Navigation – Plan du site

AccueilNuméros47Crónica de campoVeras, professor e geógrafo dedic...

Crónica de campo

Veras, professor e geógrafo dedicado às comunidades ribeirinhas

Wagner Ribeiro

Antônio Tolrino de Rezende Veras concluiu o curso de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 1989, mesma instituição na qual obteve o título de mestre, com a Dissertação “Indagando a organização do espaço regional de Crateus – Ceará”, em 2002. Em 2009, tornou-se Doutor com a tese “A produção do espaço urbano de Boa Vista – Roraima”, pela Universidade de São Paulo (USP).

Desde seu ingresso na Universidade Federal de Roraima (UFRR), em 1993, mostrou engajamento junto às comunidades ribeirinhas. Participou de vários projetos de pesquisa e de extensão universitária que envolveram temas como turismo de base comunitária, dinâmica urbana de cidades amazônicas e análises de infraestrutura básica de população de baixa renda. Esse conjunto de atividades resultou em dezenas de artigos, capítulos de livros e livros organizados. Como professor, orientou diversos alunos de graduação e de mestrado na UFRR. Também orientou alunos no Mestrado Profissional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos – PROFÁGUA, na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Desempenhou inúmeras atividades de gestão universitária na UFRR, com destaque para a de Diretor do Instituto de Geociências.

Entre as ações em curso até seu passamento, vítima da Covid-19 em 29 de junho de 2020, estava a coordenação do projeto “Estratégias de ordenamento territorial em comunidades de interesse socioambiental na Amazônia”, financiado pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que envolvia, além da UFRR, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O foco dessa pesquisa era analisar a organização territorial de comunidades de interesse social na Amazônia, em especial para o acesso à água e ao saneamento. Nesse projeto, ele liderou três expedições científicas pelo baixo Rio Branco, das quais participaram pesquisadores e alunos de pós-graduação. Parte dos resultados obtidos na visita de maio de 2019 estão no artigo publicado nessa edição da Confins.

Veras, como era chamado por seus pares e alunos, exercia liderança com serenidade. Sua maior preocupação estava voltada à conservação da Amazônia e das comunidades que nela vivem.

  • Logo Revue soutenue par l’Institut des sciences humaines et sociales du CNRS
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Logo Index Latindex
  • Logo IHEAL (Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine)
  • Logo CREDA (Centre de recherche et de Documentation sur les Amériques)
  • Logo USP (Universidade de São Paulo)
  • OpenEdition Journals
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search