Navigation – Plan du site

Projeto editorial

Néstor Ponce

Amerika nasceu de uma necessidade : a de ocupar um espaço de debate e de difusão em prol da pesquisa, em âmbito pluridisciplinar e interdisciplinar, na área das Américas nos séculos XIX, XX e XXI. Por esta razão, nossa revista eletrônica tem como proposta a de ser um cruzamento de ideias no tocante aos estudos sobre a cultura, a história, a língua, a sociologia, etc em uma esfera geográfica que leve em consideração os processos modernos da globalização. A América Latina existe não somente no continente que vai do México até a Terra do Fogo, abrangendo o Caribe, como também nos Estados Unidos, na Europa e em outros continentes.

Amerika é uma revista semestral do CELLAM (Centro de Estudos de Línguas e Literaturas Antigas e Modernas, EA 3206, Universidade Rennes 2) que publica dossiers temáticos e multidisciplinares em torno da problemática das memórias, das identidades e das culturas das Américas (anglófona, francófona, lusófona, falantes de espanhol). A revista propõe-se ser um lugar de encontro e debate em torno dos conflitos de interpretação que mostram à singularidade dos povos americanos, num espaço com fronteiras porosas e movediças. Ela interessa-se particularmente pelas Américas a partir do século XIX, mas aprecia também os olhares diacrónicos que tomam o presente como ponto de ancoragem.

Nosso laboratório reúne pesquisadores da área de ciências humanas de Rennes 2, de outras universidades francesas e do mundo inteiro (Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, etc.).

Amerika abre as suas páginas a todos os pesquisadores que compartilhem dos mesmos interesses. São aceitos textos em espanhol, francês, inglês e português (ver as normas para a apresentação de trabalhos).

O projeto de uma nova revista é sempre um desafio e uma aventura. Aceitamos este desafio. E que aventura comece.

  • Logo CELLAM - Centre d’études des langues et littératures anciennes et modernes
  • OpenEdition Journals