Santa Cruz del Islote, ilha mais densamente povoada no mundo
Texte intégral
1A pequena ilha de Santa Cruz del Islote, localizado a sudoeste de Cartagena de Indias, na Colômbia tem uma das maiores densidades populacionais do mundo: com 1 247 habitantes em uma área de um hectare ela é de 124 700 habitantes por km2.
Figura 1 Santa Cruz del Islote

http://unusualplaces.org/santa-cruz-del-islote-a-brand-new-way-of-living/
2Localizado a 9°47'09" de latitude Norte e 75°51'33" de longitude Oeste, este recife é parte do arquipélago de San Bernardo (com as ilhas Tintipán, Mucura, Palma, Santa Cruz e Mangle), a duas horas de lancha ao sudoeste de Cartagena (Figura 2).
3De acordo com a lenda local, pescadores da cidade costeira de Barú, a cerca de 50 quilômetros de distância, tropeçaram com Islote enquanto procuravam novas águas para pescar. Ao contrário das outras nove ilhas do arquipélago, diz a história, Islote não tem mosquitos devido à sua localização (pois os ventos vêm de todas as direções), e decidiram estabelecer alí um acampamento.
4Hoje a ilha está totalmente ocupada, o único espaço livre é um pátio que tem o tamanho de um campo de ténis. Tem tão pouco espaço livre que outra ilha vizinha é usada para enterrar os mortos de Islote.
Figura 3 Vista geral da ilha

https://www.hotelpoblado.com/2017/04/05/islote-santa-cruz/ et https://www.thestar.com/news/world/2013/01/05/how_people_live_on_the_most_crowded_island_on_earth.html
5As casas são pintadas em cores brilhantes, mas as ruas são estreitas, a rua principal (chamada calle del Adiós) tem apenas 15 metros de comprimento e o campo de futebol apenas 15 m de comprimento por 6 m.
6Os ilhéus não trabalham na ilha, eles são pescadores ou têm que ir para as ilhas vizinhas ou para o continente. Eles dependem para a sua sobrevivência de um fluxo constante de turistas, que viajam 90 minutos em barcos turísticos diários do continente para ilhas vizinhas no arquipélago. Muitos navegam diariamente para a ilha adjacente de Múcura para trabalhar em seus resorts de luxo ou oferecem passeios de pesca, snorkel ou mergulho. Outros levam diariamente peixe para restaurantes e fornecedores no continente.
Figura 5 Viajando para outras ilhas

Photo Lucas Zanetti, http://dailygeekshow.com/colombie-ile-population/
7A eletricidade só é disponível algumas horas por dia graças a um gerador. Não há sistema de esgoto ou água corrente, é a Marinha colombiana que traz água cada três semanas. Os ilhéus estão sempre lutando por serviços básicos, não tem médico na ilha, o único serviço oferecido pelo Estado é uma escola frequentada por cerca de 80 crianças, muito necessária já que 60% da população é composta de crianças.
8A apesar de todos estes problemas, as pessoas gostam de sua ilha, por ela ser muito tranquila. “A vida aqui é calma e deliciosa”, diz Juvenal Julio, um instrutor de mergulho de 66 anos, descendente dos fundadores da Islote. “Nós não temos violência, não precisamos de polícia, todos nos conhecemos e nós apreciamos nossos dias aqui”.
Figura 7 Uma família descascando caranguejos

http://fwtmagazine.com/im-over-50-is-it-too-late-to-become-a-travel-writer
9A superpopulação da ilha é um efeito relativo, principalmente devido ao seu pequeno tamanho, outras ilhas ao redor do mundo reúnem populações muito maiores:
10Île Saint-Louis (França): 2.465 habitantes
11Île Fadiouth (Sénégal): 9.000 habitantes
12Ebeye Island (Islas Marshall): 15.000 habitantes
13Malé (Maldivas): 103.693 habitantes
14Manhattan (Estados Unidos): 1.585.873 habitantes
15Mumbai/Salsette Island (India): 13.175.000 habitantes
http://adictamente.blogspot.com.br/2015/06/islas-superpobladas.html

http://adictamente.blogspot.com.br/2015/06/islas-superpobladas.html , https://en.wikipedia.org/wiki/Mal%C3%A9 et https://overtnyc.com/and-we-would-walk-five-hundred-miles-of-manhattan/
De alto para baixo e de esquerda para a direita Fadiouth (Sénégal), Malé (Maldivas, Île Saint Louis (França) et Manhattan (Estados Unidos).
16Sources
19https://fr.wikipedia.org/wiki/Santa_Cruz_del_Islote
21https://www.hotelpoblado.com/2017/04/05/islote-santa-cruz/
22http://jonathanadamsphotography.com/inspire/santa-cruz-del-islote/
Table des illustrations
Haut de pagePour citer cet article
Référence électronique
Modesto Capataz, « Santa Cruz del Islote, ilha mais densamente povoada no mundo », Confins [En ligne], 32 | 2017, mis en ligne le 08 septembre 2017, consulté le 02 mars 2021. URL : http://journals.openedition.org/confins/12173 ; DOI : https://doi.org/10.4000/confins.12173
Haut de pageDroits d’auteur
Confins – Revue franco-brésilienne de géographie est mis à disposition selon les termes de la licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.