Navegação – Mapa do site

Nota do editor

Miguel Vale de Almeida
p. 3-4

Texto integral

1Com o novo grafismo – que esperamos ser do vosso agrado e tornar a revista ainda mais contemporânea – a Etnográfica conclui neste número a fase mais importante de um processo de renovação empreendido por ocasião do seu décimo aniversário e vigésimo do CEAS.

2Ao longo deste processo, simbolicamente iniciado com a publicação de um número especial em 2006, a revista passou a integrar dois importantes e exigentes sistemas internacionais de indexação e disponibilização dos conteúdos online – SciELO e Latindex – e candidatou-se a outros sistemas similares.

3A revista viu também o seu site renovado, disponibilizando agora os con­teúdos integrais em PDF, e procuraremos no futuro explorar todas as possibilidades do meio.

4Para além da manutenção dos critérios científicos internacionalmente reconhecidos – como o refereeing anónimo – a revista passou a contar também com um Conselho Consultivo Internacional (International Advisory Board) composto por cerca de quatro dezenas de nomes prestigiados, oriundos de oito países.

5A revista obteve também um importante reconhecimento: a muito boa classi­ficação de B (numa escala de A a C para as revistas elegíveis) no European Reference Index for the Humanities, da European Science Foundation.

6Mas este processo de renovação deve-se sobretudo ao esforço e dedicação dos membros da Comissão Editorial, ao trabalho incansável do Assistente Editorial e, sobretudo, aos autores e autoras que têm vindo a publicar na Etnográfica. São eles e elas quem contribui decisivamente para que esta seja uma revista de referência no panorama da antropologia e das ciências sociais e humanas em Portugal e, cada vez mais, no espaço de língua portuguesa – sem descurar o importante potencial de internacionalização de uma revista que publica artigos também em inglês, castelhano e francês.

7A revista não funcionaria sem a contribuição dos e das pareceristas que garantem a avaliação da qualidade dos artigos publicados – e a quem queremos deixar aqui um agradecimento sincero, ainda que colectivo. Semelhante agradecimento é devido aos apoios que a Etnográfica tem recebido: CEAS, ISCTE, FCT e IPLB.

8Aos leitores e às leitoras da revista fica o último e mais merecido agradecimento. Foi pensando em vós que iniciámos esta nova fase de consolidação, crescimento e inovação.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência da edição impressa

Miguel Vale de Almeida, « Nota do editor », Etnográfica, vol. 11 (1) | 2007, 3-4.

Referência da edição eletrónica

Miguel Vale de Almeida, « Nota do editor », Etnográfica [Online], vol. 11 (1) | 2007, Online desde 20 Setembro 2012, consultado em 16 Dezembro 2017. URL : http://journals.openedition.org/etnografica/1850

Topo da página

Autor

Miguel Vale de Almeida

Do mesmo autor:

Topo da página