceará, do Acre e, na Bahia, de Feira de Santana e Ilhéus.

71 Folha Online, http://www1.folha.uol.com.br/​folha/​educacao/​ult305u617478.shtml , consultado 2/9/09

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Confins, « Avaliação das instituições de ensino superior », Confins [En ligne], 6 | 2009, mis en ligne le 04 septembre 2009, consulté le 11 décembre 2017. URL : http://journals.openedition.org/confins/6024 ; DOI : 10.4000/confins.6024

Haut de page

Auteur

Confins

Articles du même auteur

Haut de page

Droits d’auteur

Licence Creative Commons
Confins – Revue franco-brésilienne de géographie est mis à disposition selon les termes de la licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.

Haut de page
  • Logo Revue soutenue par l’Institut des sciences humaines et sociales du CNRS
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Logo Index Latindex
  • Logo IHEAL (Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine)
  • Logo CREDA (Centre de recherche et de Documentation sur les Amériques)
  • Logo USP (Universidade de São Paulo)
  • OpenEdition Journals