Navegação – Mapa do site

Normas para apresentação de originais

A revista Forum Sociológico publica artigos originais, entrevistas, recensões críticas e documentos (projetos, materiais sociográficos, documentos). Todos os originais propostos para publicação na revista Forum Sociológico devem ser enviados para o endereço eletrónico da revista (forum@fcsh.unl.pt).

É política editorial da revista Forum Sociológico respeitar a opção ortográfica dos autores que publica.

Os artigos originais têm que ser inéditos e não podem estar a ser submetidos para publicação em outras revistas nacionais. Devem ter no máximo 40.000 caracteres (incluindo espaços, resumos, notas de rodapé, bibliografia, quadros, gráficos e figuras, o que perfaz cerca de 18 páginas), e só serão considerados para a avaliação científica caso os autores não ultrapassem o limite de caracteres estipulado pela revista e indiquem o número de caracteres, incluindo espaços, que o texto contém.

Os artigos podem integrar-se nos dossiês temáticos ou ser publicados na seção “Outros artigos”. Os artigos propostos para publicação são submetidos a parecer de especialistas das áreas respetivas em regime de anonimato bilateral. A decisão final da publicação é da responsabilidade do Conselho de Redação.

Promove-se também a publicação de entrevistas a especialistas sobre temas relevantes no âmbito das Ciências Sociais, bem como recensões críticas de obras recentemente publicadas no país e no estrangeiro, cujas temáticas sejam pertinentes no âmbito científico de publicação da Forum Sociológico. Serão também aceites documentos, notas analíticas e conclusivas resultantes de trabalhos de investigação, e outros documentos considerados relevantes que não se enquadram no formato previsto para os artigos. Tais documentos (projetos, materiais sociográficos, documentos, recensões) deverão observar os seguintes limites de páginas : no caso de entrevistas, uma a duas páginas ; para outros documentos, até cinco páginas.

Cada texto deverá apresentar o(s) nome(s) do(s) autor(es), email(s) de contato e respectiva(s) afiliação(ões) institucional(is) indicada(s) a três níveis (Universidade, Faculdade, Departmento ou Centro). Os textos deverão iniciar-se com um título e resumo no idioma do texto e no idioma Português e Inglês, caso este não seja escrito nesses idiomas, com um máximo de 1.000 caracteres (10 linhas), seguidos de 3 ou 4 palavras-chave nesses mesmos idiomas.

Os textos devem ser apresentados em páginas A4, a espaço e meio (norma também válida para a bibliografia), em tipo de letra “Times New Roman”, tamanho 12 com as margens superior, inferior esquerda e direita a 2 cm. Os quadros, gráficos e figuras deverão ser numerados de forma contínua, em numeração árabe, para cada um dos elementos respetivos (Quadro 1 ; Gráfico 1 ; Figura 1).

Adotamos a norma de citação anglo-saxónica : autor, ano de edição, página. Ex. : (Elias, 1983 : 5). Quando as transcrições ultrapassarem as 5 linhas de texto, devem vir destacadas do corpo do texto em letra tamanho 11 e margens laterais de 1 cm. Para as transcrições de menor dimensão, deverão ser utilizadas as aspas duplas (“…”) ; para citações secundárias (dentro da própria transcrição) deverão utilizar aspas simples (‘…’) ; o itálico deverá ser utilizado para destacar palavras em língua estrangeira que não a do próprio texto.

As referências bibliográficas, em que se incluem as que surgem no texto e/ou notas, são apresentadas de forma alfabeticamente ordenada por último nome do primeiro autor no final do artigo. Deverão obedecer às seguintes regras : o último nome do primeiro autor, primeiros nomes do primeiro autor ; no caso de haver mais do que um autor, os seus nomes aparecem pela ordem normal, seguido do ano de edição (e o ano de edição original caso se conheça), o título da obra, a localidade, editora ; os títulos de livros e revistas aparecem em itálico e os títulos dos textos ou artigos entre aspas. No caso de os autores serem múltiplos, pode identificar-se o primeiro autor, ou os dois primeiros, seguido de “et al.”. Caso se conheçam, devem ser assinalados os autores quando organizadores da obra ou quando responsáveis pela sua edição. Essa informação deve ser colocada entre parêntesis, logo após os nomes a que dizem respeito : (org.) ou (orgs.), (ed.) ou (eds.).

Exemplos :

BOLTANSKI, L. e L. Thévenot (1991), De la justification. Les économies de la grandeur, Paris, Éditions Gallimard.

COWAN, P. A. e M. Hetherington (orgs.) (1991), Family Transitions, Nova Jérsia, Erlbaum.

DODIER, N. (1989), “Le travail d’accommodation des inspecteurs du travail en matière de sécurité”, in L. Boltanski e L. Thévenot (eds.), Justesse et justice dans le travail, Paris, CEE – PUF, pp. 91-114.

DURKHEIM, E. (1960), Le Suicide, Paris, PUF.

KRIEGER, N. ; D. Rowley, et al. (1993), “Racism, Sexism, and Social Class : Implications for Studies of Health, Disease and Well Being”, American Journal of Preventive Medicine, 9 (3), pp. 82-122.

REVEL, J. (1986), “Les usages de la civilité”, in P. Ariès e G. Duby, Histoire de la vie privée, vol. 3, Paris, Seuil.

  • Logo CICS.NOVA
  • Logo FCT
  • OpenEdition Journals