Navigation – Plan du site

AccueilNuméros54HomenagemHomenagens a Milton Santos

Homenagem

Homenagens a Milton Santos

Hommages à Milton Santos
Homages to Milton Santos
Confins

Texte intégral

1O nome do geografo Milton Santos foi recentemente dado a uma avenida de Salvador de Bahia, a sua terra natal. Completa-se assim outra homenagem que leva o seu nome nos mares do mundo, na proa e na popa de um navio petroleiro

Uma Avenida Milton Santos

2O portal G1 informou no dia 22 de fevereiro de 2022 que “A prefeitura de Salvador sancionou a lei que muda o nome da Avenida Adhemar de Barros, no bairro de Ondina, para Avenida Milton Santos, em homenagem ao geógrafo baiano vencedor do Prêmio Vautrin Lud de Geografia, na França, considerado o Nobel de Geografia1.

3O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis, nas redes sociais. Pena a G1 ter colocado na chamada do artigo que “Segundo prefeito Bruno Reis, nome do geólogo (sic) estará na inauguração da 2ª etapa da requalificação da via”.

4Felizmente, no corpo do artigo a referência foi mais acertada: “Em uma justa homenagem da nossa cidade, a Av. Adhemar de Barros agora passará a se chamar Av. Milton Santos, que era baiano e um dos maiores geógrafos da nossa terra. Ele é um dos intelectuais mais renomados do Brasil e contribuiu muito para a formação sociopolítica do nosso país”.

5O nome da nova avenida já parece na OpenStreetMap, ao lado da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Um navio Milton Santos

6Em 2017 o Portal Naval tinha anunciado2 que “mais um novo navio da Transpetro começou a operar na última segunda-feira (29/5). Rumo à sua viagem inaugural, o Milton Santos é o nono Suezmax construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e poderá transportar até um milhão de barris de petróleo.

7Com 274 metros de comprimento, a embarcação, que saiu de Pernambuco, seguirá para a Bacia de Campos. Seu início operacional representa um aumento de aproximadamente 150 mil toneladas de porte bruto (TPB) na capacidade de carregamento da Transpetro, o que consolida a competitividade da companhia na área do transporte marítimo.

8A incorporação do Milton Santos a outros 55 navios da frota reafirma, ainda, a qualidade dos serviços executados e exigidos pela Transpetro, em parceria com os estaleiros, respeitando os mais rigorosos padrões internacionais”.

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Confins, « Homenagens a Milton Santos »Confins [En ligne], 54 | 2022, mis en ligne le 16 mars 2022, consulté le 05 juillet 2022. URL : http://journals.openedition.org/confins/44284 ; DOI : https://doi.org/10.4000/confins.44284

Haut de page

Auteur

Confins

Articles du même auteur

Haut de page

Droits d’auteur

CC BY-NC-SA 4.0

Creative Commons - Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International - CC BY-NC-SA 4.0

https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/

Haut de page
  • Logo IHEAL (Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine)
  • Logo CREDA (Centre de recherche et de Documentation sur les Amériques)
  • Logo USP (Universidade de São Paulo)
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • Revue soutenue par l’Institut des sciences humaines et sociales du CNRS
    CNRS - Institut national des sciences humaines et sociales
  • OpenEdition Journals
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search