Navigation – Plan du site
Associations professionnelles

Brésil, Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)

Notice révisée le 09/01/2014
bresil-sociedade-de-arqueologia-brasileira-sab

The Brazilian Archaeology Society began its activities in 1980. Nowadays the SAB has two periodicals, Arqueologia em Debate and the Revista de Arqueologia. The first one is a small bulletin available at http://sabnet.com.br/jornal, while the Revista de Arqueologia, the society’s official journal, was founded in 1983 to publish Brazilian and foreign contributions. Issues are available in PDF format at http://sabnet.com.br/revista.

Derniers articles

S’abonner à ce flux
  • > Nota SAB sobre a indicação Coord. da Área de Antropologia e Arqueologia CAPES

    Nota de Posicionamento da SAB sobre a indicação para Coordenação da Área de Antropologia e Arqueologia da CAPES

    A Sociedade de Arqueologia Brasileira - SAB, atenta ao processo de consulta para a indicação da futura Coordenação da Área de Antropologia e Arqueologia da CAPES, vem a público para comunicar a suas/seus associadas/os e à toda a comunidade arqueológica seu posicionamento sobre o tema.

    Com a abertura da consulta às coordenações dos programas de pós-graduação, realizada por meio do...

  • > Seleção Mestrado e Doutorado UFMG - Pessoas indígenas e pessoas com deficiência

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAN) da UFMG comunica que, no período de 14 de dezembro de 2017 a 24 de janeiro 2018, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência aos cursos de Mestrado e Doutorado. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2018, 03 vagas (02 para indígenas e 01 para pessoas com deficiência) para as áreas de concentração em antropologia social e em arqueologia no Mestrado e 02 vagas (01 par...

  • > Novo número do Cadernos do LEPAARQ

    O volume 14, número 28, de 2017, do Cadernos do LEPAARQ (UFPel) traz um conjunto de sete artigos, um relatório de pesquisa e uma tradução. Os textos podem se acessados no link da revista:
     
    Vale lembrar também, que a revista segue recebendo trabalhos para publicação do próximo número. Para submeter, basta cadastrar-se como autor e seguir os cinco passos do processo de submissão. 
     

  • > CCJC aprova Regulamentação da Profissão de Arqueólogo

    A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) aprovou hoje, 05 de dezembro de 2017, o Projeto de Lei 1.119/2015, que regulamenta a profissão de arqueólogo.

     

    O Projeto já passou e foi aprovado pelo Senado e tem caráter conclusivo nas comissões. Agora, assim que a CCJC publicar a aprovação do Projeto, abre-se o prazo de 5 sessões para apresentação de recursos. Se não forem apresentados os recursos, o Projeto seguirá para a sanção do Presidente da República.

     

    A diretoria da SAB e...

  • > PL da regulamentação pode ser votado amanhã

    Na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) desde do dia 21 de novembro, o Projeto de Lei 1.119/2015, que regulamenta a profissão de arqueólogo, pode ser votado amanhã, dia 05/12/17.

    A diretoria da SAB tem ido desde o dia 21/11 à Brasília com o intuito de viabilizar a votação e aprovação do projeto ainda este ano. Pela CCJC passam todas as matérias em discussão na Câmara e, por isso, é a comissão cuja a pauta é a mais extensa e onde as discussões de outras matérias pode...

  • > SAB divulga Moção de Apoio à UFPA e de Repúdio à Agressão do dia 29/11/2017

     

    Moção de Apoio e Solidariedade à UFPA e de Repúdio à Agressão Sofrida no dia 29/11/2017

    A SAB (Sociedade de Arqueologia Brasileira) vem a público manifestar apoio e solidariedade à UFPA (Universidade Federal do Pará) e, ao mesmo tempo, repudiar a agressão sofrida pela Instituição e pela comunidade acadêmica e a sociedade em geral no lamentável e reprovável episódio registrado no dia 29 de novembro de 2017. Na ocasião, o prefeito do município de Senador José Porfírio, localizado no estado...

  • > Novo volume do Boletim do Museu Goeldi discute patrimônio indígena

    Já está disponível o novo volume do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Humanas. Esta edição apresenta dossiê sobre patrimônio indígena e outros sete artigos, uma nota de pesquisa, um item na seção Memória e duas resenhas completam a edição. Linguística, História, Arqueologia e Museologia são o conteúdo completo da edição, resultado do pensamento acadêmico brasileiro que trava batalha diária para continuar a produzir. 

    O volume está disponível neste link: http://www.museu-goe...

  • > Carta internacional de apoio a povos indígenas na Bolívia

    Arqueólogas(os) e especialistas, reunidos na cidade de Trinidad/ Bolívia, para o IV Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica (out.2017), publicam carta de apoio a populações indígenas e campesinas das terras baixas bolivianas, destacando preocupação com a preservação das paisagens culturais e das pessoas a elas relacionadas. 

    Confira a íntegra da carta: http://www.sabnet.com.br/download/download?ID_DOWNLOAD=486

  • > Regulamentação da profissão de arqueólogo: Resultado CCJC 21/11

    Na sessão de terça, 21/11/2017, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara Federal dos Deputados, o Projeto de Lei 1.119/2015, que regulamenta a profissão de arqueólogo, foi para pauta, mas infelizmente teve pedido de vista solicitado pelo Deputado Pedro Cunha Lima PSDB/PB. Assim, o projeto será discutido na reunião da CCJC da próxima terça-feira, dia 28/11/2017. 
     
    Apesar deste pedido de vista, que atrasa a votação do PL, consideramos uma vitória a sessão que a...

  • > PL da regulamentação pode ser votado na próxima semana

    Entrou ontem na pauta da próxima semana (que tem início no dia 21/11) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) o Projeto de Lei 1.119/2015, que regulamenta a profissão de arqueólogo.

    Será votado o parecer apresentado à CCJC pelo relator,  Deputado Rubens Pereira Júnior. Convém citar que o Projeto já passou e foi aprovado pelo Senado, tem caráter conclusivo nas comissões e, se aprovado pela CCJC, segue para a análise do Presidente da República.

    Se não votado ainda em 2017 pel...

  • Logo INHA
  • Logo CNRS
  • OpenEdition Journals