Navigation – Plan du site

AccueilNuméros43Dossiê AmazonasDossiê Amazonas

Dossiê Amazonas

Dossiê Amazonas

Dossier Amazonas
Amazonas file
Thiago Oliveira Neto et Ricardo Jose Batista Nogueira

Entrées d’index

Index géographique :

Amazonas
Haut de page

Texte intégral

1O dossiê Amazonas é composto por oito textos que abarcam diversas temáticas sobre os processos e as problemáticas que ocorrem no maior estado da federação. O desenvolvimento das pesquisas e a reunião destas em uma edição dessa revista tornou-se um desafio, o primeiro pelas dificuldades e adversidades que os mestrandos e os professores tiveram, a rigor, fazer pesquisa numa fração territorial onde o acesso às comunidades e as outras cidades requerem dedicação, tempo para as longas viagens e fôlego para a realização das pesquisas. Além disso, é essencial o aporte de recursos das agências de fomento, que foram e continuam sendo um elemento fundamental para o desenvolvimento das pesquisas, que são imprescindíveis para custear as atividades de campo e viabilizar o acesso aos recursos bibliográficos.

2Os textos que compõem esse dossiê são oriundos da produção dos professores e discentes (ingressos e egressos) do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Parte da produção corresponde aos projetos de pesquisa financiados pelas agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPEAM) via bolsas de pesquisa aos mestrandos.

3Os textos recebidos estão centrados em: análise da Região Metropolitana de Manaus na perspectiva estruturalista e lefebvriana; no que tange aos aspectos físicos denota-se textos sobre o padrão e tendências de precipitação pluviométricas; neotectônica e geomorfologia ao longo de uma rodovia entre Manaus e Presidente Figueiredo; colônias agrícolas no baixo rio Amazonas; o modo de vida camponês e identidade indígena em uma comunidade no médio rio Negro; os transportes no estado do Amazonas e as particularidades dos modais fluvial, rodoviário e aéreo; o acesso geográfico aos serviços públicos de saúde e o deslocamento das pessoas para as áreas urbanas.

4Cada texto apresenta um conjunto de reflexões que os autores construíram de forma inédita e com estabelecimento de uma articulação teórica e empírica oriundo de uma prática do oficio do trabalho dos geógrafos. Obviamente que nem os autores e nem os organizadores tiveram como propósito abarcar todas as discussões geográficas possíveis de serem feitas dentro do recorte territorial Amazonas, mas foi possível reunir oito discussões que abordam uma diversidade de reflexões, metodologias e aportes teóricos que permitem aos leitores compreender algumas dinâmicas no maior estado da federação.

5Por fim, os organizadores do dossiê dedicam a publicação ao professor Dr. José Aldemir de Oliveira, que faleceu em 22/11/2019 e que sempre apoiou as atividades dos discentes do curso de graduação e de pós-graduação em geografia, assim como apoiou a publicação do dossiê.

Homenagem

6Professor Aldemir deixou uma história repleta de contribuições para ciência brasileira, em especial para geografia, atuando como professor e orientador de iniciação científica, monografia, mestrado e doutorado; entrou para o quadro de professores do departamento de geografia no ano de 1985; foi o primeiro amazonense formado em geografia pela Universidade do Amazonas-UA (Atual Ufam) a obter o título de doutor em Geografia em 1994, sob a orientação da professora Ana Fani na Universidade de São Paulo-USP com a tese intitulada: Cidades na Selva: urbanização das amazonas; em 1998 defendeu sua segunda tese intitulada: Manaus de 1920-1967: a cidade doce e dura em excesso para obtenção do título de professor titular do departamento de geografia; foi professor dos programas de pós-graduação: Ciências e Sustentabilidade na Amazônia; Sociedade e Cultura na Amazônia; e Geografia; ocupou o cargo de presidente da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (Secti-AM), ajudou a criar e foi o primeiro presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM; foi fundador e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia-NEPECAB; foi reitor da Universidade do Estado do Amazonas-UEA; por fim, assumiu a coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFAM entre 2015-2017.

7Professor Aldemir acreditava no potencial dos discentes e docentes do curso de graduação e de pós-graduação em geografia do Amazonas.

José Aldemir de Oliveira

José Aldemir de Oliveira

Professor, amigo, poeta, intelectual, incentivador.

8Textos:

9A geografia como produção das dimensões política, jurídica e ideológica: imbricação triádica estrutural da região metropolitana de Manaus. Autor: Marcos Castro de Lima

10Novas determinações do processo de reprodução do espaço da metrópole Manauara (Amazonas-Brasil). Autor: Eduardo Henrique Freitas Braga

11Anos-padrão e tendências da precipitação pluvial na região do Médio Solimões, Amazonas, Brasil; Autores: Natacha Cíntia Regina Aleixo; João Cândido André da Silva Neto

12Neotectônica no Amazonas: análise geomorfológica-geológica na BR 174. Autores: Deivison Carvalho Molinari; Daniella Paiva de Carvalho

13Geografia das colônias agrícolas no médio rio Amazonas, município de Urucará-Am. Autores: Arenilton Monteiro Serrão; Manuel de Jesus Masulo da Cruz

14Modo de vida camponês e identidade indígena na comunidade Dom Pedro II, em Barcelos, Amazonas (Brasil). Autores: Talita Pedrosa Vieira de Carvalho Benfica; Martha Benfica do Nascimento de Carvalho; Antônio Carlos Witkoski.

15Os transportes e as dinâmicas territoriais no Amazonas. Autores: Thiago Oliveira Neto; Ricardo Jose Batista Nogueira.

16O acesso geográfico à saúde no triângulo fluvial do setor central da Amazônia. Autoras: Larissa Cristina Cardoso dos Anjos; Adoréa Rebello da Cunha Albuquerque.

Haut de page

Table des illustrations

Titre José Aldemir de Oliveira
Légende Professor, amigo, poeta, intelectual, incentivador.
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/24992/img-1.png
Fichier image/png, 195k
Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Thiago Oliveira Neto et Ricardo Jose Batista Nogueira, « Dossiê Amazonas »Confins [En ligne], 43 | 2019, mis en ligne le 16 décembre 2019, consulté le 13 juin 2021. URL : http://journals.openedition.org/confins/24992 ; DOI : https://doi.org/10.4000/confins.24992

Haut de page

Auteurs

Thiago Oliveira Neto

Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo-USP, thiagoton91@live.com

Articles du même auteur

Ricardo Jose Batista Nogueira

Professor na Universidade Federal do Amazonas-UFAM, nogueiraricardo@uol.com.br

Articles du même auteur

Haut de page

Droits d’auteur

Licence Creative Commons
Confins – Revue franco-brésilienne de géographie est mis à disposition selon les termes de la licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.

Haut de page
  • Logo Revue soutenue par l’Institut des sciences humaines et sociales du CNRS
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Logo Index Latindex
  • Logo IHEAL (Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine)
  • Logo CREDA (Centre de recherche et de Documentation sur les Amériques)
  • Logo USP (Universidade de São Paulo)
  • OpenEdition Journals
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search