Navegação – Mapa do site

Call for papers “O colonialismo português e o Índico: revisitando o século xix” – prazo de submissão até 15 de dezembro 2017

Convite à submissão de artigos “O colonialismo português e o Índico: revisitando o século xix

Organização: Walter Rossa, Rochelle Pinto, Sidh Losa Mendiratta
Prazo de submissão: 15 de dezembro de 2017

O século xix ganhou uma nova dinâmica no âmbito da historiografia do Estado da Índia sobretudo ao longo da última década, o que é particularmente claro nas áreas geralmente consideradas de menor relevância política e económica para a Metrópole. Estudos recentes contribuíram para definir perspectivas específicas e, por vezes, dissonantes que evidenciam temáticas características da reflexão sobre o século xix. Esses trabalhos surgiram, entre outros, nos campos da cultura visual e espacial, do direito, da paisagem, da produção literária e da imprensa, da história da medicina, da antropologia, da economia agrícola e da histórica política. Recorreram a métodos que exploram aspetos da vida pública e privada, resultando na produção de narrativas que extravasam noções estáticas da história. Estas abordagens, que relacionam os diferentes espaços do império, ultrapassam as fronteiras nacionais impostas retrospetivamente sobre as respetivas histórias.

Este panorama de estudos e abordagens tem também em consideração as temáticas coloniais dos territórios sob domínio holandês, francês ou britânico. De particular importância é o facto de a hegemonia britânica ter relegado Portugal e os seus territórios coloniais para uma posição eventualmente subalterna. Essa hegemonia britânica no Índico promoveu e implementou hierarquizações positivistas e raciais, que tiveram um impacto profundo sobre as sociedades coloniais.

Este dossier temático da Revista Crítica de Ciências Sociais procura reunir estudos que aprofundem aspetos e temas em torno da história do século xix na esfera do Estado da Índia e do Oceano Índico como, por exemplo, o impacto de discursos nacionalistas provenientes de Goa e do subcontinente indiano durante esse mesmo período. Quando começou e acabou, sob a perspectiva de cada campo disciplinar, o longo século xix? Quais os processos emergentes mais significativos, e quais os processos que se podem considerar como continuação de períodos anteriores? Dar-se-á preferência a propostas que abram perspetivas novas, integradoras e abrangentes, baseadas em abordagens comparativas e/ou interdisciplinares.

Os artigos devem ser submetidos de acordo com as normas de publicação e através da plataforma aqui disponível. Para tal, precisará de se registar na plataforma (no caso de ainda não estar inscrito/a) e, durante o processo de submissão, acrescentar o título “Revisitando o século XIX” no campo “Comentários ao editor”. No caso de não conseguir, contacte alinatimoteo@ces.uc.pt.

A revista aceita propostas de artigos em português, inglês e espanhol.

Os artigos recebidos serão objeto de apreciação no âmbito do processo de arbitragem científica por pares descrito nas normas de publicação.

  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • OpenEdition Journals