Navigation – Plan du site

AccueilNuméros58Imagens comentadasGoulien, entre o mar e o interior...

Imagens comentadas

Goulien, entre o mar e o interior: paisagens de uma geografia contrastante no Cap Sizun

Goulien, entre mer et arrière-pays : paysages d'une géographie contrastée dans le Cap Sizun
Goulien, between the sea and the hinterland: landscapes of a contrasting geography on Cap Sizun
Confins

Entrées d’index

Index de mots-clés :

Goulien, Cap Sizun, paysages, commune, éoliennes

Index géographique :

Goulien, Cap Sizun, Bretagne

Índice de palavras-chaves:

Goulien, Cap Sizun, paisagens, comuna, turbinas eólicas
Haut de page

Texte intégral

1A pequena commune de Goulien está localizada no Cap-Sizun, uma das pontas mais ocidentais da Bretanha, na Região do Finistère, no extremo Oeste da França.

  • 1 Município rural e marítimo, ao sul da baía de Douarnenez, no Cabo Sizun, a 10 km do Pointe du Raz, (...)

2Trata-se de um lugar pitoresco, com diversidades de paisagens entre o mar, os espaços rurais, zonas de preservação ambiental e áreas de produção de energia renovável de matriz eólica. Conforme citado no próprio site daquele município « Commune rurale et maritime, au sud de la baie de Douarnenez, dans le Cap Sizun, à 10 km de la Pointe du Raz, Goulien a su préserver la nature sauvage de son littoral, ses racines bretonnes, tout en vivant dans la modernité du XXIème siècle »1.

  • 2 As imagens desta publicação são de autoria da revista, a exceção da primeira e da ultima que possue (...)

3O município possui menos de 500 habitantes e sua população se distribui entre o Bourg (área central) e vilarejos rurais. Assim, a melhor forma de conhecer as peculiaridades geográficas deste lugar é a partir de suas imagens2.

Imagem 1 Vista aérea do centro de Goulien

Imagem 1 Vista aérea do centro de Goulien

Fonte: foto aérea de Goulien, exposta no gîte comunal de Goulien

4O centro do município se organiza em torno da igreja matriz, que é também o espaço em torno do qual ocorre a circulação radial da cidade, permitindo acesso aos diferentes entroncamentos rodoviários.

Imagem 2 Igreja de Goulien

Imagem 2 Igreja de Goulien

5Os principais serviços públicos também são oferecidos nesta área central: a agência de correios (La Poste) e o serviço de vendas no bar/ mercearia Daiquiri. Destaca-se a importância do serviço público para manutenção destes serviços, pois ambos funcionam a partir de mediação com poder público. No caso dos correios, faz parte da categoria “agence postale communale” quando funciona a partir de execução mediada pelo município e no comércio local por meio da contratação de funcionários pela gestão local a fim de manter viva a circulação econômica do lugar.

Imagem 3 Serviço postal em Goulien

Imagem 3 Serviço postal em Goulien

Imagem 4 Serviço comercial em Goulien

Imagem 4 Serviço comercial em Goulien

6No Bourg destaca-se ainda a presença de várias casas de arquitetura tradicional, feita a partir de rochas locais para composição dos muros, fachadas e paredes; sendo esta estratégia arquitetônica uma marca característica de muitos séculos das construções no Oeste da Bretanha.

Imagem 5 Arquitetura e sinalização em francês e bretão no Bourg

Imagem 5 Arquitetura e sinalização em francês e bretão no Bourg

7Na paisagem de Goulien ainda se destaca seu espaço marítimo, onde pode ser observado um belo mosaico paisagístico no lugar denominado Ti Felix (a casa – Ti em bretão – do Felix, que costuma ir aí para descasar e observar a bela paisagem).

8Esse mosaico ambiental e arquitetônico é formado pela casa do antigo Félix, as arvores no entorno, espaço para encontro de grupos/ pique nique e uma bela vista para o mar. Surpreende a atmosfera de isolamento do lugar ainda nos dias atuais, intimista e distanciado de outras construções.

Imagem 6 A casa Ti Felix, frente ao mar

Imagem 6 A casa Ti Felix, frente ao mar

Imagem 7 Ti Felix, detalhes

Imagem 7 Ti Felix, detalhes

9Na vanguarda francesa, a municipalidade de Goulien foi a primeira a ter a instalação de um parque eólico no departamento do Finistère, na região da Bretanha e um dos primeiros da França. Baseado no fato que a commune lutou contra um projeto de energia nuclear naquela área, a Prefeitura daquela localidade aprovou a instalação do parque eólico na busca de apresentar alternativas mais sustentáveis em comparação àquelas planejadas pela governança nacional.

Imagem 8 Parque eólico de Goulien

Imagem 8 Parque eólico de Goulien

10Na primeira década deste novo milênio, foi instalado o parque eólico, contado com total de oito torres que operam até a atualidade. As torres foram substituídas em 2018 por outras de tecnologia mais moderna. Detalhes sobre este parque eólico e sua inserção no espaço rural da cidade podem ser observados no site da prefeitura de Goulien: https://goulien.fr/​le-parc-eolien/​

11Um destaque a observar na imagem a seguir é a integração do parque eólico com os espaços rurais. Demarcados apenas por uma área de 30 metros de isolamento em torno de cada torre, o parque eólico convive com a circulação de pessoas e a produção agrícola nos terrenos em seu intervalo; não se apresentando a princípio como uma área de exceção que poderia comprometer outras iniciativas econômicas em terra. Assim, não há obstáculo à circulação no espaço de instalação dos equipamentos, contrariamente à situação que pode ser observada em outros lugares, a exemplo de muitos parques eólicos no Brasil que isolam circunferência mais ampla ao redor das torres, produzindo conflitos sobre a circulação de populações locais.

Imagem 9 Circulação em volta de uma eólica em Goulien

Imagem 9 Circulação em volta de uma eólica em Goulien

12A região do Cap-Sizun, no Departemento do Finistère, onde está inserida Goulien, é um dos espaços de maior circulação de ventos na França. Por isso, essa questão toma também um caráter pedagógico a partir da “Maison du Vent” (Casa do vento) que realiza um trabalho de Educação Ambiental nos meses de verão, por meio de visitação e experimentos científicos acerca dos ventos naquela região, na França, e em sua comparação com outros espaços mundiais.

Imagem 10 Nacele de turbinas eólicas em exposição na Maison du Vent em Goulien

Imagem 10 Nacele de turbinas eólicas em exposição na Maison du Vent em Goulien

13Por fim, o espaço da commune de Goulien também abriga uma área de preservação ambiental a Réserve Naturelle du Cap-Sizun (Reserva Natural do Cap-Sizun).

14A parque da Reserva Natural é também um espaço para estudo das aves que moram nela ou realizam migração local principalmente durante a estação de veraneio nos meses de julho e agosto (informações nos sites https://www.reserve-cap-sizun.org/​ e https://www.pointeduraz.com/​fr/​grand-site-de-france/​point-de-depart-aventure/​reserve-du-cap-sizun ).

15Em síntese, percebe-se no mosaico que compõe o espaço de Goulien uma instigante diversidade paisagística que pode levantar algumas questões para pensamento geográfico: a dinâmica das pequenas municipalidades e seu papel territorial, os desafios da conciliação entre desenvolvimento e sustentabilidade em diferentes contextos, o papel dos serviços públicos na organização espacial, localidades com interfaces marítimas e rurais no mesmo espaço, as iniciativas de educação ambiental que podem ser criadas a partir das características naturais e dos usos cotidianos do espaço geográfico.

Haut de page

Notes

1 Município rural e marítimo, ao sul da baía de Douarnenez, no Cabo Sizun, a 10 km do Pointe du Raz, Goulien conseguiu preservar a natureza selvagem de seu litoral, suas raízes bretões, enquanto vive na modernidade do século XXI

2 As imagens desta publicação são de autoria da revista, a exceção da primeira e da ultima que possuem sua fonte identificada sob a imagem.

Haut de page

Table des illustrations

Titre Imagem 1 Vista aérea do centro de Goulien
Crédits Fonte: foto aérea de Goulien, exposta no gîte comunal de Goulien
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/50961/img-1.jpg
Fichier image/jpeg, 182k
Titre Imagem 2 Igreja de Goulien
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/50961/img-2.jpg
Fichier image/jpeg, 543k
Titre Imagem 3 Serviço postal em Goulien
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/50961/img-3.jpg
Fichier image/jpeg, 412k
Titre Imagem 4 Serviço comercial em Goulien
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/50961/img-4.jpg
Fichier image/jpeg, 348k
Titre Imagem 5 Arquitetura e sinalização em francês e bretão no Bourg
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/50961/img-5.jpg
Fichier image/jpeg, 732k
Titre Imagem 6 A casa Ti Felix, frente ao mar
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/50961/img-6.jpg
Fichier image/jpeg, 331k
Titre Imagem 7 Ti Felix, detalhes
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/50961/img-7.png
Fichier image/png, 310k
Titre Imagem 8 Parque eólico de Goulien
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/50961/img-8.jpg
Fichier image/jpeg, 512k
Titre Imagem 9 Circulação em volta de uma eólica em Goulien
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/50961/img-9.jpg
Fichier image/jpeg, 649k
Titre Imagem 10 Nacele de turbinas eólicas em exposição na Maison du Vent em Goulien
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/50961/img-10.jpg
Fichier image/jpeg, 380k
Titre Imagem11 Reserva natural do Cap Sizun em Goulien
Crédits Fonte: https://www.toutcommenceenfinistere.com/​reserve-ornithologique-cap-sizun
URL http://journals.openedition.org/confins/docannexe/image/50961/img-11.jpg
Fichier image/jpeg, 203k
Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Confins, « Goulien, entre o mar e o interior: paisagens de uma geografia contrastante no Cap Sizun »Confins [En ligne], 58 | 2023, mis en ligne le 01 avril 2023, consulté le 22 mai 2024. URL : http://journals.openedition.org/confins/50961 ; DOI : https://doi.org/10.4000/confins.50961

Haut de page

Auteur

Confins

Articles du même auteur

Haut de page

Droits d’auteur

CC-BY-NC-SA-4.0

Le texte seul est utilisable sous licence CC BY-NC-SA 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.

Haut de page
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search