Navigation – Plan du site

AccueilPrésentation de la revueRecomendações aos autores

Recomendações aos autores

Submeter uma proposta

Para enviar uma proposta para um dossiê, artigo ou resenha de leitura, favor enviar um e-mail para editions.iheal<a>gmail.com

Para serem aceitos, os artigos devem ser originais, seguir a linha editorial e estar de acordo com as instruções abaixo.

Dossiês

Um dossiê das latinas Cahiers des Amériques é composto de cinco a seis artigos. A introdução, de cerca de 30.000 caracteres, apresenta os problemas gerais e os artigos que compõem o dossiê.

A revista está situada dentro da estrutura das ciências humanas e sociais, e tem uma abordagem multidisciplinar. Este aspecto será fortemente apreciado na concepção e estruturação do dossiê.

Da mesma forma, os coordenadores são solicitados a manter um equilíbrio com respeito à diversidade das escolas de pensamento e à origem (países da Europa e das Américas) dos autores, tanto consolidados quanto iniciantes (doutorandos). Para outras referências, consulte o estatuto da coordenação, que se encontra no documento anexo no final desta página.

Artigos

Para serem aceitos, os artigos devem ser originais, seguir a linha editorial da revista e ter 45 000/50 000 caracteres (incluindo espaços, notas, bibliografia, resumos e palavras-chave).

Todos os artigos publicados são avaliados em dupla ocultação por membros dos comitês da revista ou por avaliadores externos.

Os artigos podem ser submetidos para avaliação em francês, espanhol, português ou inglês. Os textos escritos em um idioma diferente da língua materna são solicitados a serem revisados antes da apresentação. Artigos que não tenham o nível de linguagem correto não serão aceitos.

Para poder ser avaliado, o artigo deve conter os seguintes elementos:

- Um título geral, em minúsculas e seguido por um único nível de títulos ao longo do texto (alinhado à esquerda, em negrito e minúsculas);

- Nome do autor, instituição/universidade/laboratório de afiliação e detalhes de contato;

- Texto principal em fonte normal (não usar negrito);

- Referências bibliográficas no corpo do texto entre parênteses rectos, seguindo o formato abaixo: Bourdieu, 1993, p. 36]; a página de extração deve ser citada para citações, números e estatísticas;

- Notas de rodapé para referências não-livros (extratos de entrevistas, arquivos públicos, artigos de jornais anônimos, etc.)

- Uma bibliografia mostrando apenas as referências bibliográficas que aparecem no corpo do texto entre parênteses rectos;

- 3 resumos do artigo, de no máximo 1 000 caracteres por resumo, incluindo espaços (em francês, espanhol ou português e inglês) Os dois resumos em outros idiomas além do idioma do artigo também devem incluir uma tradução do título e ser revisados por leitores nativos;

- 5 palavras-chave em cada um dos idiomas (francês, espanhol ou português e inglês). As palavras-chave devem ser curtas e significativas e, na medida do possível, corresponder à lista de palavras-chave existente;

- Uma revisão bio-bibliográfica do autor, de cerca de 700 caracteres, incluindo espaços (em francês).

Revisão de Leitura

A revista publica resenhas de leitura de trabalhos publicados recentemente. As resenhas (entre 5.000 e 10.000 caracteres) podem ser sobre um ou mais livros e discutir sua contribuição para o campo de estudo.

As revisões de obras publicadas na América Latina são particularmente apreciadas, a fim de tornar essas obras conhecidas na França.

Normas ortográficas

Os artigos devem respeitar o formato e as regras ortográficas dos Cahiers des Amériques Latines:

Formato e extensão do documento

- Formato padrão (21 x 29,7 cm), as margens da página serão de 2,5 cm de altura, esquerda e direita.

- A extensão de cada artigo é de 45 000/50 000 caracteres, levando em conta espaços, notas, bibliografia, resumos e palavras-chave.

Estilo e tipo de letra

- A fonte recomendada é Times (12 pontos para o texto e 10 pontos para as notas).

- Não utilize nenhum modelo de estilo.

- O espaçamento deve ser simples e sem recuo no início do parágrafo. Os parágrafos devem ser contínuos.

Tabelas e números

- Se o autor do artigo submetido for o autor das tabelas, fotos, gráficos, mapas, figuras, diagramas, ilustrações, etc., ele deve fornecer separadamente os arquivos originais modificáveis (.jpg, .eps, .xls, .ai, etc.), em preto e branco, além do texto.

- O autor fornecerá as fotos em alta definição (300 DPI);

- Os créditos e fontes devem ser incluídos;

- Os mapas e tabelas devem ser precisos, claros e relevantes.

- Se o autor do artigo apresentado não for o autor desses elementos e eles não pertencerem ao domínio público, ele deve fornecer os dados do autor ou editor que detém os direitos. A revista enviará a você um pedido de direitos de reprodução. A aquisição e eventual pagamento das ilustrações e seus direitos de reprodução são de responsabilidade dos autores.

- A localização das ilustrações, mapas, figuras, etc., será indicada no corpo do artigo. Eles serão numerados com numerais arábicos e separadamente. Os títulos serão colocados acima e alinhados à esquerda, enquanto as notas, legendas e fontes irão abaixo. A fonte está em itálico.

Bibliografia

A bibliografia será colocada no final do artigo, e deverá ser organizada em ordem alfabética, listando apenas os autores mencionados no artigo na forma de [Bourdieu, 1993, p. 36].

A seguinte apresentação será adotada:

  • Para livros:

Bataillon Claude, Espacios mexicanos contemporáneos, México, Fondo de Cultura Económica, 1997, p. 80-112.

Le ClÉzio Jean-Marie, « Fascination », in Printemps et autres saisons, Paris, Gallimard, coll. « Folio », 1989.

- Para capítulos em obras coletivas:

Goldberg Annette, « Le Paris des Brésiliens en exil », in Antoine MarÈs et Pierre Milza (dir.), Le Paris des étrangers depuis 1945, Paris, Publications de la Sorbonne, 1994.

Se é uma publicação coletiva sem diretor, é o editor que aparece no lugar do autor:

ASIES, América Latina hacia la inclusión social: avances, aprendizajes y desafíos, Guatemala, Asociación de Investigación y Estudios Sociales, 2014.

- Para artigos de periódicos:

ThÉry Hervé, « Des hommes, des femmes, des migrants », Cahiers des Amériques latines, n° 48-49, 2005/1 et 2, p. 183-192.

- Para uma tese ou uma dissertação:

Guzmán Virginia, « Procesos político-institucionales e igualdad de género. Chile: 1980-2010 », thèse de doctorat en sociologie, Barcelone, Universitat Autònoma de Barcelona, 2011.

- Para publicações digitais:

Commission de la vérité et de la réconciliation, Informe final [en ligne], Lima, CVR, 2003, mis à jour le 15 février 2015 [consulté le 8 mai 2015]. Disponible sur : http://www.cverdad.org.pe/ifinal/index.php

Nomes de autores

La inicial del apellido de los autores debe aparecer en mayúscula, y el resto en versalitas (acentuadas cuando sea el caso). Si en lugar de autor hay un organismo, el resto del nombre se escribe en versalitas, cuando se trata de un acrónimo que se puede pronunciar oralmente (Cepal) o todo en mayúsculas si se trata de siglas (CVR).

Se utilizará cf. y no ver; se escribirá p. 23-28 y no pp. 23-28

Idiomas

Você pode baixar os documentos anexos à tabela com normas ortográficas com especificações adicionais para cada idioma de escrita.

Política de depósito de arquivos abertos

As latinas Cahiers des Amériques autorizam os autores a depositar em arquivos abertos a versão da editora (PDF) de seu artigo. A política de depósito da revista pode ser consultada na Héloïse e no Sherpa/Romeo.

  • Logo DOAJ – Directory of Open Access Journals
  • Logo CNRS – Institut des sciences humaines et sociales
  • Logo Presses Sorbonne Nouvelle
  • Logo Institut des Hautes Études de l’Amérique latine
  • Logo Centre de recherche et de documentation sur les Amériques
  • OpenEdition Journals
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search