Navigation – Plan du site
Dossiê Imagens plurais da cidade, séculos XIX-XXI

O dossiê: “Imagens plurais da cidade, séculos XIX-XXI”

Le dossier :« Images plurielles de la ville, XIXe-XXIe siècles »
The: “Plural images of the city, 19th-21st centuries” folder
Fernanda Padovesi Fonseca, Eliane Kuvasney et Damien Petermann

Texte intégral

1Ao invés de apresentar os trabalhos do dossiê, o que será feito na sequência pelos organizadores do evento, vou me ater às origens do colóquio « Images plurielles de la ville, XIXe-XXIe siècles » ocorrido em fevereiro de 2017 na cidade de Lyon, França.

  • 1 Eliane KUVASNEY, doutora em geografia (2017), PPGH, Universidade de São Paulo, Carolina MORETTI FON (...)
  • 2 O grupo foi montado a partir da chamada de “projets juniors 2015”, daquela universidade que, “visan (...)

2Em 2015, um grupo de cinco doutorandos1 da Université de Lyon e da Universidade de São Paulo criou o grupo de pesquisa júnior Imago image(s) de la ville, com apoio da Université Jean Moulin Lyon 32, com o objetivo de organizar jornadas de estudos, seminários e colóquios internacionais para discutir a imagem da cidade de forma interdisciplinar. O que estava por trás disso eram suas respectivas pesquisas doutorais que tratavam de questões relativas à imagem da cidade construída pelos diversos atores sociais, de forma que organizar encontros e discussões interdisciplinares sobre o tema os ajudaria em suas pesquisas individuais, ao mesmo tempo que criaria bases para uma rede de pesquisa sobre o tema. Outro fato que contribuiria para isso é que o grupo era composto por três brasileiros, um francês e uma ucraniana, de áreas distintas como a geografia, a história da arte e o direito, o que garantiria uma rede de contatos internacional e interdisciplinar.

  • 3 O dossiê com as pesquisas desenvolvidas neste convênio está publicado nos números 64 e 65 da Revist (...)

3É importante lembrar que três dos cinco doutorandos se conheceram através do convênio USP-COFECUB, do qual faziam parte. Este convênio aconteceu entre 2014 e 2016 entre a Universidade de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em História Social, Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica da Cátedra Jaime Cortesão, Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana – FFLCH; Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU; e Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros – IEB) e a Université Jean Moulin Lyon 3 (Département de Géographie-Aménagement du Territoire), e foi denominado “Dinâmicas de urbanização e representações espaciais: abordagem geo-histórica dos territórios com Sistemas de Informação Geográfica (SIG)”. Apesar de o convênio ter sido prematuramente encerrado em 2016 pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, nos seus dois anos de existência foi possível, não só o desenvolvimento das pesquisas conjuntas sobre a cartografia da cidade e do urbano3, mas também os contatos entre os pesquisadores, e o grupo de doutorandos passa a utilizar as oportunidades de encontro propiciadas pelas atividades de intercâmbio para discutir e organizar jornadas de estudos e seminários interdisciplinares sobre a imagem da cidade.

4Essas jornadas de estudos iniciaram com um seminário internacional, em São Paulo, em agosto de 2015, com o apoio do PPGH-USP, intitulado “Imagens e discursos sobre a cidade. Construção e mobilização das representações urbanas em dois exemplos: Lyon e São Paulo”, onde pesquisadores de diferentes unidades da USP, do Arquivo Público Municipal e da Université Jean Moulin discutiram sobre a imagem da cidade no cinema, na fotografia, nas publicações turísticas e nos mapas, além daquelas produzidas pelo mercado imobiliário e pela toponímia local. Em Lyon, três jornadas de estudo foram organizadas: a primeira tratando de questões epistemológicas, em setembro de 2015 (Image(s) de la ville : réflexions épistémologiques et pluralité scientifique); em março de 2016 sobre abordagens metodológicas (Interroger l’image : approche de terrain, l’exemple de Kharkiv –Ukraine) e, em outubro de 2017 sobre a interdisciplinaridade na pesquisa (Regards croisés de la jeune recherche). No Rio de Janeiro, aproveitando o ambiente pré-jogos olímpicos e as questões sociais e políticas que envolviam esse mega-evento, foi organizado, em maio de 2016, o seminário “Rio de janeiro: imagens de uma cidade olímpica”, na faculdade de Direito da UFRJ.

5Uma rede de pesquisadores da imagem da cidade estava sendo construída com esses eventos, mas era preciso organizar um evento com chamada internacional, de forma que outros pesquisadores fossem incorporados a ela. Assim, o Colóquio Internacional Images plurielles de la ville, XIXe-XXIe siècles foi organizado em Lyon, em fevereiro de 2017. De um total de mais de quarenta trabalhos inscritos para dois dias de colóquio, foram escolhidas 20 comunicações, numa perspectiva comparativa e de pluralidade científica. Os principais temas tratados foram a imagem turística, a diversidade das formas de representação do urbano (plantas, selos, fotografias, sacolas plásticas, vitrines...) e a mudança da imagem dominante, pelo marketing territorial, além de estudos que envolvem as dimensões olfativa e auditiva do urbano. Para este dossiê foram escolhidos seis trabalhos lá apresentados, na tentativa de evidenciar o plural quando se trata dos estudos da imagem da cidade.

6Espero que os objetivos do colóquio sejam atingidos com a publicação deste dossiê, a partir da rica discussão da diversidade imagética que apresenta e representa as cidades.

Haut de page

Notes

1 Eliane KUVASNEY, doutora em geografia (2017), PPGH, Universidade de São Paulo, Carolina MORETTI FONSECA, doutoranda em geografia, UMR 5600 EVS, cotutela Université Jean Moulin Lyon 3/Universidade de São Paulo, Nataliia MOROZ, doutoranda em geografia, UMR 5600 EVS, cotutela Université Lumière Lyon 2/Université Nationale d’Économie de Kharkiv (Ucrânia), Damien PETERMANN, doutorando em geografia, UMR 5600 EVS, Université Jean Moulin Lyon 3, responsável pelo projet junior IMAGO - Image(s) de la ville, Marcos Vinicius TORRES, doutorando em direito, Centre de Droit de la Famille, Université Jean Moulin Lyon 3.

2 O grupo foi montado a partir da chamada de “projets juniors 2015”, daquela universidade que, “visando estimular a criatividade científica e o espírito de iniciativa dos doutorandos”, tinha o objetivo de prepará-los “para uma futura carreira no ensino superior e na pesquisa” (cf. appel a projet labo jr 2015).

3 O dossiê com as pesquisas desenvolvidas neste convênio está publicado nos números 64 e 65 da Revista do Instituto de Estudos brasileiros: http://www.ieb.usp.br/category/publicacoes/revista-do-ieb/

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Fernanda Padovesi Fonseca, Eliane Kuvasney et Damien Petermann, « O dossiê: “Imagens plurais da cidade, séculos XIX-XXI” », Confins [En ligne], 36 | 2018, mis en ligne le 02 juillet 2018, consulté le 20 juillet 2018. URL : http://journals.openedition.org/confins/14188

Haut de page

Auteurs

Fernanda Padovesi Fonseca

Departamento de Geografia, USP/FFLCH, ferpado@usp.br

Eliane Kuvasney

PPGH, USP/FFLCH, ekuvas@gmail.com

Articles du même auteur

Damien Petermann

Doctorant en géographie, Université Jean Moulin Lyon 3, responsable du projet junior IMAGO - Image(s) de la ville, damien.petermann@yahoo.fr

Haut de page

Droits d’auteur

Licence Creative Commons
Confins – Revue franco-brésilienne de géographie est mis à disposition selon les termes de la licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.

Haut de page
  • Logo Revue soutenue par l’Institut des sciences humaines et sociales du CNRS
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Logo Index Latindex
  • Logo IHEAL (Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine)
  • Logo CREDA (Centre de recherche et de Documentation sur les Amériques)
  • Logo USP (Universidade de São Paulo)
  • OpenEdition Journals