Navegação – Mapa do site

Vol. 38 |Discursos sobre migrantes, refugiados e minorias na esfera pública: o século XXI em debate

Data-limite de submissão: 31 de março de 2020

Editores: Moisés de Lemos Martins (CECS-UM, Portugal), Maria Aldina Marques (ILCH-UM, Portugal) e Rui Ramos (IE-UM, Portugal)

Para este volume da Comunicação e Sociedade, desafiamos os investigadores a refletirem sobre as diferentes estratégias discursivo-textuais convocadas em discursos políticos, da imprensa e das redes sociais sobre migrantes, refugiados e minorias, deste o início do século XXI.

Desde a II Guerra Mundial que a Europa não assistia a um fluxo de refugiados e migrantes tão elevado como o que se verifica na última década; no continente americano o fluxo migrante tem igualmente sido alvo de particular atenção política e mediática. Os êxodos têm-se agudizado, o que configura um novo problema social para os estados e exige posicionamentos dos cidadãos. No espaço público (média e redes sociais, em particular) há conflitos entre as vozes dos discursos mais securitários e as dos discursos mais humanitários, que propõem um acolhimento efetivo, evocando valores éticos e de civilização. Mas os medos, as reações ao diferente e os confrontos culturais (onde se incluem os linguísticos, os religiosos, os identitários, os étnico-raciais, etc.), as imagens construídas de “nós” e do “outro” ganham particular relevo entre os argumentos esgrimidos.

Como tantas outras vertentes da nossa vida coletiva, esta é uma questão fortemente condicionada pelos discursos públicos com os quais nos confrontamos. Importa analisá-los, desconstruí-los, munir os cidadãos de instrumentos e competências para leituras conscientes e informadas.

Os fundamentos teóricos e os instrumentos analíticos próprios dos estudos do discurso permitem tal abordagem. É a essa tarefa que a presente chamada de artigos convida os investigadores da área.

Datas importantes

  • Data-limite de submissão: 31 de março de 2020

  • Notificação das decisões de aceitação: 31 de maio de 2020

  • Data limite para envio da versão completa e traduzida: 15 de julho de 2020

  • Data de publicação da revista: dezembro de 2020

Língua

Os artigos podem ser submetidos em Inglês ou Português. Findo o processo de revisão por pares, os autores dos artigos selecionados para publicação deverão assegurar a tradução do seu artigo para Português ou Inglês, respetivamente, cabendo aos editores a decisão final sobre a publicação do mesmo.

Edição e submissão

A Comunicação e Sociedade é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com exigentes padrões do sistema de revisão de pares (peer-reviewing) e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista.

Os originais deverão ser submetidos através do sítio da revista (https://revistacomsoc.pt/). Se está a aceder à Comunicação e Sociedade pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (indicações para se registar aqui).

O guia para os autores pode ser consultado aqui.

Para mais informações, contactar: comunicacaoesociedade[at]ics.uminho.pt

  • Logo Centro de estudos de comunicação e sociedade (CECS)
  • Logo FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Logo DOAJ – Directory of Open Access Journals
  • Logo Latindex
  • Logo ERIH PLUS | NSD
  • OpenEdition Journals