Navigation – Plan du site

AccueilLa revueCódigo de Ética e de boas práticas

Código de Ética e de boas práticas

Carnets, revista digital de estudos franceses, é uma publicação online com dois números anuais, criada em 2009, (IIª série desde 2014). Carnets é o resultado do trabalho colaborativo de autores, editores e avaliadores tendo em vista a qualidade científica e a publicação responsável em estudos franceses e francófonos na Universidade Portuguesa. A revista respeita os códigos éticos estabelecidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE - https://publicationethics.org), e garante a não discriminação de raça, de género e a diversidade de opinião política, filosófica e religiosa. Qualquer caso de violação dos códigos éticos será tratado em conformidade com princípios do COPE.

Responsabilidades dos Autores

Os Autores, através dos seus contributos, colaboram para a investigação e deverão respeitar integralmente o código de propriedade intelectual. Deverão, de igual modo, garantir a justa e correta identificação de todos os autores que colaboraram na publicação, responsabilizam-se pelo conteúdo dos artigos e a ausência de plágio.

Os Autores só poderão submeter para publicação artigos originais, não publicados antes nem submetidos para publicação. Deverão incluir os dados obtidos e as fontes utilizadas bem como uma descrição objetiva dos resultados. Os autores identificarão como tal qualquer citação ou utilização de trabalho de terceiros.

Os Autores devem conhecer e respeitar a ética da revista e adotar uma conduta científica adequada. Neste sentido, os Autores apresentarão os seus resultados ou argumentos com clareza e rejeitarão qualquer falsificação ou manipulação dos dados. A originalidade dos dados e dos resultados será garantida e não deverão, em caso algum, ter sido copiados, inventados ou manipulados. Nenhuma forma de plágio, publicação múltipla ou redundante será admitida e qualquer desvio à conduta ética será sancionado.

Os Autores deverão informar a direção da Revista em caso de conflito de interesses direto ou indireto com os editores.

Os Autores comprometem-se a colaborar proactivamente no processo de avaliação dos artigos, tendo em conta as sugestões e argumentos dos relatores.

Os Autores deverão fornecer a lista de consentimentos necessários para a publicação de todas as partes de manuscritos que podem ser abrangidos pelos direitos de autor.

As fontes de financiamento que estão na origem da investigação apresentada devem ser devidamente indicadas. Caso se verifiquem erros ou inexatidões importantes no trabalho publicado, os autores devem informar a revistar. Em caso de erro identificado por um membro da Direção este será transmitido ao autor. Cabe à direção decidir se retira ou se procede à respetiva correção.

Não será exigida qualquer participação financeira aos autores que queiram publicar na Revista Carnets. O autor deverá assinar uma “declaração de originalidade, e cedência de direitos, de reprodução e representação”.

Responsabilidades da Direção

A Direção superintende de maneira objetiva, confidencial e imparcial, a publicação dos trabalhos submetidos, da receção à avaliação, de acordo com o respetivo conteúdo científico. A Direção compromete-se a preservar o anonimato dos avaliadores, dos autores e o direito de resposta dos autores em caso de avaliação negativa.

A Direção é responsável pela publicação de correções ou exclusão de artigos que contenham erros e prevenirá qualquer conflito de interesses em relação aos artigos aceites ou rejeitados.

Nenhum membro da Direção poderá utilizar em benefício próprio dados ou conteúdos de trabalhos inéditos sem o consentimento explícito dos autores.

A Direção reserva-se o direito de excluir da Comissão Científica os relatores que realizem avaliações incorretas, desrespeitosas, fora de prazos, não justificadas, ou de qualidade insuficiente, em nome da excelência do processo de avaliação da revista.

Decisão de publicação

A Direção enviará cada texto, no mínimo, a dois membros da Comissão Científica da Revista ou a avaliadores externos, especialistas no respetivo domínio. O artigo será assim avaliado em regime de duplo anonimato. Cada avaliador deverá preencher o formulário de avaliação da revista, assegurando a sua aceitação ou recusa e eventuais aspetos a reformular. Em caso de dois pareceres contraditórios será solicitado um terceiro parecer.

Qualquer decisão relativa a aceitação, recusa ou eventual pedido de reformulação será comunicada por correio eletrónico aos autores.

Sem prejuízo de um parecer favorável, o autor terá de proceder, nos prazos indicados, às eventuais correções solicitadas pelos avaliadores e/ou editores. Os artigos revistos serão submetidos a uma nova leitura, cabendo aos membros da comissão Científica, editores e em última instância ao Diretor da revista a decisão final da sua aceitação.

Cabe ao diretor da revista a decisão final da aceitação ou recusa da contribuição, em caso de avaliações contraditórias ao fim de três avaliações. Os responsáveis da revista abster-se-ão de decisões editoriais em caso de conflito de interesses.

Responsabilidades dos Editores/Editoras

Os Editores/Editoras deverão tomar conhecimento e comprometer-se a seguir a política editorial geral da revista, do código de ética e das normas editoriais, constantes do sítio da Revista.

Os Editores deverão colaborar estreitamente com a Direção da Revista em todo o processo de publicação, desde a receção dos artigos até à sua publicação, em conformidade com a política editorial e às orientações de redação.

Os Editores/Editoras são responsáveis pela leitura técnica e (orto)gráfica dos artigos em conformidade com o protocolo de redação em vigor na revista (textos, notas, citações, bibliografia…).

Os Editores/Editoras comprometem-se a respeitar e fazer respeitar os prazos definidos, a fim de não prejudicar a periodicidade da revista e as condições impostas pelo portal de recursos electrónicos da OpenEdition.

Responsabilidades da Comissão Científica

Os avaliadores são selecionados com base na sua especialidade e num domínio específico. Os artigos são avaliados no mínimo por dois avaliadores independentes. O anonimato da avaliação e do autor é assegurado durante todo o processo de avaliação em regime de dupla avaliação cega.

Os membros da Comissão Científica emitem os respetivos pareceres no sentido da aceitação ou da recusa do artigo a publicar, da sua reformulação ou da sua recusa e comprometem-se a preencher e assinar o formulário de avaliação em vigor da revista. Os aspetos mais valorizados no processo de avaliação dos artigos assenta na adequação dos textos à temática e ao(s) domínio(s) proposto(s), à originalidade e pertinência dos artigos, à atualidade da bibliografia e à sua utilização, à pertinência da(s) abordagem(ns) metodológicas, à qualidade da redação e à conformidade com as normas editoriais. Os avaliadores deverão comunicar quaisquer publicações relevantes que não tenham sido citadas pelos autores.

Os avaliadores deverão garantir a confidencialidade do processo de avaliação e a apreciação dos artigos de maneira objetiva e imparcial.

Os avaliadores recusarão automaticamente qualquer texto que não respeite o código de propriedade intelectual.

Os avaliadores serão obrigados a rever quaisquer conflitos de interesse com investigação, os autores ou as fontes de financiamento da investigação.

Diretivas em caso de invalidação ou correção dos artigos

Em caso de conduta incorreta, real ou presumida, o Diretor de Carnets é responsável pela resolução do problema. Deverá trabalhar em colaboração com os membros da Comissão Editorial e da Comissão Científica e os avaliadores externos.
Qualquer documento importante bem como a correspondência trocada relativa ao artigo devem ser conservados.

Em caso de conduta incorreta detetada ou assinalada, o Diretor da revista deverá contatar o autor e/ou a publicação em questão. O autor do artigo em questão terá a oportunidade de responder à queixa, à alegação ou de se pronunciar sobre o diferendo.

A Direção tratará dos casos em questão de acordo com as recomendações do COPE em situação de conduta indevida comprovada ou presumida, ou de correções exigidas. Serão sempre envidados esforços no sentido de distinguir erro humano de fraude intencional.

Acesso, licenças e arquivo

Os artigos são publicados em regime de livre acesso. Não são exigidos quaisquer custos de assinatura ou de pagamento à vista.

Todo o material publicado pela Carnets é disponibilizado sob os termos da licença internacional Creative Commons Attribution - /não é utilizado para fins comerciais/Pas d’Utilisation Commerciale - Pas de Modification/Não sujeito a modificações / 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).
Todo o conteúdo da Revista é arquivado em vários exemplares pela OpenEdition, uma editora de livros e revistas online. Se a Carnets deixar de ser publicada, a OpenEdition manterá um acesso gratuito e continuará a disponibilizar todos os arquivos disponíveis em linha.

  • Logo Latindex
  • Logo DOAJ – Directory of Open Access Journals
  • Logo APEF – Association portugaise d’études françaises
  • OpenEdition Journals
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search