Navegação – Mapa do site
Livros

Dinâmicas Econômicas Contemporâneas: uma Perspectiva geográfica

Pierre Alves Costa e Sandra Lúcia Videira Góis

Texto integral

Link para a Editora CRV:

1https://www.editoracrv.com.br/​produtos/​detalhes/​34305-dinamicas-economicas-contemporaneas-bruma-perspectiva-geografica

2Editora: EDITORA CRV

3ISBN:978-85-444-3599-1

4DOI: 10.24824/978854443599.1

5Ano de edição: 2019

Capa

6O livro intitulado Dinâmicas econômicas contemporâneas: uma perspectiva geográfica é resultado de dez anos de pesquisas, reunindo diversos geógrafos, com o propósito de ajudar a desvendar as principais transformações geoeconômicas das últimas três décadas (nas escalas local/regional/nacional) no território brasileiro.

7O mundo e o Brasil vêm vivenciando profundas transformações econômicas desde 1973; ocasionando uma reestruturação produtiva-financeira-social e expressivos reflexos no território usado. Portanto, o desenvolvimento é cada vez mais desigual e geograficamente heterogêneo. Para compreendermos as características desse mundo contemporâneo, como: precarização do trabalho, uberização, intensificação da informatização, mundialização do capital; mecanização e robotização; financeirização da sociedade e do território; quarta revolução industrial; luta acirradíssima pelo controle das jazidas de petróleo entre outras; é fundamental o incentivo à pesquisa científica – elemento primordial para o desenvolvimento socioespacial de uma região ou pais.

8Nesse contexto, o livro intitulado Dinâmicas Econômicas Contemporâneas: uma perspectiva geográfica é resultado de dez longos anos de pesquisas, reunindo diversos pesquisadores com o propósito de ajudar a desvendar as principais transformações geoeconômicas (nas escalas local / regional / nacional) no território brasileiro.

9Esta obra não tem o intuito de finalizar as pesquisas e análises aqui presentes, mas, ao contrário, pretendemos que o livro seja um estímulo ao debate e às reflexões. Os autores – geógrafo e geógrafa – almejam valorizar as análises que compreendem o nosso vasto território, nas suas diversas escalas. Isso é fundamental diante da lógica de acumulação e reprodução do capital, da mundialização do capital e das reestruturações econômicas e, consequentemente, seus rebatimentos no território usado.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Pierre Alves Costa e Sandra Lúcia Videira Góis, « Dinâmicas Econômicas Contemporâneas: uma Perspectiva geográfica », Espaço e Economia [Online], 16 | 2019, posto online no dia 06 janeiro 2020, consultado o 27 janeiro 2020. URL : http://journals.openedition.org/espacoeconomia/10044 ; DOI : 10.4000/espacoeconomia.10044

Topo da página

Autores

Pierre Alves Costa

Professor Associado da UNICENTRO-PR. Geógrafo e licenciado em Geografia pela UFF, Mestre em Geografia pela UFRJ e doutor em História pela UFF. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia urbano-industrial, uso do território e dinâmica urbano-econômica, geo-história e história econômica.

Sandra Lúcia Videira Góis

Geógrafa pela FCT/UNESP, mestrado em Geografia pela UFSC e doutorado em Geografia pela FCT/UNESP Presidente Prudente. Professora Associada da INICENTRO-Guarapuava-PR. Lider do Grupo de Pesquisa Estudos da Dinâmica Econômica (CNPq). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase na Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguinte temas: redes, urbano, rede bancária, bancos estrangeiros e internacionalização da economia brasileira.

Topo da página

Direitos de autor

© NuPEE

Topo da página
  • Logo Latindex
  • Logo Diadorim
  • Logo Periodicos CAPES
  • Logo ROAD
  • Logo Crossref
  • Logo Núcleo de Pesquisa Espaço e Economia
  • OpenEdition Journals