Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros17ANO IX, número 17

ANO IX, número 17

ANO IX, número 17
Descrição

Mapeamento da pandemia da COVID-19 [Coronavírus] em tempo real

 

Imagem extraída do portal “Coronavirus COVID-19 Global Cases”, produzido pelo Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE), do Departamento de Engenharia Civil e de Sistemas (CaSE) da Universidade de Johns Hopkins (Baltimore, Maryland, Estados Unidos). O painel de informações deste centro, constantemente atualizado com os casos confirmados e registros de óbitos e curados, se tornou referência mundial em tempos de números colossais de infectados na pandemia da COVID-19.

 

Em 07 de abril de 2020, são 1.381.014 de casos confirmados em todo o mundo. Os Estados Unidos respondem por 378.289 registros oficiais de infectados, numa dura liderança que supera a soma dos contaminados na Espanha (140.511 casos) e na Itália (132.547 casos), respectivamente o segundo e o terceiro nesta triste lista mundial. Todavia, o número de óbitos da Itália (17.127) e Espanha (13.897) permanece maior que nos Estados Unidos (11.816), com relatos assombrosos de medo diário em suas cidades.

 

O Brasil é o 15.º na lista, com 12.345 contaminados, atrás de países como Estados Unidos e Canadá (América Anglo-Saxônica); Espanha, Itália, Alemanha, França, Reino Unido, Suíça, Bélgica, Holanda, Áustria e Portugal (Europa); Turquia (parte europeia, parte asiática); China e Irã (Ásia). Observa-se no mapa que a pandemia, neste momento, causa maiores impactos no norte global, assolando a América Anglo-Saxônica, a Europa e o Extremo Oriente da Ásia.

 

As justas e preocupantes desconfianças sobre subnotificações; o comportamento errático de lideranças políticas; as limitadas condições de moradia, sanitárias, de medicina preventiva e de disponibilidade de leitos e equipamentos hospitalares; e a própria descrença de parte de suas populações sobre as reais ameaças da pandemia da COVID-19 [Coronavírus] anteveem um cenário  perturbador do seu impacto nos países periféricos.

 

Para maiores informações, o portal “Coronavirus COVID-19 Global Cases” está disponível em: https://coronavirus.jhu.edu/map.html.

 

Autor: Leandro Dias de Oliveira.
Créditos
https://coronavirus.jhu.edu/map.html
Direitos de autor

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença . Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Ficheiro original
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search