Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros105Espaço VirtualTítulo da página eletrónica: Poin...

Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Point of No Return

Joana Sousa Ribeiro e Carlos Nolasco
p. 195

Texto integral

1O projeto “A Face to the Story: The Issue of Unreturnable Migrants in Detention” procura alertar para a situação daqueles que, não podendo regressar ao seu país de origem, são impedidos de obter um visto de residência no país onde vivem e sujeitos a processos de detenção. Pretende-se ainda demonstrar aos decisores políticos, nacionais e comunitários, a necessidade de encontrar soluções para aqueles que experienciam esta condição de liminaridade, os denominados “ não retornados”.

2Este projeto resulta de uma cooperação entre organizações da sociedade civil da Bélgica, do Reino Unido, da França e da Hungria e entidades comunitárias, como o Conselho Europeu para os Refugiados, tendo ainda o apoio do Programa Europeu para a Integração e Migração, o EPIM.

3Através da página do projeto, disponível também em versão neerlandesa, francesa e húngara, podemos conhecer mais aprofundadamente a história de Abdal, Uncle, Jacoba ou de outros 17 migrantes com experiências de detenção.

4Para além dos testemunhos pessoais de quem experiencia esta condição, a página disponibiliza uma análise da legislação comunitária relativa ao retorno, o enquadramento de quatro contextos de detenção (Hungria, França, Bélgica e Reino Unido), uma análise mais quantitativa de 36 entrevistas e o relatório completo do projeto – “Point of No Return: The Futile Detention of Unreturnable Migrants”, elaborado em janeiro de 2014. Através da página temos ainda acesso à rede social Twitter, o que facilita a intercomunicação entre os interessados nesta área.

5Ao permitir aceder aos percursos biográficos de mobilidade, detenção e controlo destes 20 requerentes de asilo, esta página eletrónica torna publicamente visíveis as semelhanças das trajetórias de exclusão, as perversidades do sistema e as implicações subjetivas da supressão de direitos fundamentais.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Joana Sousa Ribeiro e Carlos Nolasco, «Título da página eletrónica: Point of No Return»Revista Crítica de Ciências Sociais, 105 | 2014, 195.

Referência eletrónica

Joana Sousa Ribeiro e Carlos Nolasco, «Título da página eletrónica: Point of No Return»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 105 | 2014, publicado a 05 dezembro 2014, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/5860; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.5860

Topo da página

Autores

Joana Sousa Ribeiro

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Colégio de S. Jerónimo, Largo D. Dinis, Apartado 3087, 3000-995 Coimbra, Portugal
joanasribeiro@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Carlos Nolasco

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Colégio de S. Jerónimo, Largo D. Dinis, Apartado 3087, 3000-995 Coimbra, Portugal
cmsnolasco@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search