Navigation – Plan du site

AccueilNuméros48ResenhasA saga do açúcar - entre a doçura...

Resenhas

A saga do açúcar - entre a doçura e o amargor

La saga do sucre - entre douceur et amertume
The sugar saga - between sweetness and bitterness
Mateus de Almeida Prado Sampaio
Référence(s) :

Joseph Garnotel, La saga do sucre - entre douceur et amertume, Éditions Quæ, Versailles, 2020.

Texte intégral

  • 1 https://www.fnsea.fr/
  • 2 https://www.academie-agriculture.fr/

1O livro “La saga do sucre - entre douceur et amertume” (que poderíamos traduzir como “A saga do açúcar - entre a doçura e o amargor”) é uma admirável contribuição de Joseph Garnotel. O autor, cuja formação acadêmica engloba os títulos de Engenheiro Agrônomo (ESA Purpan Toulouse) e Doutor em Economia (Paris I), lecionou na Faculdade de Direito e Economia de Reims (IATEUR), foi diretor de assuntos econômicos e internacionais da Federação Nacional dos Sindicatos de Agricultores (Fédération Nationale des Syndicats d'Exploitants Agricoles – FNSEA)1 e atualmente faz parte da tradicional e respeitada Academia Francesa de Agricultura (Académie d'Agriculture de France - AAF)2.

2Experiente, Garnotel assina a autoria de uma série de livros, dentre os quais destacamos os seguintes títulos: “L'Ascension d'une grande agriculture, Champagne pouilleuse, Champagne crayeuse”. Paris: Economica, 1985 (tradução livre: A ascensão de uma grande agricultura, Champagne miserável, Champagne calcária); “Agriculture et agro-alimentaire en Champagne-Ardenne”. Langres: D. Guéniot, 1991 (tradução livre: Agricultura e agroalimentação em Champagne-Ardenne); “Champagnes au pluriel, un espace, une histoire, un vin, une région”. Paris: Labyrinthe, 2006 (tradução livre: Champagnes no plural, um espaço, uma história, um vinho, uma região); “Au banquet de la nature, alimentation, agriculture et politiques”. Versailles: Quae, 2014 (tradução livre: No banquete da natureza, alimentação, agricultura e política) e “L'archipel des organisations agricoles, avatar du passé ou modèle alternatif?” Paris: Éd. France Agricole, 2014 (tradução livre: O arquipélago das organizações agrícolas, um avatar do passado ou um modelo alternativo?”.

3A presente obra, “A saga do açúcar - entre a doçura e o amargor”, tem no açúcar, ou melhor, nos edulcorantes de forma mais ampla, seu foco de apreciação. Maior atenção será dada, no entanto, aos açúcares: tanto o de beterraba quanto o de cana. Superficialmente, há passagens interessantes sobre o Aspartame, Acessulfame, Sacarina, Sucralose, Stevia, Sorbitol, Manitol, Isomalt, Maltitol, Lactitol, Xilitol, Isoglicose, HFCS, Açúcar de sorgo (Sorghum saccharetum), Açúcar de Agave azul (Agave tequilana), Açúcar de Acer (Acer saccharum), Açúcar de Palmira (Borassus flabellifer), Maná (Fraxinus ornus), Katemfe (Thaumatococcus daniellii) e Mabinlang (Cappris masaikai), todas estas formas de produzir o gosto doce.

Açucar em várias formas

Açucar em várias formas

4Conta o livro com três partes centrais, além do prelúdio e do epílogo. Ao todo são 10 capítulos, que apresentam aos leitores uma visão panorâmica e ampla dos temas abordados.

5Não se trata de um livro acadêmico stricto sensu, tal como habitualmente os entendemos, que visam abordar com profundidade os temas discutidos a partir um de rigoroso embasamento teórico e metodológico, confrontando diferentes ideias e abordagens sobre as questões colocadas. Trata-se, sobretudo, de uma apresentação bastante completa, ainda que pouco aprofundada, de uma ampla gama de aspectos relacionados aos elementos que adoçam o paladar humano.

6Há elementos atinentes ao passado, ao presente, chegando o autor a arriscar prospecções futuras na parte final da obra. O livro aborda elementos da história, das técnicas e ferramentas de produção, da circulação para o abastecimento do mercado, custos, preços e políticas que envolvem diversos aspectos da “mercadoria doce”.

7De início, traça um itinerário histórico e geográfico desde a domesticação do gênero Saccharum no arquipélago da Nova Guiné, passando pelo subcontinente indiano, pelos árabes maometanos até a sua chegada na Europa, no período medieval das Cruzadas.

Difusão da cana-de-açúcar no Velho Mundo

Difusão da cana-de-açúcar no Velho Mundo

8Ainda no plano histórico, aborda a introdução da canavicultura no Novo Mundo, ou seja, nas Américas, pautado na exploração da população africana escravizada. Como bem coloca o autor, o açúcar representa bem o caso de um elemento cuja mercantilização e a mundialização foram precoces, analisando inclusive a etimologia dessa palavra para chegar a tal conclusão.

9O livro, tendo como “lugar de discurso” a França, mais especificamente a França Metropolitana (ou simplesmente “l’Hexagone”), faz com que o autor traga a atenção, em certas passagens, para questões pertinentes a este país e às suas inter-relações com as demais áreas do globo. E talvez seja justamente esta a maior contribuição e o principal ponto de interesse para os leitores brasileiros.

10Por exemplo, quando aborda as ditas “Ilhas do açúcar” (“îles a sucre”), como Saint-Domingue, la Martinique et la Guadeloupe, e l’Île Bourbon (Reunion), antigas possessões coloniais linkadas com certas cidades portuárias francesas, como Bordeaux, Nantes, La Rochelle, Rouen ou Marseille, responsáveis por receber o produto bruto, refiná-lo e distribuí-lo continente europeu adentro.

11Como não poderia deixar de ser, traz considerações sobre o nascimento do açúcar de beterraba na Europa. Envolta filosoficamente no contexto iluminista, que pressionava pelo fim da escravidão negra nas colônias americanas; geopoliticamente inserida nas políticas napoleônicas, notadamente no Bloqueio Continental e economicamente capaz de valorizar as terras agrícolas do continente, a descoberta da beterraba (Beta vulgaris) enquanto cultivo potencialmente produtor de açúcar trouxe grandes mudanças. Neste momento, são recuperados nomes como os de Marggraf, Chaptal, Delessert e Meline.

12Com o advento dessa nova modalidade de açúcar, concorrente ao da cana, emerge a “guerra dos açúcares” (“guerre des sucres”), opondo na França o açúcar de cana (“sucre colonial”) ao de beterraba (“sucre indigène”) – assunto também tratado pelo livro. A abolição da escravidão em territórios franceses (em 1848) e o vertiginoso progresso técnico e científico ocorrido na lavoura e na indústria beterrabeiras deram ao produto europeu de clima temperado grande vantagem sobre o seu concorrente tropical, a cana.

Historia do açucar

Historia do açucar

À esquerda, pães e xarope de açúcar na Idade Média, à direita Napoleão I decora Delessert, o inventor do processo de fabricação do açúcar de beterraba

13O açúcar de beterraba superou em quantidade o de cana já por volta de 1880, suscitando na virada do século XIX para o XX uma grave crise de superprodução de escala mundial. O excesso de volume ofertado fez o preço da mercadoria desmoronar, mas possibilitou que esta se popularizasse entre as classes sociais menos abastadas. Era a época, na França, dos impérios familiares erguidos pelos Say, Beghin e Cail, entre outros.

  • 3 https://www.snfs.fr
  • 4 http://www.cgb-france.fr/

14Logo os industriais trataram de se unir corporativamente, formando em 1884 o Sindicato Nacional dos Fabricantes de Açúcar (Syndicat National des Fabricants de Sucre - SNFS),3 até hoje vigente e ativo. Apenas posteriormente foi que os produtores rurais tiveram a capacidade organizativa para unir suas forças em prol da defesa de seus interesses comuns e de classe. Em 1921 foi criada a Confederação Geral dos Plantadores de Beterraba (Confédération Générale des Planteurs de Betteraves - CGB),4 ainda hoje muito participativa. Pouco tempo depois, em 1928, é fundado o Partido Agrário e Camponês Francês (Parti Agraire et Paysan Francais - PAPF). Com isso, a agroindústria açucareira de beterraba francesa fortalecia-se em suas duas pernas: tanto a agrícola (por meio da CGB) quanto a industrial (por meio do SNFS), passando a exercer um lobby político crescente em defesa de seus interesses.

Produção mundial de açúcar de cana e beterraba

Produção mundial de açúcar de cana e beterraba

15Outra temática importante apresentada pelo autor diz respeito às diversas formas de políticas públicas voltadas ao setor existentes ao longo da história. Cabe um maior destaque à construção da Comunidade Econômica Europeia. Criada em 1957, foi apenas em 1967 que colocou em vigor dentro do mercado agrícola comum a Organização Comum do Mercado do Açúcar (OCM “Sucre”), pautada em intensiva regulamentação do mercado e proteção dos produtores dos países signatários.

16Os principais instrumentos públicos de intervenção eram: política de estocagem; proteção do mercado interno via elevadas taxas de importação; garantia de preço mínimo pago aos produtores e apoio às exportações por meio de subsídios. Foi ainda implementado um complexo sistema de cotas atribuídas a cada país membro. Estas eram redistribuías internamente entre as refinarias de açúcar, que por sua vez as fracionavam ainda mais para atender aos plantadores de beterraba.

17Recentemente, em função de um painel contestatório movido pela Austrália, Brasil e Tailândia junto à Organização Mundial do Comércio, tais medidas protecionistas do bloco europeu tiveram que ser removidas após o julgamento do comitê de arbitragem. Neste sentido, está coberto de razão o autor quando se refere ao açúcar como uma mercadoria política (“Le sucre, denrée politique?”).

18Outro ponto central, mas que merecia ser melhor discutido, é o das relações comerciais envolvendo a produção, circulação e o consumo de açúcar. Fica claro que se trata de uma modalidade de comércio global dinâmico, presente em todas as escalas e localidades do planeta. Também fica evidente que se trata de um mercado complexo, com mercadorias reais e fictícias, onde flutuações cambiais podem causar grandes impactos e está-se sujeito a todo momento às volatilidades dos mercados agrícolas e às variações climáticas.

19Neste sentido, tratando-se de commodities cujas cotações são controladas sobretudo pelas Bolsas de Nova York (açúcar bruto) e Londres (açúcar branco), tal mercado é suscetível à mecanismos complexos de gestão e especulação, tais como fundos de hedge, prefixação de preços, atuação spot (oferta e demanda), acordos comerciais bi ou multilaterais e diversas formas de protecionismos. Estes aspectos poderiam, no entanto, ser melhor debatidos. Por exemplo, não é suficiente dizer que “os dez maiores importadores de açúcar são países com grandes populações, como a China, ou países com falta de culturas sacarinas, como a Argélia e a Coreia do Sul” (p. 141), quando sabemos que estes dois últimos países atuam de modo ambivalente no mercado internacional, comprando açúcar bruto de cana (notadamente do Brasil), refinando-o e reexportando uma mercadoria com maior valor agregado para os mercados regionais. Apresentar o mercado açucareiro dos Estados Unidos como um mercado planificado e controlado pelo governo também seria interessante.

20Cabe destacar ainda outros temas importantes que perpassam a obra. No plano da produção, são abordados aspectos técnicos que vão desde o purgamento de pães de açúcar até a motomecanização das atividades agrícolas, passando pela pesquisa em recursos genéticos, química e fertilização do solo e irrigação, abordando uma longínqua rede de circulação de saberes aplicados às artes da agricultura e do processamento agroindustrial das safras sacarinas. Também aparece, en passant, a distinção entre a agricultura familiar (“l’exploitation familiale”) e o agronegócio (“agriculture d’entreprise”).

Diagrama de destilaria de açúcar

Diagrama de destilaria de açúcar

21Já no plano do consumo, aponta o autor de modo interessante para os movimentos de "transição alimentar" e de "transição nutricional", nos quais observa-se um aumento geral do consumo de açúcar nas dietas dos países subdesenvolvidos e uma ampliação do consumo indireto nos países desenvolvidos via o crescente processamento e a industrialização dos alimentos. Decorrentes problemas de saúde coletiva também são mencionados.

Consumo per capita

Consumo per capita

22Com relação à diversificação produtiva, há menção aos coprodutos do açúcar, como por exemplo a energia elétrica obtida a partir da queima da biomassa, o álcool potável (com destaque para o rum) e o álcool de uso industrial. Como não poderia faltar, há uma apresentação (bastante sucinta) ao tema dos "biocombustíveis" e "agrocombustíveis", e sua controvérsia com relação à produção de alimentos.

23Garnotel encerra sua obra com um instigante exercício. Tenta responder à seguinte questão: “Quel avenir se préparent le sucre et ses succédanés?”. Ou seja, que futuro podemos esperar para o açúcar? Ele mesmo responde: trata-se de uma “impossible synthèse”. Porém destaca alguns fatores que devem ser levados em conta. Do ponto de vista do consumo, tem-se a possível emergência de novos hábitos (“sucrophilie” versus “sucrophobie”, por exemplo) e produtos alimentares (o autor vê com otimismo o desenvolvimento da stevia). Do ponto de vista da produção, ou melhor dizendo, das regiões produtivas, deve-se ter em mente o grau de competitividade que as mesmas virão a ter no que se refere ao fornecimento de produtos de boa qualidade e reduzido custo. O peso dos lobbys no estabelecimento de políticas públicas setoriais também é destacado, assim como os possíveis impactos advindos de mudanças climáticas.

24Para concluir essa resenha, feita tendo como “lugar de discurso” o Brasil, creio ser importante fazer apenas duas alterações no que tange a este país. A primeira na passagem que diz “En premier lieu, ce pays destine 40% de sa production de sucre au commerce international (p. 33)”. Tal cifra é, na realidade, muito superior, estando entorno de 75 a 80%. A segunda é no trecho “avec l’adoption du plan Proalcool (1975) que la canne a gagne de nouveaux espaces dans les Etats de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo” (p. 153), onde me parece mais apropriado incluir os estados do Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul ao invés dos dois últimos mencionados.

25Fica a recomendação e o convite para que os leitores interessados nos temas que perpassam a história, a economia e a geografia do açúcar e do sabor adocicado leiam este belo livro, que conta ainda com amplos recursos visuais.

Haut de page

Notes

1 https://www.fnsea.fr/

2 https://www.academie-agriculture.fr/

3 https://www.snfs.fr

4 http://www.cgb-france.fr/

Haut de page

Table des illustrations

Titre Açucar em várias formas
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/33597/img-1.jpg
Fichier image/jpeg, 176k
Titre Difusão da cana-de-açúcar no Velho Mundo
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/33597/img-2.jpg
Fichier image/jpeg, 150k
Titre Historia do açucar
Légende À esquerda, pães e xarope de açúcar na Idade Média, à direita Napoleão I decora Delessert, o inventor do processo de fabricação do açúcar de beterraba
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/33597/img-3.jpg
Fichier image/jpeg, 347k
Titre Produção mundial de açúcar de cana e beterraba
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/33597/img-4.jpg
Fichier image/jpeg, 219k
Titre Diagrama de destilaria de açúcar
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/33597/img-5.gif
Fichier image/gif, 74k
Titre Consumo per capita
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/33597/img-6.jpg
Fichier image/jpeg, 195k
Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Mateus de Almeida Prado Sampaio, « A saga do açúcar - entre a doçura e o amargor  »Confins [En ligne], 48 | 2020, mis en ligne le 28 novembre 2020, consulté le 29 mars 2024. URL : http://journals.openedition.org/confins/33597 ; DOI : https://doi.org/10.4000/confins.33597

Haut de page

Auteur

Mateus de Almeida Prado Sampaio

Bolsista PNPD/CAPES, Departamento de Geografia da FCT/UNESP-PP, sampamateus@gmail.com

Articles du même auteur

Haut de page

Droits d’auteur

CC-BY-NC-SA-4.0

Le texte seul est utilisable sous licence CC BY-NC-SA 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.

Haut de page
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search