Navigation – Plan du site

AccueilNuméros18Documenta“Plano dos Centenários”: contribu...

Documenta

“Plano dos Centenários”: contributo da documentação do Arquivo Municipal de Lisboa para um estudo de caso

“Plano dos Centenários”: contribution of the Lisbon Municipal Archives documentation to a case study
Ana Saraiva

Texte intégral

“Agora, sim: nas novas escolas primárias de Lisboa que vão construir-se e nas antigas que vão ser remodeladas e ampliadas, a representação da Figura de Cristo Crucificado valerá como a maior lição que as crianças que as vierem frequentar poderão receber, lição que lhes permitirá sofrer, doce e alegremente, a árdua tarefa de viver esta vida.”

Artur de Oliveira Ramos, vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Excerto retirado de
Actas de reuniões da Câmara (26 out. 1953). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. Nº 203, p. 14.

1O analfabetismo em Portugal era um “velho problema” que abrangia a maioria da população no primeiro quartel do século XX. Embora o ensino primário tivesse sido instituído em 1772 e sujeito a sucessivas reformas de modo a “fomentar a cultura no nosso povo” (Decreto-lei nº 38968, 1952, p. 1067), o seu insucesso era constante nas taxas de alfabetização, pois se em 1890 era registada uma taxa de 75,8% de analfabetismo da população portuguesa da metrópole com sete e mais anos de idade, em 1930 este valor era ainda muito elevado, com 61,8% daqueles indivíduos ainda analfabetos. Atribuíam-se como causas desta situação,

A instabilidade política e a insuficiência de recursos financeiros, por um lado, e, por outro, o estudo das questões no plano predominantemente teórico, com esquecimento das realidades, a descontinuidade na acção, a mudança constante de directrizes, a sucessão de leis contraditórias nos seus princípios e até nos seus pormenores, a falta, afinal, de uma firme política de ensino público explicam a falência das diversas reformas sobre ensino primário experimentadas até 1926.” (Decreto-lei nº 38968, 1952, p. 1067).

2A iliteracia da população portuguesa, por respostas inadequadas e insuficientes, perdurava no tempo sendo um problema herdado pelos governos da Revolução Nacional. Em 1928, por determinação do Ministério da Instrução Primária, foram iniciados os primeiros trabalhos para “organização da carta escolar, destinada a indicar as escolas existentes e a definir a localização das escolas a construir, número de aulas e zonas de influência de umas e outras” (Decreto-lei nº 29011, 1938, p. 1320). No entanto, este processo foi difícil e lento, causado pelas “flutuações de orientação pedagógica, tam frequentes entre nós, e nem sempre estimulado por uma persistente vontade animadora” (Decreto-lei nº 29011, 1938, p. 1320). Apenas em 1934 e 1935, foram reunidos esforços conjuntos pelo Ministério das Obras Públicas e pelo Ministério da Instrução Pública dando-se avanço àquele levantamento, permitindo então que fosse vislumbrado “o começo de execução do plano geral dos novos edifícios a construir” (Decreto-lei nº 29011, 1938, p. 1320) em 1936. Tinha-se, pois, conseguido decidir quais “os edifícios a construir ou a ampliar em todas as freguesias do País” (Decreto-lei nº 29011, 1938, p. 1320) e executar os projetos-tipo de escolas regionais, e ainda de algumas escolas rurais, assim como os orçamentos necessários. No entanto, encontrava-se atrasado o levantamento nos maiores centros urbanos: Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Guarda, Setúbal e Viana do Castelo. Mediante os resultados obtidos o Governo considerou a verba de 10 000 contos para dar início à “execução do plano geral de novos edifícios para as escolas primárias”(Decreto-lei nº 29011, 1938, p. 1320).

3Aquele projeto megalómano parecia bem encaminhado, mas a transformação do Ministério da Instrução Pública em Ministério da Educação Nacional (Lei nº 1941 de 11 de abril de 1936), “a definição de novos princípios na educação da juventude e as profundas reformas anunciadas em todos os ramos do ensino” (Despacho do Conselho de Ministros, 1941, p. 666) levaram a que o Governo suspendesse a aprovação do plano. Só em 1938, após terem sido estabelecidas as bases da nova reforma do ensino primário, foi nomeada, pelo Ministério da Educação Nacional, uma comissão especial para trabalhar na organização da rede escolar o que implicou um atraso de mais dois anos no projeto inicial, porque

[a] organização da rede escolar e a definição do plano de construções necessárias são de facto trabalho complexo, não só por dizer respeito a milhares de edifícios e de salas de aulas espalhados por todo o País […]. O crescimento da população aumenta a cada instante as necessidades e a menor flutuação na orientação pedagógica repercute-se imediatamente nas soluções adoptadas. Critérios de ordem económica e o princípio de distribuição das despesas entre o Estado e as autarquias locais fazem igualmente variar os resultados. Reconhece-se, em suma, que o problema abrange outros de ordem pedagógica, ordem técnica, de ordem financeira, cuja definição tem de ser precisa e supor-se imobilizada em relação a determinado momento. Só em tais condições é possível formular um plano e executá-lo (Despacho do Conselho de Ministros, 1941, p. 666).

4Em dezembro de 1940 o Governo decretava que no ano seguinte iniciar-se-ia “A execução do plano geral da rede escolar, que será denominado «dos Centenários», e em que serão fixados o número, localização e tipos das escolas a construir para completo apetrechamento do ensino primário.” (Lei nº 1985, 1940, p. 1475). Nesse ano assinalavam-se os oito séculos da independência de Portugal, assim como os trezentos anos da restauração da independência com um vasto programa de comemorações, que inseriu a Exposição do Mundo Português realizada em Lisboa. Aquele “grande jubileu nacional não foi apenas motivo de solenidades festivas, mas impulso decisivo em numerosíssimas realizações do maior interesse nacional” (Despacho do Conselho de Ministros, 1941, p.667), por isso, pela dimensão do projeto e pela grande importância que a construção da rede escolar tinha para o país, cuja conclusão se ultimava, coincidindo com aquelas comemorações, foi-lhe atribuída a designação de “Plano dos Centenários”.

5Em 1941, eram conhecidos os conteúdos do Plano que, além da construção de novos edifícios, contemplava a ampliação de outros já existentes para criação de mais salas de aula. Por despacho do Governo, publicado no Diário do Governo nº 174, de 29 de julho de 1941, eram divulgados os mapas e as especificações, onde constavam os valores a despender anualmente, pelo Estado e pelas câmaras, na sua realização, o número de edifícios e de salas de aula, por distritos e por concelhos.

6Neste despacho, António de Oliveira Salazar, presidente do Conselho do Governo de Portugal, pronunciava-se publicamente sobre a carência e condições das instituições de ensino primário e salientava a necessidade do plano para a sua resolução, pois admitia que o país não possuía “edifícios necessários para o ensino de toda a população escolar” (Despacho do Conselho de Ministros, 1941, p. 665) e que muitos dos edifícios em funcionamento, propriedade do Estado ou das câmaras, não tinham as condições de higiene e pedagógicas essenciais, situações que não se resolviam porque “a solução do problema, quando abandonado a si próprio e ao sabor de predilecções locais ou de favores da Administração, revelou-se insuficiente, desconexa e inharmónica com as necessidades do ensino e as possibilidades do País” (Despacho do Conselho de Ministros, 1941, p. 665). De acordo com Salazar, a resposta eficaz para estes problemas seria através de um plano que permitisse “distribuir equitativamente os benefícios e as despesas, de satisfazer pela forma mais económica o conjunto das necessidades e até de aproveitar, nas melhores condições, o interesse do público pela construção de escolas primárias e a generosidade de dadivosos bemfeitores” (Despacho do Conselho de Ministros, 1941, p. 665).

7Embora o “Plano dos Centenários” fosse um projeto da iniciativa do Governo, a sua execução implicava a colaboração das autarquias locais interessadas que, além de lhes ter sido incumbido informar sobre as suas necessidades, tinham de participar com metade da verba para a construção das escolas primárias inseridas na área do seu domínio administrativo.

8Para a Câmara Municipal de Lisboa há muito que “a obrigatoriedade do ensino primário, a assistência escolar e o analfabetismo” eram reconhecidos como questões “de interesses e dignidade nacionais” aos quais ia tentando dar resposta na respetiva área administrativa com recurso ao seu orçamento, “uma vez que nos termos do nº 1º do artigo 48º do Código Administrativo lhe pertencia deliberar sobre a construção, conservação, reparação ou arrendamento de edifícios escolares, aquisição de mobiliário e material didático e criação de instituições de assistência escolar” (Actas de reuniões da Câmara, 1953, p. 10). Mediante a proposta do Governo, o Município de Lisboa considerou de todo o interesse associar-se ao projeto de construção da rede escolar nacional. Para o efeito, designou “uma comissão para o estudo de um plano de realizações, tendo em vista a melhoria das escolas existentes na cidade e a construção de outras, dando assim maior impulso ao que, neste capítulo, vinha fazendo em ritmo adequado às possibilidades orçamentais” (Actas de reuniões da Câmara, 1953, p.7-8). Na Ata nº 203, de 26 de outubro de 1953, onde são apresentados alguns detalhes do plano da cidade de Lisboa, é referido que, em 1952, já tinham sido construídos grupos escolares no Alto de Santo Amaro, na rua Actor Vale, na Praça do Ultramar, e na Célula 1 e Célula 2, em Alvalade; que estavam em remodelação e ampliação o Grupo Escolar da calçada da Tapada, o Grupo Escolar da rua da Bela Vista à Lapa e a Escola 1, na rua do Saco; que estava em construção o Grupo Escolar da Célula 7, em Alvalade; e estavam em estudo os grupos escolares do Alto dos Moinhos, do Bairro Santos, de Campolide, a Célula 4 e Célula 6, em Alvalade, do Areeiro, da Avenida A, do Arco Cego, da Picheleira, do Vale Escuro e da Calçada da Cruz de Pedra. Era ainda mencionado que, após os respetivos anteprojetos terem sido entregues em agosto de 1953 à Delegação das Obras de Construção de Escolas Primárias do Ministério das Obras Públicas, poucos dias antes daquela reunião,

o ministro das Obras Públicas mandava comunicar ao Município de Lisboa que, em princípio, aquele Ministério poderia dispor de uma verba de cerca de 12.000 contos como comparticipação destinada à construção das novas escolas primárias da cidade. Cinco projectos dos novos Grupos Escolares estão aprovados e em condições de serem postas em praça as respetivas empreitadas de construção; os demais projectos estão em via de serem entregues dentro de curtíssimo prazo (Actas de reuniões da Câmara, 1953, p. 14).

9A Câmara Municipal de Lisboa disponibilizou 100 000 m2 de terreno em diversos locais da cidade e uma verba “igual ou superior à do Estado”, para construção de grupos escolares num prazo de dois anos, pois pretendia com a “excepcional dimensão do empreendimento […] beneficiar muitos milhares de crianças de Lisboa, principalmente provenientes dos meios mais desfavorecidos”. Apesar do executivo se congratular pela “competência que os serviços da Câmara Municipal de Lisboa puseram na organização do plano” (Actas de reuniões da Câmara, 1953, p. 14), a sua concretização foi para além dos dois anos previstos.

10De acordo com o Despacho da Presidência do Conselho, de 29 de julho de 1941, através do “Plano dos Centenários” a cidade iria disponibilizar 887 salas de aulas, de um total de 12500 consideradas para o continente e ilhas.

11A execução daquele Plano implicou que as autarquias intervenientes produzissem e acumulassem diversos tipos de documentos, fundamentais para se conhecer as decisões, os projetos, os orçamentos, os responsáveis, a evolução das obras, os prazos, entre outros elementos. A seleção que consta a seguir faz parte de um vasto conjunto de documentos que contribui para se escrever a história do “Plano do Centenários” na cidade de Lisboa.

Planos dos centenários: documentação do Arquivo Muncipal de Lisboa

Figura 1. Programa dos grupos escolares, em construção ou a construir, em Lisboa, no ano de 1953, publicado na Ata n.º 203 da reunião da Câmara Municipal de Lisboa, de 26 de outubro de 1953.

Figura 1. Programa dos grupos escolares, em construção ou a construir, em Lisboa, no ano de 1953, publicado na Ata n.º 203 da reunião da Câmara Municipal de Lisboa, de 26 de outubro de 1953.

Arquivo Municipal de Lisboa.

Figura 2. Planta de localização do Grupo Escolar da Célula 6 de Alvalade, arquiteto Cândido Palma de Melo, [1954].

Figura 2. Planta de localização do Grupo Escolar da Célula 6 de Alvalade, arquiteto Cândido Palma de Melo, [1954].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04066, página 2

Figura 3. Memória descritiva e justificativa, anteprojeto do Grupo Escolar do Areeiro, arquiteto Fernando Silva, 1953-08-07.

Figura 3. Memória descritiva e justificativa, anteprojeto do Grupo Escolar do Areeiro, arquiteto Fernando Silva, 1953-08-07.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04067, página 2.

Figura 4. Planta geral do primeiro piso, anteprojeto do Grupo Escolar do Areeiro, arquiteto Fernando Silva, 1953.

Figura 4. Planta geral do primeiro piso, anteprojeto do Grupo Escolar do Areeiro, arquiteto Fernando Silva, 1953.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04067, página 9.

Figura 5. Alçado posterior, anteprojeto do Grupo Escolar do Areeiro, arquiteto Fernando Silva, 1953.

Figura 5. Alçado posterior, anteprojeto do Grupo Escolar do Areeiro, arquiteto Fernando Silva, 1953.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04067, página 21

Figura 6. Memória descritiva do projeto do Grupo Escolar de Vale Escuro, arquiteto Bento d’Almeida, 1953-08-05.

Figura 6. Memória descritiva do projeto do Grupo Escolar de Vale Escuro, arquiteto Bento d’Almeida, 1953-08-05.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04071, página 1.

Figura 7. Estimativa do valor para a construção do Grupo Escolar de Vale Escuro, arquiteto Bento d’Almeida, 1953-08-05.

Figura 7. Estimativa do valor para a construção do Grupo Escolar de Vale Escuro, arquiteto Bento d’Almeida, 1953-08-05.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04071, página 4.

Figura 8. Memória descritiva do projeto do Grupo Escolar para o Alto dos Moinhos, arquiteto Manuel Arroyo Bandeira, [1953].

Figura 8. Memória descritiva do projeto do Grupo Escolar para o Alto dos Moinhos, arquiteto Manuel Arroyo Bandeira, [1953].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04064, página 5.

Figura 9. Implantação do Grupo Escolar para o Alto dos Moinhos, arquiteto Manuel Arroyo Bandeira, [1953].

Figura 9. Implantação do Grupo Escolar para o Alto dos Moinhos, arquiteto Manuel Arroyo Bandeira, [1953].

Arquivo Municipal de Lisboa,PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04064, página 3.

Figura 10. Planta de localização do Grupo Escolar para o Alto dos Moinhos, arquiteto Cândido Palma de Melo, [1953].

Figura 10. Planta de localização do Grupo Escolar para o Alto dos Moinhos, arquiteto Cândido Palma de Melo, [1953].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04064, página 11.

Figura 11. Memória descritiva do projeto do Grupo Escolar da Célula 4 de Alvalade, Arquiteto Manuel Coutinho Raposo, 1953-08-05.

Figura 11. Memória descritiva do projeto do Grupo Escolar da Célula 4 de Alvalade, Arquiteto Manuel Coutinho Raposo, 1953-08-05.

Arquivo Municipal de Lisboa PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04065, página 1A.

Figura 12. Orçamento estimativa do Grupo Escolar da Célula 4 de Alvalade, arquiteto Manuel Coutinho Raposo, 1953-08-05.

Figura 12. Orçamento estimativa do Grupo Escolar da Célula 4 de Alvalade, arquiteto Manuel Coutinho Raposo, 1953-08-05.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04065, página 4.

Figura 13. Implantação e arranjo do terreno do Grupo Escolar da Célula 4 de Alvalade, arquiteto Manuel Coutinho Raposo, 1953-08-05.

Figura 13. Implantação e arranjo do terreno do Grupo Escolar da Célula 4 de Alvalade, arquiteto Manuel Coutinho Raposo, 1953-08-05.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04065, página 7.

Figura 14. Corte por AB do Grupo Escolar da Célula 4 de Alvalade, arquiteto Manuel Coutinho Raposo, 1953-08-05.

Figura 14. Corte por AB do Grupo Escolar da Célula 4 de Alvalade, arquiteto Manuel Coutinho Raposo, 1953-08-05.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04065, página 22.

Figura 15. Metade da planta do piso único do Grupo Escolar da Célula 8 de Alvalade, arquiteto Ruy Jervis Athouguia, [1957].

Figura 15. Metade da planta do piso único do Grupo Escolar da Célula 8 de Alvalade, arquiteto Ruy Jervis Athouguia, [1957].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04080, página 3.

Figura 16. Planta com as expropriações para construção do Grupo Escolar da Célula 8 de Alvalade, arquiteto Ruy Jervis Athouguia, [1957].

Figura 16. Planta com as expropriações para construção do Grupo Escolar da Célula 8 de Alvalade, arquiteto Ruy Jervis Athouguia, [1957].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04080, página 4.

Figura 17. Planta de localização do Grupo Escolar do Poço do Bispo, arquiteto Luís Américo Xavier, 1956-11.

Figura 17. Planta de localização do Grupo Escolar do Poço do Bispo, arquiteto Luís Américo Xavier, 1956-11.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04081, página 1.

Figura 18. ”Aspectos Perspécticos” do Grupo Escolar de Vale Escuro, arquiteto Bento d’Almeida, 1953-08-05.

Figura 18. ”Aspectos Perspécticos” do Grupo Escolar de Vale Escuro, arquiteto Bento d’Almeida, 1953-08-05.

Arquivo municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04071, página 14.

Figura 19. Instruções para as escolhas dos terrenos destinados à edificação de escolas primárias, Diário do Governo nº 50, I série, 09-03-1956, Portaria 15760.

Figura 19. Instruções para as escolhas dos terrenos destinados à edificação de escolas primárias, Diário do Governo nº 50, I série, 09-03-1956, Portaria 15760.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04001, página 9 e 9V.

Figura 20. Maqueta do Grupo Escolar Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, [post. 1941], fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Figura 20. Maqueta do Grupo Escolar Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, [post. 1941], fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000625.

Figura 21. Maqueta do Grupo Escolar Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Figura 21. Maqueta do Grupo Escolar Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000627.

Figura 22. Maqueta do Grupo Escolar do Areeiro, atual Escola Básica Luís de Camões, situada na avenida Padre Manuel da Nóbrega, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Figura 22. Maqueta do Grupo Escolar do Areeiro, atual Escola Básica Luís de Camões, situada na avenida Padre Manuel da Nóbrega, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000629.

Figura 23. Maqueta do Grupo Escolar Célula IV - Alvalade, atual Escola Básica Almirante Gago Coutinho, situada na rua Dom Pedro Cristo, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Figura 23. Maqueta do Grupo Escolar Célula IV - Alvalade, atual Escola Básica Almirante Gago Coutinho, situada na rua Dom Pedro Cristo, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000630.

Figura 24. Maqueta do Grupo Escolar Célula VI - Alvalade, atual Escola Básica do 1.º Ciclo São João de Brito, situada na rua Lopes Mendonça, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Figura 24. Maqueta do Grupo Escolar Célula VI - Alvalade, atual Escola Básica do 1.º Ciclo São João de Brito, situada na rua Lopes Mendonça, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000673.

Figura 25. Maqueta do Grupo Escolar Célula VII - Alvalade, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Figura 25. Maqueta do Grupo Escolar Célula VII - Alvalade, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000632.

Figura 26. Maqueta do Grupo Escolar de Campolide, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Mestre Querubim Lapa, situada na travessa Estêvão Pinto, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Figura 26. Maqueta do Grupo Escolar de Campolide, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Mestre Querubim Lapa, situada na travessa Estêvão Pinto, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000672.

Figura 27. Maqueta do Grupo Escolar do Alto dos Moinhos, atual Escola Básica António Nobre, situada na rua São Domingos de Benfica, fotografia de Mário de Oliveira, [195-].

Figura 27. Maqueta do Grupo Escolar do Alto dos Moinhos, atual Escola Básica António Nobre, situada na rua São Domingos de Benfica, fotografia de Mário de Oliveira, [195-].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000624.

Figura 28. Grupo Escolar do Alto dos Moinhos, atual Escola Básica António Nobre, situada na rua São Domingos de Benfica, 1956, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Figura 28. Grupo Escolar do Alto dos Moinhos, atual Escola Básica António Nobre, situada na rua São Domingos de Benfica, 1956, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001160.

Figura 29. Escola Básica dos Coruchéus, situada na rua Fernando Pessoa, fotografia de Mário de Oliveira, [195-].

Figura 29. Escola Básica dos Coruchéus, situada na rua Fernando Pessoa, fotografia de Mário de Oliveira, [195-].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000274.

Figura 30. Escola do Bairro Santos, secção feminina, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Mário de Oliveira, [195-].

Figura 30. Escola do Bairro Santos, secção feminina, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Mário de Oliveira, [195-].

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000544.

Figura 31. Escola Primária do Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Figura 31. Escola Primária do Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/012537.

Figura 32. Escola Primária Nº 24, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua António Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Figura 32. Escola Primária Nº 24, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua António Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001139.

Figura 33. Escola Primária 111 de Alvalade - Célula VI, atual Escola Básica do 1.º Ciclo São João de Brito, situada na rua Lopes Mendonça, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Figura 33. Escola Primária 111 de Alvalade - Célula VI, atual Escola Básica do 1.º Ciclo São João de Brito, situada na rua Lopes Mendonça, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001326.

Figura 34. Escola Primária de Xabregas, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Nº 15, situada na calçada das Lajes e na calçada da Cruz de Pedra, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Figura 34. Escola Primária de Xabregas, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Nº 15, situada na calçada das Lajes e na calçada da Cruz de Pedra, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001228.

Figura 35. Escola Primária da Picheleira, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Engenheiro Duarte Pacheco, situada na rua da Fábrica de Estamparia, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Figura 35. Escola Primária da Picheleira, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Engenheiro Duarte Pacheco, situada na rua da Fábrica de Estamparia, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001339.

Figura 36. Visita da vereação da Câmara Municipal de Lisboa às obras do Grupo Escolar Célula VII - Alvalade, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Figura 36. Visita da vereação da Câmara Municipal de Lisboa às obras do Grupo Escolar Célula VII - Alvalade, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/000794.

Figura 37. Visita da vereação da Câmara Municipal de Lisboa às obras do Grupo Escolar Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Figura 37. Visita da vereação da Câmara Municipal de Lisboa às obras do Grupo Escolar Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/000796.

Figura 38. Visita da vereação da Câmara Municipal de Lisboa às obras dos blocos escolares do Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Figura 38. Visita da vereação da Câmara Municipal de Lisboa às obras dos blocos escolares do Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/000797.

Figura 39. Inauguração da Escola N.º 63 do Bairro do Restelo, com a presença do ministro da Educação, Francisco de Paula Leite Pinto, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Álvaro Salvação Barreto e outros elementos do executivo, situada na praça de Goa, em Belém, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1958-10-02.

Figura 39. Inauguração da Escola N.º 63 do Bairro do Restelo, com a presença do ministro da Educação, Francisco de Paula Leite Pinto, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Álvaro Salvação Barreto e outros elementos do executivo, situada na praça de Goa, em Belém, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1958-10-02.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001821.

Figura 40. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Vitorino França Borges e o subsecretário de estado da Educação Nacional, Carlos Bastos de Soveral, na inauguração ao Grupo Escolar de Santa Quitéria, situado na Travessa de Santa Quitéria, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1961-06-15.

Figura 40. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Vitorino França Borges e o subsecretário de estado da Educação Nacional, Carlos Bastos de Soveral, na inauguração ao Grupo Escolar de Santa Quitéria, situado na Travessa de Santa Quitéria, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1961-06-15.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/003819.

Figura 41. Inauguração do Grupo Escolar da Madre de Deus, com a presença do ministro da Educação, Francisco de Paula Leite Pinto, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Álvaro Salvação Barreto e outros elementos do executivo, situada na rua José da Bateira, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956-05-26.

Figura 41. Inauguração do Grupo Escolar da Madre de Deus, com a presença do ministro da Educação, Francisco de Paula Leite Pinto, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Álvaro Salvação Barreto e outros elementos do executivo, situada na rua José da Bateira, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956-05-26.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/003812.

Figura 42. Visita do ministro da Educação, Francisco de Paula Leite Pinto, à escola Primária do Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956-05-26.

Figura 42. Visita do ministro da Educação, Francisco de Paula Leite Pinto, à escola Primária do Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956-05-26.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001260.

Figura 43. Sala de aula da Escola Primária do Bairro de São, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Figura 43. Sala de aula da Escola Primária do Bairro de São, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/012539.

Figura 44. Sala de aula da escola primária Bartolomeu de Gusmão, Básica do 2º Ciclo do Padre Bartolomeu de Gusmão, situada na rua Bela Vista à Lapa, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Figura 44. Sala de aula da escola primária Bartolomeu de Gusmão, Básica do 2º Ciclo do Padre Bartolomeu de Gusmão, situada na rua Bela Vista à Lapa, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001182.

Figura 45. Sala de aula da Escola Primária do Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Figura 45. Sala de aula da Escola Primária do Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001212.

Figura 46. Bengaleiros da Escola Primária do Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Figura 46. Bengaleiros da Escola Primária do Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001149.

Figura 47. Vestiários da Escola Primária Nº 24, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos. Fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Figura 47. Vestiários da Escola Primária Nº 24, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos. Fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001144.

Figura 48. Cozinha da Escola Primária do Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Figura 48. Cozinha da Escola Primária do Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001151.

Figura 49. Cozinha da cantina da Escola Primária Nº 63, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Nº 63, situada na praça de Goa, em Belém. Fotografia de Armando Maia Serôdio, 1958-10-02.

Figura 49. Cozinha da cantina da Escola Primária Nº 63, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Nº 63, situada na praça de Goa, em Belém. Fotografia de Armando Maia Serôdio, 1958-10-02.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001831.

Figura 50. Refeitório da Escola Primária Nº 24, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Figura 50. Refeitório da Escola Primária Nº 24, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001142.

Figura 51. Refeitório da Escola de Xabregas, atual Escola Básica Nº 15, situada na Calçada da Lapa, Penha de França, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Figura 51. Refeitório da Escola de Xabregas, atual Escola Básica Nº 15, situada na Calçada da Lapa, Penha de França, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001230.

Figura 52. Lavabos na Escola Primária Bartolomeu de Gusmão, atual Escola Básica do 2º Ciclo do Padre Bartolomeu de Gusmão situada na rua Bela Vista à Lapa, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Figura 52. Lavabos na Escola Primária Bartolomeu de Gusmão, atual Escola Básica do 2º Ciclo do Padre Bartolomeu de Gusmão situada na rua Bela Vista à Lapa, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001183.

Figura 53. Instalações sanitárias na escola primária Bartolomeu de Gusmão, atual Escola Básica do 2º Ciclo do Padre Bartolomeu de Gusmão, situada na rua Bela Vista à Lapa, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Figura 53. Instalações sanitárias na escola primária Bartolomeu de Gusmão, atual Escola Básica do 2º Ciclo do Padre Bartolomeu de Gusmão, situada na rua Bela Vista à Lapa, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001186.

Figura 54. Instalações sanitárias da Escola Primária Nº 63, no Restelo, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Nº 63, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1958-10-02.

Figura 54. Instalações sanitárias da Escola Primária Nº 63, no Restelo, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Nº 63, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1958-10-02.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001834.

Figura 55. Instalações sanitárias da Escola Primária Nº 24, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, rua António Ferreira e rua Alfredo Cortês, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1958-10-02.

Figura 55. Instalações sanitárias da Escola Primária Nº 24, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, rua António Ferreira e rua Alfredo Cortês, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1958-10-02.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001143.

Figura 56. Instalações sanitárias da Escola Primária do Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Figura 56. Instalações sanitárias da Escola Primária do Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.

Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001152.

Haut de page

Bibliographie

Actas de reuniões de Câmara (1953, outubro 26). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. Nº 203, p. 7-15.

Decreto-lei nº 29011/1938. Diário do Governo: I Série. Nº 218 (19/09/1938).
https://files.dre.pt/1s/1938/09/21800/13201321.pdf

Lei nº 1985/1940. Diário do Governo: I Série. Nº 292/1940 (17/12/1940).
https://files.dre.pt/1s/1940/12/29200/14751476.pdf

Decreto-lei nº 38968/1952. Diário do Governo: I Série. Nº 241 (27/10/1952).
https://files.dre.pt/1s/1952/10/24101/10671084.pdf

Despacho do Conselho de Ministros, de 15 de julho.  Diário do Governo: I Série. Nº 174 (29/07/1941).
https://files.dre.pt/gratuitos/1s/1941/07/17400.pdf

Haut de page

Table des illustrations

Titre Figura 1. Programa dos grupos escolares, em construção ou a construir, em Lisboa, no ano de 1953, publicado na Ata n.º 203 da reunião da Câmara Municipal de Lisboa, de 26 de outubro de 1953.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-1.jpg
Fichier image/jpeg, 453k
Titre Figura 2. Planta de localização do Grupo Escolar da Célula 6 de Alvalade, arquiteto Cândido Palma de Melo, [1954].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04066, página 2
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-2.jpg
Fichier image/jpeg, 131k
Titre Figura 3. Memória descritiva e justificativa, anteprojeto do Grupo Escolar do Areeiro, arquiteto Fernando Silva, 1953-08-07.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04067, página 2.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-3.jpg
Fichier image/jpeg, 368k
Titre Figura 4. Planta geral do primeiro piso, anteprojeto do Grupo Escolar do Areeiro, arquiteto Fernando Silva, 1953.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04067, página 9.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-4.jpg
Fichier image/jpeg, 362k
Titre Figura 5. Alçado posterior, anteprojeto do Grupo Escolar do Areeiro, arquiteto Fernando Silva, 1953.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04067, página 21
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-5.jpg
Fichier image/jpeg, 173k
Titre Figura 6. Memória descritiva do projeto do Grupo Escolar de Vale Escuro, arquiteto Bento d’Almeida, 1953-08-05.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04071, página 1.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-6.jpg
Fichier image/jpeg, 200k
Titre Figura 7. Estimativa do valor para a construção do Grupo Escolar de Vale Escuro, arquiteto Bento d’Almeida, 1953-08-05.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04071, página 4.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-7.jpg
Fichier image/jpeg, 457k
Titre Figura 8. Memória descritiva do projeto do Grupo Escolar para o Alto dos Moinhos, arquiteto Manuel Arroyo Bandeira, [1953].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04064, página 5.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-8.jpg
Fichier image/jpeg, 653k
Titre Figura 9. Implantação do Grupo Escolar para o Alto dos Moinhos, arquiteto Manuel Arroyo Bandeira, [1953].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa,PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04064, página 3.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-9.jpg
Fichier image/jpeg, 409k
Titre Figura 10. Planta de localização do Grupo Escolar para o Alto dos Moinhos, arquiteto Cândido Palma de Melo, [1953].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04064, página 11.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-10.jpg
Fichier image/jpeg, 637k
Titre Figura 11. Memória descritiva do projeto do Grupo Escolar da Célula 4 de Alvalade, Arquiteto Manuel Coutinho Raposo, 1953-08-05.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04065, página 1A.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-11.jpg
Fichier image/jpeg, 372k
Titre Figura 12. Orçamento estimativa do Grupo Escolar da Célula 4 de Alvalade, arquiteto Manuel Coutinho Raposo, 1953-08-05.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04065, página 4.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-12.jpg
Fichier image/jpeg, 229k
Titre Figura 13. Implantação e arranjo do terreno do Grupo Escolar da Célula 4 de Alvalade, arquiteto Manuel Coutinho Raposo, 1953-08-05.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04065, página 7.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-13.jpg
Fichier image/jpeg, 335k
Titre Figura 14. Corte por AB do Grupo Escolar da Célula 4 de Alvalade, arquiteto Manuel Coutinho Raposo, 1953-08-05.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04065, página 22.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-14.jpg
Fichier image/jpeg, 81k
Titre Figura 15. Metade da planta do piso único do Grupo Escolar da Célula 8 de Alvalade, arquiteto Ruy Jervis Athouguia, [1957].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04080, página 3.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-15.jpg
Fichier image/jpeg, 211k
Titre Figura 16. Planta com as expropriações para construção do Grupo Escolar da Célula 8 de Alvalade, arquiteto Ruy Jervis Athouguia, [1957].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04080, página 4.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-16.jpg
Fichier image/jpeg, 321k
Titre Figura 17. Planta de localização do Grupo Escolar do Poço do Bispo, arquiteto Luís Américo Xavier, 1956-11.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04081, página 1.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-17.jpg
Fichier image/jpeg, 572k
Titre Figura 18. ”Aspectos Perspécticos” do Grupo Escolar de Vale Escuro, arquiteto Bento d’Almeida, 1953-08-05.
Crédits Arquivo municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04071, página 14.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-18.jpg
Fichier image/jpeg, 242k
Titre Figura 19. Instruções para as escolhas dos terrenos destinados à edificação de escolas primárias, Diário do Governo nº 50, I série, 09-03-1956, Portaria 15760.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PURB/002/04001, página 9 e 9V.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-19.jpg
Fichier image/jpeg, 945k
Titre Figura 20. Maqueta do Grupo Escolar Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, [post. 1941], fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000625.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-20.jpg
Fichier image/jpeg, 136k
Titre Figura 21. Maqueta do Grupo Escolar Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000627.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-21.jpg
Fichier image/jpeg, 117k
Titre Figura 22. Maqueta do Grupo Escolar do Areeiro, atual Escola Básica Luís de Camões, situada na avenida Padre Manuel da Nóbrega, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000629.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-22.jpg
Fichier image/jpeg, 130k
Titre Figura 23. Maqueta do Grupo Escolar Célula IV - Alvalade, atual Escola Básica Almirante Gago Coutinho, situada na rua Dom Pedro Cristo, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000630.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-23.jpg
Fichier image/jpeg, 135k
Titre Figura 24. Maqueta do Grupo Escolar Célula VI - Alvalade, atual Escola Básica do 1.º Ciclo São João de Brito, situada na rua Lopes Mendonça, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000673.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-24.jpg
Fichier image/jpeg, 183k
Titre Figura 25. Maqueta do Grupo Escolar Célula VII - Alvalade, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000632.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-25.jpg
Fichier image/jpeg, 166k
Titre Figura 26. Maqueta do Grupo Escolar de Campolide, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Mestre Querubim Lapa, situada na travessa Estêvão Pinto, fotografia de Mário de Oliveira, [post.1941].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000672.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-26.jpg
Fichier image/jpeg, 261k
Titre Figura 27. Maqueta do Grupo Escolar do Alto dos Moinhos, atual Escola Básica António Nobre, situada na rua São Domingos de Benfica, fotografia de Mário de Oliveira, [195-].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000624.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-27.jpg
Fichier image/jpeg, 86k
Titre Figura 28. Grupo Escolar do Alto dos Moinhos, atual Escola Básica António Nobre, situada na rua São Domingos de Benfica, 1956, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001160.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-28.jpg
Fichier image/jpeg, 253k
Titre Figura 29. Escola Básica dos Coruchéus, situada na rua Fernando Pessoa, fotografia de Mário de Oliveira, [195-].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000274.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-29.jpg
Fichier image/jpeg, 265k
Titre Figura 30. Escola do Bairro Santos, secção feminina, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Mário de Oliveira, [195-].
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MAO/000544.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-30.jpg
Fichier image/jpeg, 267k
Titre Figura 31. Escola Primária do Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/012537.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-31.jpg
Fichier image/jpeg, 314k
Titre Figura 32. Escola Primária Nº 24, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua António Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001139.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-32.jpg
Fichier image/jpeg, 268k
Titre Figura 33. Escola Primária 111 de Alvalade - Célula VI, atual Escola Básica do 1.º Ciclo São João de Brito, situada na rua Lopes Mendonça, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001326.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-33.jpg
Fichier image/jpeg, 271k
Titre Figura 34. Escola Primária de Xabregas, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Nº 15, situada na calçada das Lajes e na calçada da Cruz de Pedra, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001228.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-34.jpg
Fichier image/jpeg, 390k
Titre Figura 35. Escola Primária da Picheleira, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Engenheiro Duarte Pacheco, situada na rua da Fábrica de Estamparia, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001339.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-35.jpg
Fichier image/jpeg, 253k
Titre Figura 36. Visita da vereação da Câmara Municipal de Lisboa às obras do Grupo Escolar Célula VII - Alvalade, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/000794.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-36.jpg
Fichier image/jpeg, 307k
Titre Figura 37. Visita da vereação da Câmara Municipal de Lisboa às obras do Grupo Escolar Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/000796.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-37.jpg
Fichier image/jpeg, 359k
Titre Figura 38. Visita da vereação da Câmara Municipal de Lisboa às obras dos blocos escolares do Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/000797.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-38.jpg
Fichier image/jpeg, 321k
Titre Figura 39. Inauguração da Escola N.º 63 do Bairro do Restelo, com a presença do ministro da Educação, Francisco de Paula Leite Pinto, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Álvaro Salvação Barreto e outros elementos do executivo, situada na praça de Goa, em Belém, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1958-10-02.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001821.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-39.jpg
Fichier image/jpeg, 312k
Titre Figura 40. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Vitorino França Borges e o subsecretário de estado da Educação Nacional, Carlos Bastos de Soveral, na inauguração ao Grupo Escolar de Santa Quitéria, situado na Travessa de Santa Quitéria, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1961-06-15.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/003819.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-40.jpg
Fichier image/jpeg, 235k
Titre Figura 41. Inauguração do Grupo Escolar da Madre de Deus, com a presença do ministro da Educação, Francisco de Paula Leite Pinto, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Álvaro Salvação Barreto e outros elementos do executivo, situada na rua José da Bateira, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956-05-26.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/003812.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-41.jpg
Fichier image/jpeg, 296k
Titre Figura 42. Visita do ministro da Educação, Francisco de Paula Leite Pinto, à escola Primária do Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956-05-26.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001260.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-42.jpg
Fichier image/jpeg, 269k
Titre Figura 43. Sala de aula da Escola Primária do Bairro de São, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/012539.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-43.jpg
Fichier image/jpeg, 333k
Titre Figura 44. Sala de aula da escola primária Bartolomeu de Gusmão, Básica do 2º Ciclo do Padre Bartolomeu de Gusmão, situada na rua Bela Vista à Lapa, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001182.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-44.jpg
Fichier image/jpeg, 258k
Titre Figura 45. Sala de aula da Escola Primária do Vale Escuro, atual Escola Básica Arquitecto Victor Palla, situada na rua Francisco Pedro Curado, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001212.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-45.jpg
Fichier image/jpeg, 289k
Titre Figura 46. Bengaleiros da Escola Primária do Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001149.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-46.jpg
Fichier image/jpeg, 223k
Titre Figura 47. Vestiários da Escola Primária Nº 24, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos. Fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001144.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-47.jpg
Fichier image/jpeg, 240k
Titre Figura 48. Cozinha da Escola Primária do Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001151.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-48.jpg
Fichier image/jpeg, 262k
Titre Figura 49. Cozinha da cantina da Escola Primária Nº 63, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Nº 63, situada na praça de Goa, em Belém. Fotografia de Armando Maia Serôdio, 1958-10-02.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001831.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-49.jpg
Fichier image/jpeg, 245k
Titre Figura 50. Refeitório da Escola Primária Nº 24, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001142.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-50.jpg
Fichier image/jpeg, 309k
Titre Figura 51. Refeitório da Escola de Xabregas, atual Escola Básica Nº 15, situada na Calçada da Lapa, Penha de França, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001230.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-51.jpg
Fichier image/jpeg, 210k
Titre Figura 52. Lavabos na Escola Primária Bartolomeu de Gusmão, atual Escola Básica do 2º Ciclo do Padre Bartolomeu de Gusmão situada na rua Bela Vista à Lapa, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001183.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-52.jpg
Fichier image/jpeg, 96k
Titre Figura 53. Instalações sanitárias na escola primária Bartolomeu de Gusmão, atual Escola Básica do 2º Ciclo do Padre Bartolomeu de Gusmão, situada na rua Bela Vista à Lapa, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1956.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001186.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-53.jpg
Fichier image/jpeg, 234k
Titre Figura 54. Instalações sanitárias da Escola Primária Nº 63, no Restelo, atual Escola Básica do 1.º Ciclo Nº 63, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1958-10-02.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001834.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-54.jpg
Fichier image/jpeg, 249k
Titre Figura 55. Instalações sanitárias da Escola Primária Nº 24, atual Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro de São Miguel, situada na rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, rua António Ferreira e rua Alfredo Cortês, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1958-10-02.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001143.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-55.jpg
Fichier image/jpeg, 248k
Titre Figura 56. Instalações sanitárias da Escola Primária do Bairro Santos, atual Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, situada na rua Diogo de Macedo, fotografia de Armando Maia Serôdio, 1954-10-28.
Crédits Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/001152.
URL http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/docannexe/image/396/img-56.jpg
Fichier image/jpeg, 272k
Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Ana Saraiva, « “Plano dos Centenários”: contributo da documentação do Arquivo Municipal de Lisboa para um estudo de caso »Cadernos do Arquivo Municipal [En ligne], 18 | 2022, mis en ligne le 01 décembre 2022, consulté le 29 mars 2024. URL : http://journals.openedition.org/arquivomunicipal/396 ; DOI : https://doi.org/10.4000/arquivomunicipal.396

Haut de page

Auteur

Ana Saraiva

Arquivo Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Cultura, Câmara Municipal de Lisboa, 1070-017 Lisboa, Portugal. ana.saraiva[at]cm-lisboa.pt
https://orcid.org/0000-0002-0934-565X

Haut de page

Droits d’auteur

CC-BY-NC-4.0

Le texte seul est utilisable sous licence CC BY-NC 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.

Haut de page
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search