Navigation – Plan du site

AccueilNuméros48ResenhasA saúde no século 21 posta à prova

Resenhas

A saúde no século 21 posta à prova

La santé au XXIe siècle à l’épreuve des crises
Health in the 21st century put to the test
Confins
Référence(s) :

Emmanuel Vigneron, La santé au XXIe siècle. À l’épreuve des crises, Berger Levrault, Paris, 2020, 448 p., ISBN : 978-2-7013-2093-9

Texte intégral

1Segundo Emmanuel Vigneron, em matéria de solidariedade e saúde, o século XXI será educativo ou não será, retomando assim à sua maneira uma afirmação de André Malraux: “O século XXI será religioso ou não será”. Ele assuma assim uma posição original, atraente e sólida no meio de todas as vozes que se levantam perante a crise da saúde.

2Segundo ele, todas as observações que se podem fazer dos elementos constitutivos do sistema de saúde levam à constatação de deficiências fundamentais que todas têm a ver com a educação: falta de formação dos alunos da saúde, falta de formação na saúde no ambiente escolar, falta de ciência e espírito científico.

3Ao questionar a história, “mergulhando as mãos nela como em uma caixa de areia”, ele traz à tona as falhas e lacunas do sistema de saúde. Ele quer direcioná-lo para mais educação em saúde para todos, um controle mais racional da distribuição e do consumo de bens de saúde. Ele favorece um cenário onde, em todos os níveis de saúde e de quem quer que seja os atores, a educação desempenha um papel fundamental.

4Emmanuel Vigneron, doutor em história (EHESS) e doutor em geografia, é professor de planejamento sanitário na Universidade de Montpellier. Autor de inúmeros livros e obras de referência, tem dedicado sua trajetória profissional às desigualdades em saúde e ao enfoque territorial da organização do sistema de saúde. Preocupado com o papel da saúde como “cimento” do pacto republicano, ele contribuiu, assim, para colocar esses temas e métodos, há muito ignorados, na agenda das políticas públicas.

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Confins, « A saúde no século 21 posta à prova »Confins [En ligne], 48 | 2020, mis en ligne le 29 novembre 2020, consulté le 02 mars 2021. URL : http://journals.openedition.org/confins/33636 ; DOI : https://doi.org/10.4000/confins.33636

Haut de page

Auteur

Confins

Articles du même auteur

Haut de page

Droits d’auteur

Licence Creative Commons
Confins – Revue franco-brésilienne de géographie est mis à disposition selon les termes de la licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.

Haut de page
  • Logo Revue soutenue par l’Institut des sciences humaines et sociales du CNRS
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Logo Index Latindex
  • Logo IHEAL (Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine)
  • Logo CREDA (Centre de recherche et de Documentation sur les Amériques)
  • Logo USP (Universidade de São Paulo)
  • OpenEdition Journals
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search