Navigation – Plan du site

AccueilNuméros50HomenagemNeli Aparecida de Mello-Théry: ge...

Homenagem

Neli Aparecida de Mello-Théry: geografias vividas

Neli Aparecida de Mello-Théry : géographies vécues
Neli Aparecida de Mello-Théry: lived geographies
Confins

Texte intégral

1Geógrafa, pesquisadora, professora, gestora ambiental e participante ativa de debates internacionais franco-brasileiros, Neli Aparecida de Mello-Théry (1955-2021) foi uma das personalidades do meio geográfico mais destacadas do seu tempo.

2Uma profissional de alto nível de exigência técnico científica, conhecida pelo trato amável com as pessoas e a capacidade diplomática entre as instituições, Neli frequentou diversos espaços do trabalho científico em Geografia no Brasil e na França, tornando-se um símbolo da cooperação entre os dois países.

3Dentre as inúmeras contribuições de Neli à academia científica, destaca-se sua participação na revista franco-brasileira de geografia Confins, na qual esteve à frente desde sua concepção, construindo as estratégias editoriais, acompanhando o funcionamento normativo e liderando o comitê de redação científica durante os primeiros 49 números deste periódico.

4Este número 50 da Confins (que ela havia idealizado há algum tempo como marco para ser celebrado no sucesso do periódico) será sim um marco, conforme ela desejou, uma vez que a homenagem à Neli Aparecida de Mello-Théry é uma inspiração à ética, competência e dedicação na ciência brasileira e francesa.

5Infelizmente, Neli não estará entre nós para elaborar esta quinquagésima publicação, simbólica do sucesso da revista, ela participará enquanto homenageada. Ao invés de festiva, esta edição 50 da revista Confins se torna, então, um memorial.

6Desta forma, a homenagem apresenta os seguintes textos:

7“Quatro homenagens à Neli Aparecida de Mello-Théry”, texto que escolhe, dentre as numerosas homenagens publicadas na internet (USP, UFG, UFRN, UNIR, Clacso, IHEST, etc.), a publicação de quatro delas: Embaixada da França, das/os seus orientandas e orientandos, dos/as estudantes e egressos/as de Gestão Ambiental e do Geopo, laboratório de geografia política da Universidade de São Paulo;

8“Um farol chamado Neli", por Alessandro Soares da Silva (EACH e IEA/USP), apresentando a trajetoria de formação do grupo de pesquisa "Políticas Públicas, Territorialidades e sociedade" no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo; bem como uma síntese das idéias que levaram ao evento "Entre ambientes e geografias: reflexões da vida e obra de Neli Aparecida de Mello-Théry”, que homenageou a cientista nos dias 20 e 21 de maio de 2021 e contou com dezenas de intelectuais da ciência geográfica e ambiental do Brasil e da França;

9“Neli Aparecida de Mello-Théry e seu legado acadêmico: Amazônia e políticas territoriais”, da autoria de Wagner Costa Ribeiro, que apresenta a atuação da pesquisadora no contexto territorial brasileiro;

10“Imagens de duas carreiras”, elaborada por seu mais próximo parceiro de trabalho e de vida, o marido e pesquisador Hervé Théry, que apresenta imagens dos dois momentos da carreira de Neli: a primeira em planejamento urbano e gestão ambiental, a segunda como professora na Universidade de São Paulo, esta última em colaboração estreita com a França.

11Que esta homenagem nos evoque a aprender sobre uma ciência geográfica capaz de construir um mundo melhor para todas as formas e configurações da natureza, conforme pensado e vivido pela homenageada. Que esta ciência seja marcada por nossos sorrisos e ações embebidos em uma “criteriosa gentileza” à moda Neli Aparecida de Mello-Théry.

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Confins, « Neli Aparecida de Mello-Théry: geografias vividas »Confins [En ligne], 50 | 2021, mis en ligne le 05 juillet 2021, consulté le 17 octobre 2021. URL : http://journals.openedition.org/confins/37985 ; DOI : https://doi.org/10.4000/confins.37985

Haut de page

Auteur

Confins

Articles du même auteur

Haut de page

Droits d’auteur

Licence Creative Commons
Confins – Revue franco-brésilienne de géographie est mis à disposition selon les termes de la licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.

Haut de page
  • Logo IHEAL (Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine)
  • Logo CREDA (Centre de recherche et de Documentation sur les Amériques)
  • Logo USP (Universidade de São Paulo)
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • Revue soutenue par l’Institut des sciences humaines et sociales du CNRS
    CNRS - Institut national des sciences humaines et sociales
  • OpenEdition Journals
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search