Navegação – Mapa do site

Editorial

Ano 4 – Julho 2010

Texto integral

1Em sua sexta edição, a revista eletrônica do NAU, Ponto Urbe, apresenta, na seção Artigos, 7 textos: o de Carlos Roberto Filadelfo de Aquino, sobre o movimento de moradia no centro de São Paulo; a contribuição de Juliana Abonizio sobre a prática body modification, na cidade de Cuiabá (MT); o de Heitor Frúgoli que, em conjunto com Enrico Spaggiari, traz uma etnografia sobre o bairro da Luz na cidade de São Paulo; José Carlos Gomes da Silva mostra as representações sobre a cidade no rap paulistano; Samantha Gaspar faz um balanço sobre o conceito de gentrification; Raphael Bispo trata o conflito em torno da identidade “emo”, no Rio de Janeiro, enquanto Marina Frydberg analisa o vínculo existente entre a música e o espaço urbano, fazendo uma  aproximação entre  Rio de Janeiro e Lisboa.

2A seção Tradução oferece aos leitores uma entrevista de Donna Haraway, por Nicholas Gane, sobre uma de suas obras de maior destaque: “Manifesto Ciborgue”. A entrevista foi originalmente publicada em 2006, na Theory, Culture and Society. Ana Letícia Fiori, quem fez a tradução, obteve a anuência dos autores, mas foi preciso pagar um fee à editora para poder publicá-la em Ponto.Urbe. Desta vez, a Entrevista, conduzida por Lílian de Lucca Torres, foi realizada com a Profª Josildeth Consorte da PUC/SP e o Profº João Baptista Borges Pereira, da FFLCH/USP, que retomaram um tema vivenciado por eles de perto, no início de suas carreiras acadêmicas: os Estudos de Comunidade que, atualmente, vêm despertando interesse. Filmada por Ricardo Dionísio, do LISA – Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, oportunamente estará também à disposição em forma de vídeo. A seção Cir-kula traz a contribuição de Milton Melo, com seu estudo sobre a construção de um espaço de sociabilidade operária no Pólo Industrial de Manaus.

3A secção Etnográficas – que substitui Etnotícias, para melhor ressaltar o caráter etnográfico dos relatos que a compõem – apresenta três: de Alexandre B. Pereira, sobre o signficado da chegada do asfalto em bairro da periferia de São Paulo; de Cláudio L. Pereira, sobre um evento que marcou o Dia Internacional da  Prostituta, em João Pessoa; de Silvana Nascimento, relatando  uma caminhada com seus alunos no litoral norte da Paraíba. Por fim, as Resenhas dos livros: Zen in Brazil. The quest for cosmopolitan modernity, de Cristina Rocha, por Sandra Stoll e Festa na cidade: o circuito bregueiro de Belém do Pará de Antonio Maurício Costa, por Alexandre Barbosa Pereira.

Topo da página

Índice das ilustrações

URL http://journals.openedition.org/pontourbe/docannexe/image/1639/img-1.jpg
Ficheiros image/jpeg, 5,6k
Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

« Editorial », Ponto Urbe [Online], 6 | 2010, posto online no dia 31 Julho 2010, consultado o 14 Dezembro 2017. URL : http://journals.openedition.org/pontourbe/1639

Topo da página

Direitos de autor

© NAU

Topo da página
  • Logo Núcleo de Antropologia Urbana da USP
  • Logo Universidade de São Paulo
  • OpenEdition Journals