Editorial do número 46
- Traduction(s) :
- Editorial du numéro 46 [fr]
Texte intégral
1Esta edição 46 de Confins aparece apenas um mês após o número 45 porque tivemos que aumentar o número de edições anuais para acompanhar o fluxo de propostas de artigos (atualmente temos 99 em avaliação ou - uma vez avaliadas - de publicação). Ela é notável por quatro registros que fortalecem o caráter franco-brasileiro da Revista.
Traduções
2Caracteriza-se, em primeiro lugar, pela inclusão no site da revista de duas novas traduções resultantes da colaboração com o programa de pós-graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, colaboração coordenada por Patrícia Chittoni Ramos Reuillard, professora do Departamento de Línguas Modernas. Nossos leitores que não leem o francês (ou leem com dificuldades) poderão ler os seguintes artigos em português:
-
“Conflitos e organização do espaço público em processo de decisão na França e no Brasil: a negociação em áreas protegidas”, tradução de « Conflits et organisation de l’espace public dans les processus décisionnaires en France et au Brésil: la négociation d’aires protégées » de Véronique Van Tilbeurgh e Guilherme Borges da Costa, tradução de Karoline Lima e revisão de Patricia Chittoni Ramos Reuillard. As duas versões do artigo estão agora disponíveis na edição 29 da revista, nos seguintes endereços: http://journals.openedition.org/confins/11492 e http://journals.openedition.org/confins/31607 .
-
“Os aspectos originais da geografia da França”, tradução de « Les caractères originaux de la géographie de la France », de Jean-Robert Pitte, na tradução de Guilherme Duarte (UFRGS), também revisada por Patricia Chittoni Ramos Reuillard. As duas versões do artigo estão agora disponíveis na edição 44 da revista, nos seguintes endereços: http://journals.openedition.org/confins/25982 e http://journals.openedition.org/confins/25982 .
- 1 Confins 34 | 2018, http://journals.openedition.org/confins/12826
3Informamos ainda que um livro, também franco-brasileiro, que foi objeto de uma resenha de Mateus de Almeida Prado Sampaio1, Agricultura e uso agrícola e espaços rurais na globalização, organizado por Eve-Anne Bühler , Martine Guibert e Valter Lúcio de Oliveira publicado na base institucional aberta Scielo, na sua totalidade nos formatos pdf e Epub, assim como cada um dos capítulos em pdf. Pode ser acessado em http://books.scielo.org/id/3k9jk .
4Finalmente - e esta é uma inovação pela qual agradecemos ao fundador e incansável Pierre Verluise - uma versão francesa do artigo “Fatores associados à difusão da epidemia de Covid-19”, que abre esta edição, será publicada nos próximos dias em na revista francesa de geopolítica Diploweb (https://www.diploweb.com/) sob o título « Facteurs associés à la propagation de l'épidémie de Covid-19 au Brésil ».
O número 46
5Após o artigo citado, o número inclui textos que poderiam ser descritos como sendo de geografia regional, humana e física, se essa distinção antiga não fosse hoje amplamente obsoleta. Em qualquer caso, nesta revista, consideramos que qualquer abordagem regional, humana ou cultural deve levar em conta as potencialidades, restrições e riscos do meio ambiente, e que qualquer abordagem física apenas pode avaliá-las em relação aos grupos humanos que ocupam e transformam o território estudado.
6A primeira abordagem, um estudo regional muito integrado, é o de Matheus Sartori Menegatto que apresenta a “A Ilha Montão de Trigo (SP): do inventário geográfico à modelização gráfica”. A segunda, mais focada nas atividades humanas – neste caso agrícola – é representada pela “Agricultura urbana nas cidades cubanas de Camaguey e Cienfuegos”, de Erika Vanessa Moreira Santos, Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol e Xiomara A. Moreno Lorenzo, seguido por “As vulnerabilidades da agricultura familiar e as ameaças das lavouras de soja ao projeto de assentamento São Pedro, Amazônia”, de Jôine Cariele Evangelista do Vale, Marla Weihs e Wagner Gervazio.
- 2 Relembramos de que o padrão bibliográfico é substituir longas listas de autores (mais de três) por (...)
7A abordagem mais física surge em três artigos, “Suscetibilidade a escorregamentos rasos a partir de parâmetros morfométricos e dos modelos SHALSTAB e do Valor Informativo”, de José Eduardo Bonini et al.2, “Morfologia fluvial e dinâmica de sedimentos: análise dos efeitos a jusante do complexo hidrelétrico do rio Madeira”, por Mariano Vieira dos Santos et al. e “O método AHP e a Álgebra de Mapas para determinar a fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do Rio Brilhante (Mato Grosso do Sul), proposições para a gestão do território”, de Patricia Silva Ferreira e Charlei Aparecido da Silva.
8A abordagem cultural encerra esse grupo com dois textos, “A transformação da cozinha dentro dos apartamentos na cidade de Vitória, Espírito Santo: a ascensão do gourmet na virada do século”, de Erick Alessandro Schunig Fernandes e Paulo César Scarim e “O espaço é a flor azul da imaginação: Gaston Bachelard e Walter Benjamin em Paris - A descoberta de uma paisagem literária”, de Valéria Cristina Pereira da Silva e Carlos Fonseca Clamote Carreto.
9A seção “Síntese” inclui nesta edição um artigo sobre a divisão do Brasil em regiões, “Censo 2020 - novas macrorregiões, 50 anos depois”, de José Donizete Cazzolato. Sua publicação tinha sido planejada em antecipação ao censo decenal de 2020, mas mantém todo o seu interesse – ou até mais – apesar do adiamento devido à pandemia de Covid-19.
10O dossiê desta edição, “Políticas de Mudanças Climáticas”, coordenado por Eduardo de Lima Caldas, aborda esse tema em várias escalas: “Dos acordos globais às interpretações locais da agricultura sustentável: tradução e implementação do Plano e do Programa ABC”, de Leticia Chechi e Catia Grisa, em uma colaboração franco-brasileira “A climatização de políticas em um contexto de fragmentação e setorização de agendas e implementação de instrumentos”, de Eduardo de Lima Caldas e Gilles Massardier e em várias regiões do Brasil com “Dinâmica da cobertura da terra e carbono em 55 assentamentos na Amazônia Legal entre 2008 e 2016: implicações para políticas de mudanças climáticas”, por Iris Roitman et al., “A conjuntura e as decisões governamentais sobre o clima no estado de Mato Grosso”, por Lidiane Rocha de Oliveira Melo et al., “Ilhas de calor urbano em cidades de pequeno e médio porte no Brasil e o contexto das mudanças climáticas”, de Margarete Cristiane da Costa Trindade Amorim e finalmente “A inclusão da variável climática no processo de licenciamento ambiental: uma breve análise da realidade do Estado de São Paulo”, de Fábio Takeshi Ishisaki.
11A rubrica “crônica de campo” nos leva para longe do Brasil com “China: história de um país em rápida transformação”, de Marcelo Pires Negrão, mas as “Imagens comentadas” são muito franco-brasileiras com “Lugares do patrimônio na França”, de Christophe Chabert, “Traços da história francesa em Natal”, de François Weigel e “O site Geoimage, imagens para os geógrafos” de Gustave Fulgence, traduzido para o português pelo nosso colega Amérigo Fulano de Thal, que fez questão de enfatizar assim o interesse dessa iniciativa conjunta do CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais) e do Ministério da Educação Nacional.
12Finalmente, as resenhas incluem, pela primeira vez, a análise de um filme, “Uma nova ecologia política da energia? Análise do documentário Planeta dos Humanos (2019)”, de Leandro Dias de Oliveira. Não esquecemos livros, em papel ou eletrônicos, como “Cinco livros de Paul Claval”, oriundos de pesquisas de fundo como “Africapolis, uma nova geografia urbana da África” ou nos confins – sem trocadilhos – da geografia, da história e da geopolítica como “Para entender melhor a geopolítica brasileira”, de Mauricio Aparecido França.
13Boa leitura para todos.
Notes
1 Confins 34 | 2018, http://journals.openedition.org/confins/12826
2 Relembramos de que o padrão bibliográfico é substituir longas listas de autores (mais de três) por “et al.”, Abreviação de et alii, que significa “e outros” em latim e, portanto, está escrita em itálico.
Haut de pagePour citer cet article
Référence électronique
Hervé Théry et Neli Aparecida de Mello-Théry, « Editorial do número 46 », Confins [En ligne], 46 | 2020, mis en ligne le 30 juin 2020, consulté le 17 avril 2025. URL : http://journals.openedition.org/confins/31706 ; DOI : https://doi.org/10.4000/confins.31706
Haut de pageDroits d’auteur
Le texte seul est utilisable sous licence CC BY-NC-SA 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
Haut de page