Navegação – Mapa do site

InícioA revista Cadernos de Estudos Afr...Ética

Ética

Code d'éthique
Publication Ethics

Os Cadernos de Estudos Africanos estão empenhados em seguir as melhores práticas em matéria de ética, erros e retrações. A prevenção da má prática de publicação é uma das responsabilidades importantes da Comissão Editorial. Qualquer tipo de comportamento antiético é inaceitável, e os Cadernos de Estudos Africanos não toleram plágio sob qualquer forma. Os autores que submetem artigos aos Cadernos de Estudos Africanos afirmam que o conteúdo do manuscrito é original. Além disso, garantem que o seu artigo não foi publicado em qualquer outro lugar, em qualquer língua, no todo ou em parte, nem está a ser revisto para publicação em qualquer lugar. 

Os deveres a seguir descritos para editores, autores e revisores baseiam-se no Código de Conduta do COPE para Editores de Revistas e nas Recomendações da Elsevier

Deveres do Editor:  

  1. Decisões de publicação: Com base no relatório de revisão da Comissão Editorial, o editor pode aceitar, rejeitar ou solicitar modificações ao manuscrito. 

  2. Revisão de manuscritos: O editor deve garantir que cada manuscrito é inicialmente avaliado pelo editor quanto à originalidade, utilizando para o efeito um software adequado (SafeAssign da Blackboard). Depois de passar este teste, o manuscrito é enviado a dois revisores para uma revisão por pares duplamente cega, cada um dos quais fará uma recomendação para aceitar, rejeitar ou modificar o manuscrito. O período de revisão será de até 30 dias. 

  3. Fair Play: O editor deve garantir que cada manuscrito recebido pela revista seja revisto pelo seu conteúdo intelectual, independentemente do sexo, género, raça, religião, cidadania, etc. dos autores. 

  4. Confidencialidade: O editor deve garantir que a informação relativa aos manuscritos submetidos pelos autores é mantida confidencial. 

  5. Divulgação e conflitos de interesse: O editor da revista não utilizará materiais não publicados divulgados num manuscrito submetido para a sua própria investigação sem o consentimento escrito do autor. 

Deveres do Autor:  

  1. Normas de comunicação: Os autores devem apresentar uma descrição exata da sua investigação original, bem como uma discussão objetiva do seu significado. Os manuscritos seguirão as normas de submissão da revista (ver Normas de Publicação em português ou em inglês). 

  2. Originalidade: Os autores devem assegurar-se de que escreveram um trabalho inteiramente original. 

  3. Publicações múltiplas, redundantes ou simultâneas: O autor não deve submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista ao mesmo tempo. Espera-se também que o autor não publique manuscritos redundantes ou manuscritos que descrevam a mesma investigação em mais do que uma revista. 

  4. Reconhecimento das fontes: Os autores devem reconhecer todas as fontes de dados utilizadas na investigação e citar publicações que tenham sido influentes no trabalho de investigação. 

  5. Autoria do artigo: A autoria deve ser limitada àqueles que contribuíram significativamente para a conceção, desenho, execução ou interpretação do estudo relatado. Outros autores que tenham contribuído de forma significativa devem ser listados como co-autores. Os autores devem também assegurar-se de que todos os autores viram e concordaram com a versão submetida do manuscrito e com a inclusão dos seus nomes como co-autores. 

  6. Acesso e conservação de dados: Os autores devem fornecer dados em bruto relacionados com o seu manuscrito para revisão editorial e devem conservar esses dados. 

  7. Divulgação de apoio financeiro: As fontes de apoio financeiro, se existirem, devem ser claramente divulgadas. 

  8. Erros fundamentais em trabalhos publicados: Se, em qualquer altura, o autor descobrir um erro ou inexatidão significativos no manuscrito apresentado, esse erro ou inexatidão deve ser comunicado ao editor. 

Deveres dos Revisores  

  1. Confidencialidade: As informações relativas aos manuscritos apresentados pelos autores devem ser mantidas confidenciais e tratadas como informação privilegiada. 

  2. Reconhecimento das fontes: Os revisores de manuscritos devem certificar-se de que os autores reconheceram todas as fontes de dados utilizadas na investigação. Qualquer tipo de semelhança ou sobreposição entre os manuscritos em análise ou com qualquer outro trabalho publicado de que o revisor tenha conhecimento pessoal deve ser imediatamente comunicado ao editor. 

  3. Padrões de objetividade: A revisão dos manuscritos submetidos deve ser feita de forma objetiva e os revisores devem expressar os seus pontos de vista claramente com argumentos de apoio. 

  4. Prontidão: No caso de um revisor considerar que não lhe é possível concluir a revisão do manuscrito dentro do prazo estipulado, essa informação deve ser comunicada ao editor, para que o manuscrito possa ser enviado a outro revisor. 

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search