Navegação – Mapa do site

Início

Apresentação

A revista Cadernos de Estudos Africanos é uma publicação do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) especializada em temáticas africanas. Aberta à comunidade científica internacional que trabalha nas áreas das Ciências Sociais e Humanas sobre este continente, apostando na internacionalização, na inter e multidisciplinaridade, publica artigos originais em quatro línguas (português, inglês, espanhol e francês). Os artigos são seleccionados pela Comissão Editorial e através de um rigoroso sistema de arbitragem por pares em regime de anonimato. A revista Cadernos de Estudos Africanos tem tido desde o seu primeiro número, datado de Julho de 2001, uma publicação regular e semestral.  

A partir do dia 1 de novembro de 2020, a revista não aceita artigos avulsos. Todos os artigos devem ser submetidos no âmbito de chamadas para os números temáticos, disponíveis no site da revista.

 


 

Último número online
42 | 2022
O processo de paz do conflito de Casamansa

Notas da redacção

Este número temático dos Cadernos de Estudos Africanos reúne algumas contribuições dos participantes na Conferência Internacional “O Processo de Paz do Conflito de Casamansa”, realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2019 no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, cujo objetivo foi debater e partilhar experiências e contribuir para as estratégias de paz. A significativa audiência académica multidisciplinar e de líderes associativos ajudou a enriquecer o debate sobre a problemática do conflito e do processo de paz de Casamansa, em que foram analisados os seguintes temas: 

- O conflito de Casamansa: comparações e perspetivas; 

- O conflito, as dimensões transfronteiriças e o jogo das potências externas; 

- Dimensões étnicas, religiosas e culturais do conflito; 

- O papel das mulheres e das organizações da sociedade civil na construção da paz e a defesa do meio ambiente em Casamansa; 

- Os pontos mortos e os silêncios na literatura sobre o conflito de Casamansa; 

- O jogo de interesses dos protagonistas (MFDC e Estado): procuram eles a paz? Uma mediação é possível? A tentativa da Comunidade de Sant’Egídio;

- O conflito e os recursos naturais: desafios e consequências.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search