Navegação – Mapa do site

InícioChamada de trabalhosOlhares sobre África: Narrativas ...

Olhares sobre África: Narrativas e Imagens

Editores convidados: Emiliano Dantas (CRIA-ISCTE) & Joana D`Arc Lima (UNILAB)

Data limite: 28/02/2022. Idiomas aceitos para submissões: Português, Inglês, Espanhol, Francês

Este dossiê dos Cadernos de Arte e Antropologia é dedicado a investigações académicas e artísticas sobre e/ou através de imagens fotográficas, a partir de um ponto de vista crítico e decolonial, voltado para o continente africano. Acolhemos propostas de pesquisadores/as, ativistas, artistas que trabalham sobre a realidade social africana e da diáspora africana, engajados na crítica ao pós/colonialismo e ao racismo estrutural. A proposta vai além das produções da fotografia etnográfica ou documental, contemplando, entre outros, o fotojornalismo, pesquisas sobre arquivos fotográficos, e outras possíveis interfaces que contribuam para leituras polivalentes do mundo africano.

Desta forma, esse dossiê pretende reunir trabalhos produzidos por pesquisadores, ativistas, artistas, curadoras/res e arte-educadoras/res sobre e a partir de processos de criação fotográfica particularmente atentos às políticas da imagem e das suas representações, trabalhando a história, a memória e as identidades O dossiê almeja criar um espaço de debate sobre o trabalho científico e artístico, e suas ressonâncias na história política e cultural contemporânea do continente africano e da diáspora. Neste sentido, abrange igualmente discussões sobre as escolhas, os recursos, as redes, as negociações e os embates envolvidos nas referidas produções, em relação aos seus deslocamentos físicos, simbólicos, estéticos e políticos. Entre as diferentes abordagens e temáticas possíveis acolheremos, por exemplo, propostas que tratem de:

  • O patrimônio colonial em África e as suas imagens

  • Fotografia e (anti-)racismo, (de-)colonialidade e (des-)colonização

  • A fotografia enquanto narrativa visual das diásporas africanas

  • A fotografia africana enquanto representação política

  • Arte, ativismo e política através da imagem fotográfica

  • O uso da fotografia em processos colaborativos e educativos

Todas as contribuições devem ser submetidas pelo portal da revista Cadernos de Arte e Antropologia e estar em acordo com as regras para submissão de artigos definidas no portal (http://cadernosaa.revues.org/). Questões sobre a adequação potencial de tópicos, expectativas editoriais ou quaisquer outras perguntas relacionadas a este número especial podem ser dirigidas diretamente aos editores convidados, através do endereço de e-mail emiliano.dantas@gmail.com.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search