Navegação – Mapa do site

Normas editoriais e de formatação

Aspectos gerais

Artigos

Textos com no máximo 25 páginas segundo as normas embaixo.

Resenhas

Elaborações de até 3 páginas, versando sobre livros publicados e teses defendidas e em consonância com as propostas da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica.

Notas de pesquisa

Elaborações de no máximo 3 páginas relatando o andamento de projetos de pesquisas, visando divulgar e abrir o debate para possíveis contribuições que permitam o aprimoramento das reflexões em curso.

Clássicos e textos de referência

Publicação ou tradução de textos de interesse, inéditos ou de difícil acesso, que se constituem em referência teórico-metodológica para o campo científico, de autores clássicos e contemporâneos.

Documentos, mapas e imagens

Publicação e comentário de documentos, mapas ou imagens de época, de difícil acesso ou inéditas, que sejam do interesse do campo científico.

Aspectos específicos:

Todas as propostas de contribuição devem estar em editor de texto Microsoft Word ou compatível, com fonte Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5.

Todas as propostas de contribuição devem ter, na primeira página do arquivo digital, os seguintes dados do autor: nome completo, filiação institucional com endereço postal completo, titulação acadêmica, agência de fomento à qual se vincula (no caso de ser bolsista), endereço residencial e endereço eletrônico.

Os artigos devem ser acompanhados de um resumo de, no máximo, 5 linhas e de 3 palavras-chave. Além de serem apresentados em português, o resumo, as palavras-chave e o título do artigo devem ser apresentados também em inglês e em uma terceira língua estrangeira que pode ser espanhol ou francês. As edições críticas de fontes e documentos seguirão as mesmas especificações dos artigos.

Em todas as modalidades de texto (artigos, resenhas ou edições críticas de fontes e documentos), as notas devem ser colocadas no rodapé e a bibliografia ao final do texto.

Em artigos, resenhas ou edições críticas de fontes e documentos, as citações de até três linhas devem vir entre aspas e no corpo do texto. As citações com mais de três linhas devem vir destacadas, em corpo menor, sem aspas e com recuo à esquerda de 4 cm.

Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico.

As citações bibliográficas das notas de rodapé e da bibliografia final devem seguir as normas da ABNT.

Envio das contribuições

Artigos completos assim como propostas de contribuições para as demais seções da revista poderão ser encaminhadas para avaliação para o email: terrabrasilis[arroba]redebrasilis[ponto]net.

Serão aceitos artigos e contribuições em português, inglês, francês e espanhol.

  • OpenEdition Journals