Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página eletrónica: The Past is Unwritten

Paula Guerra
p. 262-263

Texto integral

1A música e as diferentes cenas musicais, assim como as suas implicações em diferentes esferas da sociedade, têm vindo a adquirir uma importância crescente que se traduz, entre outros aspetos, na proliferação de trabalhos científicos sobre as mesmas. A criação do blogue The Past is Unwritten é reflexo disso mesmo, como deixa antever o seu subtítulo: “Digging Through the History of the American Underground Music Scene”. O blogue, que funciona como uma espécie de fanzine online, foi criado, no início de 2010, por Rylan Kafara durante a sua investigação no âmbito de um mestrado em História Americana. O principal objetivo era, na altura, contribuir para uma mais completa e matizada compreensão acerca das cenas musicais americanas no espetro do punk e do que é considerado música underground, alternativa e independente, atendendo igualmente às suas implicações sociais, culturais e políticas. Ao desenvolver uma tese sobre um tópico em relação ao qual toda a gente sabe algo e tem uma opinião, Rylan Kafara considerou ser uma boa ideia ter um blogue onde todos pudessem partilhar a informação que possuíam, assim como trocar experiências e discutir opiniões. Simultaneamente, esta era uma forma de reconhecer as ideias e o conhecimento das pessoas. Nas suas próprias palavras: “A intenção deste blogue é trabalhar na atmosfera de um ‘entendimento nuanceado’, em especial no que toca às cenas punk/underground/alternativas/independentes, e às suas implicações socio-políticas e culturais. Estou a escrever a minha tese para um mestrado em História Americana sobre esse assunto, e já que é um tópico de que toda a gente sabe alguma coisa, e muito provavelmente, sobre o qual toda a gente tem uma opinião, achei que era uma boa ideia para um blogue. Assim, posso ‘roubar as ideias’ das pessoas e ficar com um curso à custa disso... quer dizer, citar, obviamente, citar cuidadosamente as pessoas que expressam as ideias, dando-lhes o devido crédito e reconhecimento, garantindo o respeito pelo seu esforço. Obviamente.” (https://thepastisunwritten.wordpress.com/about/).

2Hoje a tese, intitulada “This is Not For You: The Rise and Fall of Music Milieux in Seattle and the Pacific Northwest, 1950s-1990s”, está terminada e defendida, mas o interesse e a investigação em torno da música, da cultura pop e da história prevalecem, o que justifica a manutenção do blogue. Para além do livre acesso à tese e às publicações do autor, encontramos referências a outros espaços virtuais relacionados com o tema, bem como artigos a respeito do underground, do punk e da sua dimensão política e de resistência ou sobre a cena musical local (Edmonton, Alberta, Canadá).

3Quanto ao nome, por um lado é uma homenagem a Joe Strummer e à sua ideia “the future is unwritten”. Por outro lado, é o reiterar de que esta ideia pode ser aplicada também ao passado. Assume-se que as ideias e as opiniões sobre “o que realmente aconteceu” na História constituem algo aberto ao debate e ao confronto de interpretações. Contrariando a crença popular, o “quê” e o “quando” podem ser menos importantes do que o “como” e o “porquê”. Neste sentido, novas e diferenciadas informações podem contribuir para uma compreensão matizada, e por isso mais completa, do passado. É, essencialmente, nesta premissa que assenta o blogue The Past is Unwritten: na partilha de gostos, de memórias, de afinidades, de interesses, de emoções – como tem acontecido um pouco por todo o lado com as publicações independentes.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Paula Guerra, « Título da página eletrónica: The Past is Unwritten », Revista Crítica de Ciências Sociais, 109 | 2016, 262-263.

Referência eletrónica

Paula Guerra, « Título da página eletrónica: The Past is Unwritten », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 109 | 2016, colocado online no dia 18 Maio 2016, criado a 18 Dezembro 2017. URL : http://journals.openedition.org/rccs/6335

Topo da página

Autor/a

Paula Guerra

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n, 4150-564 Porto, Portugal
pguerra@letras.up.pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • OpenEdition Journals