Navegação – Mapa do site

Novos olhares sobre o espaço pós-soviético – até 19 de janeiro 2014

Organização: Licínia Simão

Prazo para envio dos artigos: 19 de janeiro de 2014

O estudo dos países e sociedades da ex-União Soviética, no contexto pós-Guerra Fria, tem sido marcado por grande diversidade. Desde as Relações Internacionais à Ciência Política, da Antropologia à Economia, diversas áreas de saber se têm debruçado sobre as profundas transformações que afetaram estas sociedades. Na medida em que o sistema comunista definia todos os aspetos da vida em sociedade, o fim deste modelo ideológico representou, sem dúvida, um processo novo de escolhas, (re)afirmações de poder e de procura identitária. Nos últimos anos, a relevância do espaço pós-soviético, enquanto categoria de análise, tem sido questionada, tendo em conta a grande diversidade de percursos diferenciados que cada um dos países adotou. A questão de saber até que ponto a experiência soviética partilhada condiciona os seus percursos mantém-se como o ponto fulcral dos estudos de área pós-soviéticos.

Este número temático da e-cadernos ces procura reunir contributos sobre dinâmicas sociais, políticas e de segurança no espaço pós-Soviético, que olhem de forma crítica e atual para estes debates. Os objetivos passam por identificar as abordagens de análise que estão a ser desenvolvidas sobre as transições na região, com destaque para a transformação das instituições políticas no contexto pós-comunista, a sua integração em estruturas regionais e globais de governação, a sustentabilidade dos novos modelos socioeconómicos e a transformação dos conflitos violentos que afetam a região. As propostas devem abordar estas e outras temáticas que sejam consideradas relevantes e ilustrativas dos desafios que estas sociedades enfrentam no atual contexto. Privilegiar-se-ão também abordagens de natureza crítica, que lancem um novo olhar sobre conceitos e leituras aplicados à região, que analisem padrões de diferenciação e similaridades e que contribuam para a análise e compreensão das transformações em curso.

A e-cadernos ces é uma publicação online, com acesso livre, que se baseia num sistema de avaliação por pares e editada pelo Centro de Estudos Sociais. Integra atualmente: CAPES, EBSCO e Latindex. Para mais informações sobre a publicação consulte: http://www.ces.uc.pt/e-cadernos/pages/pt/indice.php.

Todos os textos devem ser submetidos na sua versão completa, em língua portuguesa, inglesa ou castelhana. Podem ter entre 50 e 70 mil caracteres (com espaços), incluindo notas e referências bibliográficas. Para a secção final @cetera, podem ser apresentados entrevistas e debates (máx. 25 mil caracteres) ou recensões críticas inéditas (máx. 5 mil caracteres).

As normas detalhadas para submissão dos textos estão disponíveis em http://www.ces.uc.pt/e-cadernos/media/Normas_publicacao_e_cadernos.pdf. As mensagens devem ser enviadas para e-cadernos@ces.uc.pt e indicar explicitamente que se referem ao número temático em questão – “Novos olhares sobre o espaço pós-soviético”.

Todos os contributos estarão sujeitos a um processo de arbitragem científica.

  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • OpenEdition Journals