Navegação – Mapa do site

InícioA revista Cadernos de Estudos Afr...Sobre

Sobre

A propos de la revue
Sobre la revista
About

Cadernos de Estudos Africanos é uma revista científica publicada pelo Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte). Centrada na África subsariana, a revista acolhe contribuições da comunidade científica internacional que trabalha no âmbito das ciências sociais e se especializa em Estudos Africanos. A revista está particularmente empenhada em alargar o âmbito internacional dos seus leitores e colaboradores. 

Atualmente dirigida por Clara Carvalho, a revista tem uma Comissão Editorial composta por investigadores de diferentes instituições académicas portuguesas e uma Comissão Científica internacional que inclui académicos reconhecidos mundialmente pelo seu trabalho na área dos Estudos Africanos. 

De acordo com as normas internacionais, os artigos são selecionados e examinados pela Comissão Editorial, seguido de um processo de revisão por pares efetuado por, pelo menos, dois avaliadores anónimos. Desde o seu primeiro número, em julho de 2001, os Cadernos de Estudos Africanos têm sido publicados numa base regular e semestral, com artigos em quatro línguas: português, inglês, espanhol e francês. 

A revista Cadernos de Estudos Africanos publica números especiais e organiza dossiers temáticos. Apenas os investigadores seniores (ou seja, os que possuem um doutoramento) podem apresentar propostas para estes números/dossiers à Comissão Editorial. Se a proposta for aceite, os investigadores organizadores devem trabalhar em estreita colaboração com a Comissão Editorial.  Especificamente, os investigadores devem (1) redigir uma chamada para apresentação de trabalhos; (2) avaliar os artigos como revisor principal; (3) escolher um revisor secundário e propô-lo à Comissão Editorial; (4) enviar os manuscritos recebidos ao revisor secundário e manter a Comissão informada sobre este processo; (5) enviar os pareceres à Comissão, que tomará a decisão final em caso de recomendações divergentes; (6) auxiliar na revisão dos artigos pelos autores; e (7) enviar as cópias finais à Comissão e aos editores da revista. 

Os autores que submetem os seus artigos e recensões fazem-no exclusivamente para os Cadernos de Estudos Africanos, conferindo simultaneamente o direito de indexação dos textos publicados em bases de dados nacionais e internacionais e o Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte) detém os direitos de autor de todos os materiais publicados. O conteúdo dos textos e as opiniões neles expressas, bem como a referência a figuras ou gráficos previamente publicados, são da exclusiva responsabilidade dos autores. 

História do Jornal  

Os Cadernos de Estudos Africanos, criados em julho de 2001, eram da responsabilidade da direção do Centro de Estudos Africanos. Os primeiros números foram dirigidos por Rui Mateus Pereira, e são hoje referências na história dos Estudos Africanos. Em 2008, a entrada de Ana Bénard da Costa para a direção da revista representou uma nova fase da publicação. Desde logo criou números temáticos específicos com call for papers dedicadas; instituiu uma secção de recensões bibliográficas; alargou o âmbito da revista para além dos temas e das áreas tratadas pelos investigadores do Centro de Estudos Africanos. Com o alargamento, em 2013, do Centro de Estudos Africanos passou a ser o Centro de Estudos Internacionais o editor da revista. Em 2016, a direção e os seus membros editoriais sofreram uma alteração, ficando como diretora Clara Caravalho.  

Esta publicação é financiada por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto estratégico UID/CPO/03122/2013.

Image 10000201000000C300000025A67B8FEB40AC078F.png

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search