Navegação – Mapa do site

InícioApresentaçãoA revista

A revista

A revista

O Anuário Antropológico é um periódico científico quadrimestral publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB). Fundado em 1976 pelo professor Roberto Cardoso de Oliveira, é um dos mais antigos periódicos de antropologia do Brasil. O primeiro volume foi publicado em 1977, no mesmo ano em que o PPGAS foi criado. Embora sua sede sempre tenha sido a Universidade de Brasília (UnB), o Anuário Antropológico foi criado como um periódico com caráter verdadeiramente nacional e projeção internacional. O Anuário Antropológico foi publicado anualmente até 2009, mudando sua periodicidade para semestral em 2010 e, em 2020 o periódico altera sua periodicidade e começa a ser publicado quadrimestralmente, apresentando três edições por ano (janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro).

O periódico publica contribuições inéditas, reunindo uma parcela significativa da produção nacional e com distribuição internacional. Desde a sua criação, o Anuário Antropológico tem recebido contribuições de colegas de outras universidades do país e de outros países, principalmente da América Latina. Para cumprir esse objetivo internacional, o Anuário Antropológico aceita textos inéditos em português, inglês, espanhol ou francês para publicação na forma de artigos, entrevistas, conferências, ensaios visuais e bibliográficos e resenhas de livros e filmes recentes. Os textos acadêmicos publicados apresentam pesquisas científicas de qualidade e diálogos teóricos relevantes a partir de diversas perspectivas analíticas.

As contribuições são avaliadas pela Equipe Editorial (quanto à adequação do perfil e à linha editorial do periódico) e por avaliadores ad hoc externos (quanto ao conteúdo e qualidade das contribuições), através da revisão por pares em duplo anonimato ou nos moldes de ciência aberta (em que as pareceristas conhecerão o nome da autora e vice-versa).

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem ônus para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor.

A Universidade de Brasília detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas. Todo o conteúdo é distribuído sob uma licença de usos e distribuição Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0)

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search