Navegação – Mapa do site

Acerca da revista

A revista Forum Sociológico foi fundada em 1992, através da criação do Instituto de Estudos e Divulgação Sociológica (IEDS), por iniciativa de alguns professores do Mestrado em Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa, então em curso na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Uma primeira série foi publicada até 1995 e tinha como projeto editar pequenos textos relativos a pesquisas em curso, fomentando discussões e debates em torno de questões candentes das Ciências Sociais.

Após este primeiro ciclo de publicações a revista esteve inativa durante cerca de três anos. No decurso do ano lectivo 1998-1999, uma equipa renovada de professores e investigadores mobilizou-se para a reativar. Apesar das dificuldades logísticas e financeiras, foi possível concretizar este projeto, que entroncou na criação da Unidade de Investigação da FCSH-UNL Forum Sociológico - Centro de Estudos.

A 2ª Série da revista Forum Sociológico, iniciada em 1999, manteve os objetivos inicialmente definidos e propôs-se ainda acentuar o seu cunho científico, atributo fundamental para a sua afirmação pública. Esta série conhece agora uma nova fase, suscitada pela fusão institucional em que embarcou a unidade de investigação a que estava ligada. Atualmente, a revista é uma publicação do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e passa a ser disponibilizada online na plataforma revues.org.

A Forum Sociológico pauta-se por habituais padrões internacionais de edição, nomeadamente submetendo as propostas de publicação que lhe são feitas chegar a árbitros científicos (referees) conceituados que avaliam a qualidade dos artigos a publicar.

Preside ainda à revista a ideia de que se constitua como fórum permanente de discussão, debate e reflexão sobre a sociedade portuguesa mas também sobre outras sociedades, dando lugar à crítica científica e fundamentada. Neste sentido, a revista acolhe artigos assinados por investigadores de múltiplas orientações e filiações institucionais e científicas, que por via do seu trabalho dêem mostras de se comprometerem com o progresso da razão científica em ciências sociais.

  • Logo CICS.NOVA
  • Logo FCT
  • OpenEdition Journals