Navigation – Plan du site

AccueilHors-séries3Casa de Rui Barbosa: foro estraté...

Casa de Rui Barbosa: foro estratégico de diálogo entre brasilianistas

Antonio Herculano Lopes, James N. Green et Mônica Raisa Schpun
Cet article est une traduction de :
Casa de Rui Barbosa : forum stratégique de dialogue entre brésilianistes [fr]
Autre(s) traduction(s) de cet article :
Casa de Rui Barbosa: Strategic Forum for a Dialogue among Brazilianists [en]

Texte intégral

1O presente número especial teve origem no VII Simpósio Internacional de História e Cultura do Brasil: Lutas por liberdade em 200 anos de Brasil independente, ocorrido online todas as segundas-feiras, de 22 de junho a 31 de agosto de 2020. O simpósio se deu como parte da programação anual do Instituto Rui Barbosa de Altos Estudos em Cultura da Fundação Casa de Rui Barbosa (IRBæc/FCRB), que contou, para viabilizá-lo, com a parceria de uma longa lista de instituições acadêmicas: o Watson Institute da Brown University, o Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain/Laboratório Mondes Américains, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), o Brazil Lab da Princeton University, o David Rockefeller Center for Latin American Studies da Harvard University e o Lemann Center for Brazilian Studies da Columbia University, além do apoio da Brazilian Studies Association (Brasa) e da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE).

2Todo esse esforço conjunto mobilizou 45 especialistas em história e cultura brasileiras de três continentes e tem por trás uma história de colaboração científica, com uma dimensão de mais longo prazo e outra ligada à conjuntura atual. O longo (para esse tipo de parcerias acadêmicas) refere-se a 16 anos atrás, quando James Green, que naquele momento preparava sua mudança da California State University (Long Beach) para a Brown University, propôs a Isabel Lustosa, historiadora da Casa de Rui Barbosa, um simpósio que aproveitasse da ida habitual de alguns brasilianistas norte-americanos ao Brasil no verão do Hemisfério Norte. Ele se encarregaria de identificar e convidar seus compatriotas e, com base nos temas das pesquisas deles, Isabel convidaria estudiosos brasileiros para que ambas as comunidades conhecessem melhor as produções uma da outra.

3O sucesso pode ser medido pelo fato de essa fórmula simples vir se repetindo ao longo do tempo à média de uma vez a cada dois anos. Com algumas variações de parcerias e de critérios e, sobretudo, com a expansão do seu escopo para incluir a Europa, no Simpósio de 2015, com participação da EHESS, representada por Mônica Raisa Schpun, esse foro de diálogos intercontinentais sobre o que os alemães chamam de brasilianística chegou à sua sétima versão em 2020. Com a entrada de Antonio Herculano Lopes, que na Casa Rui já vinha acompanhando de perto as iniciativas, primeiro na condição de chefe da pesquisa histórica e depois como diretor do Centro de Pesquisa e idealizador do IRBæc, formou-se o trio que organizou o evento deste ano.

4Infelizmente, a história de mais curto prazo não foi uma para se celebrar. O crescimento internacional de uma extrema direita anti-intelectualista, que já levara Donald Trump à presidência dos EUA e se espraiava pelo mundo, atingiu em cheio o Brasil com a eleição em 2018 de Jair Bolsonaro. A FCRB, instituição da área da cultura do governo federal, não poderia passar incólume. Por um ano, manteve sua direção, eleita pelo próprio corpo funcional, mas em fins de 2019 foi nomeada uma nova presidente com perfil longe do compatível e habitual das pessoas que comandaram a Casa em seus 90 anos de existência, independente da orientação política. Não demorou para se tornar claro que sua missão era de controle ideológico e de desidratação, em particular do Centro de Pesquisa, em última análise para deixar a instituição limitada à sua face de detentora de acervos políticos, literários e culturais (aliás preciosos).

5Assim, quando, em janeiro de 2020, a nova presidente exonerou não só o diretor de pesquisa, mas todas as chefias das áreas disciplinares, sem ter quadros para colocar no lugar, o mencionado trio rapidamente se mobilizou com a ideia de promover um evento de peso, que demonstrasse o apoio e o prestígio nacional e internacional de que desfruta a Casa de Rui Barbosa e o seu Centro de Pesquisa nas áreas das humanidades. À diferença de anos anteriores, propôs-se um tema que falasse das preocupações vigentes, sem fechar demais o arco de possibilidades: lutas por liberdade. Em março, o reconhecimento do estado de pandemia quase jogou por terra os preparativos, que já iam avançados, mas o apoio do Watson Institute/Brown University foi crucial para garantir a infraestrutura tecnológica e técnica para o simpósio migrar para o espaço virtual. Houve, inclusive, um ganho, ao permitir a expansão do número de conferencistas e eliminar o problema dos deslocamentos: dois terços das/dos participantes estavam fora do Rio de Janeiro, mais da metade residindo fora do país. Ao fim, foram onze mesas redondas, envolvendo quase sempre três apresentações e um(a) debatedor(a), que foram gravadas e podem ser vistas ou revistas seja por meio da página da Brazil Initiative/Brown University , seja aqui, na revista Brésil(s). Sciences humaines et sociales.

6Se a intenção da versão 2020 do simpósio era de dar apoio ao IRBæc/Casa Rui, numa ação de resistência contra um possível desmonte, nem por isso os organizadores deixaram de cuidar do seu caráter de excelência, e justamente por avaliarem sua alta qualidade decidiram propor o presente número especial, dando ocasião para os textos serem revistos e ampliados. O que apresentamos a leitores e leitoras do Brésil(s) é uma seleção de nove dos 32 apresentados no evento. Como o movimento inicial tinha sido de envolver quem, por meios próprios, iria ao Brasil em junho, os temas foram sendo definidos ao acaso das pesquisas em andamento, com algumas surpresas, como o grande destaque para a literatura. Por outro lado, questões fortes da pauta atual das ciências humanas, como as lutas identitárias, atravessam uma boa parte dos textos. A música se faz representar por um texto e a questão ambiental, pela ótica particular de uma história dos animais, por outro. Tendo em vista os objetivos do simpósio, esse número especial confirma e amplia o esforço de manifestar apoio e visibilidade internacional à Casa Rui. Optamos, assim, por uma publicação rápida, poucos meses depois do evento. Nesse sentido, o procedimento de avaliação externa e anônima de cada texto por ao menos dois pareceristas, habitual na revista, não foi respeitado, assim como a publicação de textos exclusivamente em francês: em caráter excepcional, esse número especial é publicado em língua original, português e inglês.

7À leitura!

Programa completo das mesas redondas

8

June 22 – Painel 1: A pandemia e a luta pela saúde

Participantes: Hervé Théry (CREDA-CNRS/USP), Marcelo Paixão (University of Texas, Austin), Kaori Kodama e Tânia Salgado Pimenta (COC/Fiocruz).
Debatedor:José Almino de Alencar (FCRB)

This event was hosted by the Watson Institute of International and Public Affairs at Brown University on June 22, 2020 as part of the Brazil Initiative.

9

June 29 - Painel 2: Sobre lutas de mulheres

Participantes: James N.Green (Brown University), Meg Weeks (Harvard University), Marcelo Timotheo da Costa (PUC-Rio)
Debatedor: Eula Cabral (FCRB)
This event was hosted by the Watson Institute of International and Public Affairs at Brown University on June 29, 2020 as part of the Brazil Initiative.

10

July 6 - Painel 3: O outro interno

Participantes: Jean Hébrard (Mondes Américains-CRBC-EHESS/John Hopkins University), Yuko Miki (Fordham University), Isadora Mota (Princeton University)
Debatedora: Keila Grinberg (UniRio)

This event was hosted by the Watson Institute of International and Public Affairs at Brown University on July 6, 2020 as part of the Brazil Initiative.

11

July 13 - Painel 4: Entre o real e a ficção 1

Participantes: Eduardo Jorge de Oliveira (Universidade de Zurique), Mariana Simoni (Universidade Livre de Berlim), Pedro Meira Monteiro (Princeton University)
Debatedora: Luiza Larangeira(UFRJ)

This event was hosted by the Watson Institute of International and Public Affairs at Brown University on July 13, 2020 as part of the Brazil Initiative.

12

July 20 – Painel 5: Novas demandas da cidadania

Participantes: Gladys Mitchell-Walthour (University of Wisconsin, Milwakee), Lilia Moritz Schwarcz (USP/Princeton University), Mário Augusto Medeiros da Silva (Unicamp)
Debatedora: Maria Helena Machado(USP)

This event was hosted by the Watson Institute of International and Public Affairs at Brown University on July 20, 2020 as part of the Brazil Initiative.

13

July 27 - Painel 6: A força da música

Participantes: Bryan McCann (Georgetown University), Martijn Oosterbaan (Universidade de Utrecht), Avelino Romero Pereira (UniRio)
Debatedora:Ana Pessoa (FCRB)

This event was hosted by the Watson Institute of International and Public Affairs at Brown University on July 27, 2020 as part of the Brazil Initiative.

14

August 3 - Painel 7: Entre o real e a ficção 2

Participantes: Sidney Chalhoub (Harvard University), Šárka Grauová (Universidade Carolina de Praga), Antonio Herculano (Fundação Casa de Rui Barbosa)

Debatedora: Isabel Lustosa(FCRB)

This event was hosted by the Watson Institute of International and Public Affairs at Brown University on August 3, 2020 as part of the Brazil Initiative.

15

August 10 - Painel 8: Sobre natureza e sociedade

Participantes: Leila Lehnen (Brown University), Annelise Erismann (Universidade de Lausanne) e Elaine Santos (Universidade de Coimbra), Regina Horta Duarte (Universidade Federal de Minas Gerais)

Debatedora: Joëlle Rouchou (FCRB)

This event was hosted by the Watson Institute of International and Public Affairs at Brown University on August 10, 2020 as part of the Brazil Initiative.

16

August 17 - Painel 9: Identidades e alteridades

Participantes: Barbara Weinstein (New York University), Tailmann Heil (Universidade de Colonia/UFRJ), Sónia Ferreira (Universidade Nova de Lisboa)

Debatedor: Charles Gomes(FCRB)

This event was hosted by the Watson Institute of International and Public Affairs at Brown University on August 17, 2020 as part of the Brazil Initiative.

17

August 24 - Painel 10: Do Império à República: construindo a Nação

Participantes: Miqueias Mugge (Princeton University), Andreza Aruska de Souza Santos (Universidade de Oxford), Christian Lynch (FCRB)

Debatedor: Marcos Veneu (FCRB)

This event was hosted by the Watson Institute of International and Public Affairs at Brown University on August 24, 2020 as part of the Brazil Initiative.

18

August 31 - Painel 11: Limites e possibilidades da modernidade

Participantes: Mônica Raisa Schpun (Mondes Américains-CRBC-EHESS), Fania Fridman (Ippur-UFRJ)

Debatedora: Ana Maria Mauad(UFF)

Encerramento: Antonio Herculano (FCRB) - Balanço e perspectivas do simpósio, James Green (Brown University) & Mônica Raisa Schpun (Mondes Américains-CRBC/EHESS)

This event was hosted by the Watson Institute of International and Public Affairs at Brown University on August 31, 2020 as part of the Brazil Initiative.

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Antonio Herculano Lopes, James N. Green et Mônica Raisa Schpun, « Casa de Rui Barbosa: foro estratégico de diálogo entre brasilianistas »Brésil(s) [En ligne], 3 | 2020, mis en ligne le 15 décembre 2020, consulté le 28 mars 2024. URL : http://journals.openedition.org/bresils/8566 ; DOI : https://doi.org/10.4000/bresils.8566

Haut de page

Auteurs

Antonio Herculano Lopes

Antonio Herculano Lopes é pesquisador e professor de história da Fundação Casa de Rui Barbosa. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9314-0138.

Articles du même auteur

James N. Green

James N. Green é professor de história do Brasil na Brown University. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0886-0318.

Articles du même auteur

Mônica Raisa Schpun

Mônica Raisa Schpun é historiadora, pesquisadora (livre-docente) do Centre de recherches sur le Brésil colonial et contemporain/Mondes américains, EHESS, Paris e diretora editorial de Brésil(s). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4807-9689.

Articles du même auteur

Haut de page

Droits d’auteur

CC-BY-NC-ND-4.0

Le texte seul est utilisable sous licence CC BY-NC-ND 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.

Haut de page
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search