Navigation – Plan du site
Décio de Alencar Guzmán

Carlos Fausto, Os índios antes do Brasil.,Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2000. 94 pp. (Coleção "Descobrindo o Brasil")

[07/02/2005]

Entrées d’index

Géographique :

Brasil

Palabras claves :

Brasil, indios
Haut de page

Texte intégral

1Nas últimas décadas do século passado, a história dos índios no Brasil recebeu um impulso significativo. Nesses anos, uma série de publicações relativas a essa temática invadiu o mercado editorial do país. O livro de Carlos Fausto, professor de Antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, contribui, de modo oportuno, para esta projeção do passado indígena da sociedade brasileira usando linguagem acessível e atualizada.

2 O autor apresenta vários aspectos da história pré-cabralina brasileira de maneira introdutória. São expostas no livro as teorias sobre os sistemas sociais indígenas da América do sul, para mostrar as suas articulações locais e regionais; são apresentadas as recentes teorias arqueológicas e etno-históricas sobre a importância das sociedades indígenas das florestas tropicais das terras baixas sulamericanas, que mudaram a visão dominante na antropologia do continente até a década de 70 do século XX, relativa a estas sociedades; são explanadas as dinâmicas migratórias de diferentes sociedades indígenas que povoavam o território brasileiro antes da conquista portuguesa. Finalmente, esses e outros assuntos são acompanhados de mapas e ilustrações indispensáveis para a compreensão de matéria tão vasta e complexa. O volume, como os outros da mesma coleção, inclui ao final um quadro de classificação de algumas línguas indígenas, uma cronologia e uma bibliografia.

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Décio de Alencar Guzmán, « Carlos Fausto, Os índios antes do Brasil.,Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2000. 94 pp. (Coleção "Descobrindo o Brasil") », Nuevo Mundo Mundos Nuevos [En ligne], Comptes rendus et essais historiographiques, mis en ligne le 07 février 2005, consulté le 11 décembre 2017. URL : http://journals.openedition.org/nuevomundo/398

Haut de page

Droits d’auteur

Licence Creative Commons
Nuevo mundo mundos nuevos est mis à disposition selon les termes de la licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.

Haut de page