Antropologias na vida
Texto integral
1Antropologias na vida é a mais nova seção do Anuário Antropológico. Seu objetivo é divulgar conhecimentos antropológicos que contribuam para o aprofundamento do debate público em temas de interesse para a sociedade em geral ou que sejam aplicáveis em práticas de gestão de políticas públicas, educação, atividades de extensão universitária e outras iniciativas que visem o bem comum.
2Já há algum tempo testemunhamos a valorização do engajamento e transferência à sociedade de conhecimentos e saberes produzidos dentro do contexto da academia. Ações que contribuam para a melhora na qualidade de vida, aprofundamento da democracia, reconhecimento e respeito à diversidade cultural e social, reparação por injustiças passadas e presentes, entre outros temas, perfazem demandas e ansiedades políticas comuns em nosso cotidiano, vocalizadas por interlocutores ou por agências de fomento à pesquisa, no Brasil e no exterior.
3Apesar disso, poucas são as iniciativas no campo da publicação científica em antropologia no Brasil voltadas a responder essas demandas.
4O Anuário Antropológico vem preencher essa lacuna com uma seção vocacionada ao público não acadêmico interessado em compreender o que as antropologias têm e podem dizer sobre alguns dos desafios que se impõem à vida coletiva contemporânea.
Comitê Editorial do Anuário Antropológico
Dezembro de 2023
Para citar este artigo
Referência do documento impresso
Comitê Editorial do Anuário Antropológico, «Antropologias na vida», Anuário Antropológico, v.48 n.3 | -1, 218.
Referência eletrónica
Comitê Editorial do Anuário Antropológico, «Antropologias na vida», Anuário Antropológico [Online], v.48 n.3 | 2023, posto online no dia 13 dezembro 2023, consultado o 07 novembro 2025. URL: http://journals.openedition.org/aa/11788; DOI: https://doi.org/10.4000/aa.11788
Topo da páginaDireitos de autor
The text only may be used under licence CC BY 4.0. All other elements (illustrations, imported files) may be subject to specific use terms.
Topo da página


