Navegação – Mapa do site

Início

Apresentação

A revista Cadernos de Estudos Africanos é uma publicação do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) especializada em temáticas africanas. Aberta à comunidade científica internacional que trabalha nas áreas das Ciências Sociais e Humanas sobre este continente, apostando na internacionalização, na inter e multidisciplinaridade, publica artigos originais em quatro línguas (português, inglês, espanhol e francês). Os artigos são seleccionados pela Comissão Editorial e através de um rigoroso sistema de arbitragem por pares em regime de anonimato. A revista Cadernos de Estudos Africanos tem tido desde o seu primeiro número, datado de Julho de 2001, uma publicação regular e semestral.  

A partir do dia 1 de novembro de 2020, a revista não aceita artigos avulsos. Todos os artigos devem ser submetidos no âmbito de chamadas para os números temáticos, disponíveis no site da revista.

 


 

Último número online
40 | 2020
Ativismos em África

Notas da redacção

O presente número temático é o resultado da persistência e da perseverança dos ativismos no continente africano e da crescente consciencialização da academia no estudo destes movimentos de transformação social. O termo “ativismo” tem sido uma das expressões mais marcantes para designar as formas de manifestação pública dos atores sociais, singulares e coletivas, das últimas décadas. O conceito tem sido projetado quer para os campos de ação política stricto sensu, como forma de designar atores que se inscrevem no campo político-partidário, mas também, lato sensu, para designar formas de mobilização e participação de grupos sociais que defendem e promovem direitos cívicos. De uma forma global, com a publicação deste número temático, pretende-se demonstrar como as performances sociopolíticas nos diferentes contextos em África geraram movimentos de protesto que, por sua vez, têm provocado várias lutas na paisagem democrática, nas transformações dos sistemas políticos.

  • Logo Centro de Estudos Internacionais
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • OpenEdition Journals
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search