O site Geoimage, imagens para os geógrafos
- Cet article est une traduction de :
- Le site Geoimage, des images pour géographes []
Texte intégral
1O site GéoImages (https://geoimage.cnes.fr/fr) é o resultado de um acordo entre o CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais, com sede em Toulouse) e o Ministério da Educação Nacional da França, graças ao trabalho do grupo de história e geografia da Inspeção Geral.
2Oferece imagens de satélite da França e do mundo, de acesso aberto e gratuito em alta definição, disponíveis para download direto, acompanhadas de textos explicativos acessíveis e de qualidade. GéoImages privilegia temas úteis para professores:
-
Mar, ilhas e costas
-
Cidades e crescimento urbano ao redor do mundo
-
Montanhas e terras altas
-
Mundos rurais e campos
-
Sistemas produtivos
-
Geopolíticas
-
Desertos e baixas densidades
3Como o site indica, as imagens de satélite se tornaram essenciais em muitas práticas profissionais e pessoais. Seu uso em um contexto educacional é agora comum e é por isso que o CNES, em colaboração com o Ministério da Educação Nacional, desenvolveu este site.
4O objetivo é treinar alunos, professores e seus alunos, apresentando-lhes imagens adquiridas nos satélites Pléiades, Spot, Sentinel e Venµs. Estas imagens são acompanhadas por um dossiê científico desenvolvido em colaboração com professores do ensino médio e superior, especialistas na área em questão.
5Uma visão principal, geralmente acompanhada de zooms temáticos, permite explorar diferentes tipos de temas e territórios:
-
Imagens em destaque
-
Países, regiões, continentes
-
Dossiês temáticos
-
Dossiês para concursos
-
Dossiês por programa escolar
-
Dossiês em idiomas estrangeiros (inglês e espanhol)
-
Propostas educacionais
-
Boletins da Géoimage
6Como Confins é uma revista franco-brasileira, escolhemos imagens desses dois países
Imagens do Brasil
Manaus, cidade de águas no coração da Amazônia
https://geoimage.cnes.fr/fr/geoimage/bresil-manaus-villes-deaux-au-coeur-de-lamazonie
Esta imagem de Manaus, nas margens do Rio Negro, foi capturada por um satélite Sentinel-2 em 29 e 31 de agosto de 2019. É uma imagem colorida em cores naturais de resolução nativa em 10m.
São Paulo: uma megalópole tropical
https://geoimage.cnes.fr/fr/geoimage/bresil-sao-paulo-une-megalopole-tropicale
Esta imagem de São Paulo, foi tirada pelo satélite Sentinel 2A em 30 de agosto de 2019. É uma imagem em cores natural com resolução nativa de 10m.
7No caso de São Paulo, foram feitos zoom em quatro distritos
Brasília : de zero a três milhões de habitantes em sessenta anos
https://geoimage.cnes.fr/fr/geoimage/brasilia-de-zero-trois-millions-dhabitants-en-soixante-ans
Esta imagem foi tirada pelo micro-satélite Venµs (monitoramento de vegetação e meio ambiente em um novo micro-satélite), em 19 de agosto de 2018 (todos os direitos reservados Venµs © CNES 2018).
Esta imagem foi tirada por um satélite Pléiades em 2011. É uma imagem em cores naturais, com resolução nativa de 0,70m, reamostrada em 0,5m
Algumas belas fotos da França
Esta imagem foi tirada por um satélite Pléiades em 16/05/2016. Esta é uma imagem colorida natural, com uma resolução nativa de 0,70m, reamostrada em 0,5m.
A baía de Arcachon, o "pequeno mar" da costa atlântica da Aquitânia, um ambiente único que enfrenta os desafios do desenvolvimento sustentável.
Esta imagem foi tirada por um satélite Pléiades em 02/03/2012. Esta é uma imagem colorida natural, com resolução nativa de 0,70m, reamostrada a 0,5m
O Mont-Saint-Michel na sua baía
Esta imagem foi tirada por um satélite Pléiades em 20/04/2017. Esta é uma imagem colorida natural, com uma resolução nativa de 0,70m, reamostrada em 0,5m.
Esta imagem foi tirada por um satélite Pléiades em 20/06/2015. Esta é uma imagem colorida natural, com uma resolução nativa de 0,70m, reamostrada em 0,5m.
Table des illustrations
Haut de pagePour citer cet article
Référence électronique
Gustave Fulgence, « O site Geoimage, imagens para os geógrafos », Confins [En ligne], 46 | 2020, mis en ligne le 28 juin 2020, consulté le 13 septembre 2024. URL : http://journals.openedition.org/confins/31397 ; DOI : https://doi.org/10.4000/confins.31397
Haut de pageDroits d’auteur
Le texte seul est utilisable sous licence CC BY-NC-SA 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
Haut de page