Navigation – Plan du site

AccueilPrésentationPolítica editorial

Política editorial

Brésil(s). Sciences humaines et sociales publica em francês artigos inéditos. Cada número é composto de um dossiê temático (seis artigos) organizado por uma equipe internacional, e de varia (três a quatro artigos) selecionados dentre os textos recebidos pela revista, além de uma série de resenhas. Todos os artigos são avaliados anonimamente por pareceristas ad hoc externos. Os membros do comitê de redação não publicam na revista. Brésil(s) tem periodicidade semestral, saindo em maio e novembro.

Os projetos de dossiês são submetidos ao comitê de redação, que os examina, privilegiando aqueles que provêm de uma equipe internacional. Se a proposta é aceita, será eventualmente modificada quando de uma discussão do comitê de redação, que contará com a participação dos responsáveis pelo dossiê. Os artigos são selecionados por chamadas a contribuição ou por solicitações, mas, em todos os casos, são examinados em sua língua original pelo comitê de redação, que, se os aceita, encaminha-os para análise de ao menos dois pareceristas externos ad hoc. Esses são convidados a responder ao formulário disponibilizado pela revista, ao qual devem anexar um relatório de leitura. Havendo solicitação de modificações, o comitê de redação assegura que essas sejam atendidas, em acordo com os pareceristas. As traduções, quando necessárias, são feitas após a aceitação definitiva do artigo.

Os artigos diretamente recebidos pela revista são discutidos em primeira instância pelo comitê de redação. Os autores são informados da decisão tomada. Se um artigo é aceito para avaliação, ele é enviado anonimamente, em língua original, a ao menos dois pareceristas ad hoc. Os autores são informados, logo após a recepção dos pareceres, das decisões e sugestões dos pareceristas. O artigo eventualmente modificado é examinado uma segunda vez pelo comitê de redação, que se pronuncia sobre sua aceitação definitiva após acordo dos pareceristas, se necessário. As traduções são realizadas após a aceitação definitiva do artigo.

Document annexe

Haut de page
  • Logo Editions de la Maison des sciences de l'homme
  • Logo Mondes américains
  • Logo Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain
  • Logo Ecole des hautes études en sciences sociales
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • Revue soutenue par l’Institut des sciences humaines et sociales du CNRS
    CNRS - Institut national des sciences humaines et sociales
  • OpenEdition Journals
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search