Navigation – Plan du site

AccueilPrésentationRecomendações aos autores

Recomendações aos autores

1. Apresentação do manuscrito

Os manuscritos devem ser enviados em língua original por correio eletrônico a bresils-revue@ehess.fr (com pedido de confirmação de recepção). Todo manuscrito submetido deve ser inédito, não tendo sido publicado anteriormente, em nenhuma língua, em formato impresso ou digital. Também não deve ser enviado simultaneamente a outras revistas.

Cada artigo deverá ser acompanhado de uma ficha de identificação trilíngue (francês, português, inglês), contendo o título do artigo (nas três línguas), os nomes dos autores na ordem desejada e um resumo de aproximadamente 500 caracteres (incluindo espaços), com 5 palavras-chave, também nos três idiomas. Serão acrescentadas a(s) afiliação(ções) universitárias de cada autor e seu número de identificação ORCID (os autores que não possuem uma conta ORCID podem criá-la sem dificuldades pelo link https://orcid.org).

Se uma tradução em francês for necessária, ela será efetuada após a aceitação do artigo.

O manuscrito deverá ser apresentado em formato Word (.doc ou .docx), sem formatação particular (jamais utilizar folhas de estilo). Cada parágrafo começa com um recuo de 1 cm. As citações longas (mais de três linhas) formam um parágrafo distinto, marcado por um recuo de 3 cm. Todas as maiúsculas são acentuadas. Se o artigo é submetido em francês, as aspas são francesas (« … »). Os primeiros nomes aparecem por extenso. As siglas e acrônimos aparecem por extenso em sua primeira menção: Organização das Nações Unidas (ONU). Em seguida, são escritos sem pontuação: as siglas com maiúsculas (PT), os acrônimos como nomes próprios (Unesco). O itálico é reservado às palavras ou frases em língua diferente da do artigo. O sublinhamento não é autorizado. Cada parte do artigo deve ser precedida de um intertítulo não numerado, à exceção da introdução, que é apresentada sem subtítulo.

Em francês, cada artigo não deve ultrapassar 65.000 caracteres (incluindo espaços, notas e a lista das obras consultadas). Os artigos submetidos em outras línguas não devem ultrapassar 58.000 caracteres (eles aumentam cerca de 10 % após a tradução para o francês). Em todo caso, o número de caracteres das notas deve ser inferior a 20 % do total do texto (excluindo a lista das obras consultadas).

Para os artigos que deverão ser traduzidos, lembramos aos autores que a repetição de uma mesma palavra ou expressão dentro de um mesmo parágrafo não é aceita em francês. Para evitar que o tradutor escolha sinônimos que não convenham, é importante que essa regra seja respeitada já no texto em língua original. Além disso, vale lembrar que o tradutor deverá frequentemente cortar as frases demasiadamente longas ou sintaticamente complexas. Enfim, se o autor deseja uma tradução específica para os conceitos que utiliza, pode sugeri-la entre parênteses no texto (o tradutor não é obrigatoriamente um especialista da área do autor).

Para os artigos não escritos em francês, as citações devem ser feitas na língua original, a fim de evitar uma dupla tradução. Caso a obra exista em francês, inclusive na forma traduzida, o autor deve imperativamente citar a edição francesa. A título de exemplo, caso deseje citar uma passagem de Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, deverá fazer menção à tradução francesa Maîtres et esclaves.

2. Referências bibliográficas

A revista utiliza os princípios de citação “autor-data” do Chicago Manual of Style (cf. The Chicago Manual of Style Online). As referências às obras citadas não aparecem em nota, mas entre parênteses no corpo do texto: (Le Goff 1996, 223-250). Atenção: não há vírgula entre o nome do autor e o ano, apenas entre o ano e a paginação. Em história, as fontes primárias, manuscritas ou impressas, são mencionadas em nota de rodapé.

A lista das obras citadas, organizada em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, aparece no final do artigo sob o título “Referências bibliográficas”, segundo os princípios do Chicago Manual of Style. Para um mesmo autor, os títulos seguem a ordem cronológica, e o sobrenome é repetido em todas as vezes (e não substituído por um traço). As referências devem ser completas, precisando notadamente os primeiros nomes dos autores, a cidade de publicação, a editora e a data da primeira edição (disposta entre colchetes após a data da edição consultada). Para as traduções, o título original aparece entre colchetes após a referência da edição utilizada. Os títulos são escritos em francês com a letra inicial do primeiro substantivo e das palavras que o precedem em maiúsculo. Em português e espanhol, apenas a letra inicial do título será grafada em maiúsculo. Em inglês, todas as palavras devem ser iniciadas com letra maiúscula, salvo as conjunções.

Livros com um só autor

  • Nas referências: Alonso, Angela. 2015. Flores, votos e balas: o movimento abolicionista brasileiro (1868-88). São Paulo: Companhia das Letras.
    No texto:
    (Alonso 2015)

  • Nas referências: Latour, Bruno. 1991. Nous n’avons jamais été modernes. Paris : La Découverte.
    Durkheim, Émile. 2009 [1894].
    Les Règles de la méthode sociologique. Paris : Payot.
    No texto: (Latour 1991 ; Durkheim 2009 [1894])

  • Nas referências: Pollan, Michael. 2006. The Omnivore’s Dilemma: A Natural History of Four Meals. New York: Penguin.
    No texto: (Pollan 2006, 99-100)

Livros com dois ou mais autores

O sobrenome do primeiro autor figura antes de seu nome, isolado por uma vírgula. Quanto aos demais autores, o nome deverá preceder o sobrenome. Os nomes dos diferentes autores são separados por vírgulas, salvo o último, que deve ser precedido por um “&”.

  • Chalhoub, Sidney & Leonardo Affonso de Miranda Pereira. 1998. A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.
    (Chalhoub & Pereira 1998)

  • Martin, Jean-Baptiste, François Laplantine & Ismaël Pordeus. 2001. Usages sociaux de la mémoire et de l’imaginaire au Brésil et en France. Lyon : Presses Universitaires de Lyon.
    (Martin, Laplantine & Pordeus 2001)

  • Ward, Geoffrey C. & Ken Burns. 2007. The War: An Intimate History, 1941–1945. New York: Knopf.
    (Ward & Burns 2007, 52)

OBS.: Para até quatro autores, colocar a lista completa dos nomes nas referências bibliográficas, mas mencionar somente o primeiro autor seguido de et al. no corpo do texto:

  • Kelly, John D., Beatrice Jauregui, Sean T. Mitchell & Jeremy Walton, dir. 2010. Anthropology and Global Counterinsurgency. Chicago: University of Chicago Press.
    (Kelly et al. 2010, 77)

Capítulos ou partes de um livro

  • Souza, Laura de Mello e. 1996. “Violência e práticas culturais no cotidiano de uma expedição contra quilombolas – Minas Gerais, 176.”  In Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil, dirigé par João José Reis & Flavio dos Santos Gomes, 193-212. São Paulo: Companhia das Letras.
    (Souza 1996, 201)

  • Kelly, John D. 2010. “Seeing Red: Mao Fetishism, Pax Americana, and the Moral Economy of War.” In Anthropology and Global Counterinsurgency, dirigé par John D. Kelly, Beatrice Jauregui, Sean T. Mitchell & Jeremy Walton, 67-83. Chicago: University of Chicago Press.
    (Kelly 2010, 77)

Prefácios, introduções ou outras partes similares de um livro

  • Rieger, James. 1982. Introduction à Frankenstein, or The Modern Prometheus, de Mary Wollstonecraft Shelley, xi–xxxvii. Chicago: University of Chicago Press.
    (Rieger 1982, xx–xxi)

Livros digitais

  • Austen, Jane. 2007. Pride and Prejudice. New York: Penguin Classics. Kindle edition.
    (Austen 2007)

  • Kurland, Philip B. & Ralph Lerner, dir. 1987. The Founders’ Constitution. Chicago: University of Chicago Press. http://press-pubs.uchicago.edu/founders.
    (Kurland & Lerner 1987)

Artigos em revistas impressas

  • Fico, Carlos. 2009. “Represión durante la dictadura militar brasileña (1964-1985): violencia y pretensión pedagógica.” Revista de Estudios Latinoamericanos 1: 17-41.
    (Fico 2009, 23)

  • Saez, Oscar Calavia. 2011. “O lugar e o tempo do objeto etnográfico.”  Etnográfica 15 (3): 589-602.
    (Saez 2011, 589-602)

OBS.: Nas referências bibliográficas, indicar a primeira e a última página do artigo; no corpo do texto, indicar as páginas consultadas.

Artigos em revistas digitais

Indicar um DOI (Digital Object Identifier) se a revista o fornece. Senão, indicar o URL. Incluir em seguida uma data de acesso entre parênteses, conforme o seguinte modelo: (consulté le 8 août 2020).

  • Kossinets, Gueorgi & Duncan J. Watts. 2009. “Origins of Homophily in an Evolving Social Network.” American Journal of Sociology 115: 405–50. DOI: 10.1086/599247 (consulté le 28 février 2010).
    (Kossinets & Watts 2009, 411)

  • Strozenberg, Iliana. 2006. “Branca, preta, híbrida: qual é a cor da beleza na propaganda brasileira hoje?” Com Ciência, Revista eletrônica de jornalismo científico 78, 10 juillet. Disponible sur : http://comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=15&id=148 (consulté le 10 août 2006).

Teses ou dissertações universitárias

  • Leandro, Sylvia Amanda da Silva. 2012. “O que matar (não) quer dizer nas práticas e discursos da justiça criminal: o tratamento judiciário dos ‘homicídios por auto de resistência’ no Rio de Janeiro.” Dissertation de mestrado en droit. Rio de Janeiro: Université fédérale de Rio de Janeiro (UFRJ)
    (Leandro 2012)

  • Choi, Mihwa. 2008. “Contesting Imaginaires in Death Rituals during the Northern Song Dynasty.” Thèse de doctorat. Chicago: University of Chicago.
    (Choi 2008)

Comunicações apresentadas em colóquios ou conferências

  • Adelman, Rachel. 2009. “‘Such Stuff as Dreams Are Made On’: God’s Footstool in the Aramaic Targumim and Midrashic Tradition.” Communication présentée au congrès annuel de la Society of Biblical Literature. New Orleans (Louisiana), 21-24 novembre, manuscrit.
    (Adelman 2009)

OBS.: Mantêm-se as características tipográficas habituais de cada língua. Outros exemplos são disponíveis no site do Chicago Manual of Style.

3. Ilustrações

As fotografias e gráficos que acompanham o texto devem estar em alta resolução (no mínimo 300 dpi). As fotografias devem ser fornecidas na forma de arquivos digitalizados, em formato .jpg. Os gráficos devem constar em um arquivo distinto do texto e devem ser transmitidos sob a forma de imagem, no formato .jpg. As tabelas constarão no próprio arquivo do texto (Word).

Precisar a legenda, a referência de origem e a localização das ilustrações no texto. Fornecer uma autorização de reprodução e utilizar de preferência iconografia livre de direitos.

4. Notas

Utilizar imperativamente uma numeração contínua automática com notas de rodapé. As chamadas de nota são colocadas de preferência no final da frase e simplesmente inseridas como expoentes no texto (sem parênteses). A chamada de nota no texto precede sempre o sinal de pontuação. Exemplo: comme l’écrivait Michelet5.

Na própria nota de rodapé, o número produzido automaticamente é seguido de um espaço e do conteúdo da nota.

Limitar o número de notas (não mais de 20 % do texto); preferencialmente, reagrupar as notas em uma nota única no final do parágrafo.

O título do artigo e os intertítulos não comportam notas.

5. Vídeos

É possível inserir vídeos em um artigo. Para tal, comunicar a URL da mídia. Precisar o nome do autor, os créditos, a legenda e a localização no texto desses documentos. Toda mídia publicada deve ser livre de direitos.

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search