Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros19EditorialEspaço e Economia: a necessidade ...

Editorial

Espaço e Economia: a necessidade de olharmos o mundo a partir das suas periferias

Floriano Godinho de Oliveira, Leandro Dias de Oliveira, Guilherme Ribeiro, Regina Helena Tunes e D’Jeanine Candido

Texto integral

1Espaço e Economia: Revista Brasileira de Geografia Econômica apresenta seu décimo-nono número, com um conjunto de artigos, trilha de pesquisa e resenha submetidos em fluxo contínuo ao periódico, e um dossiê, organizado pelos professores Marcio Rufino Silva, Denise de Alcantara, Leandro Dias de Oliveira e André Santos da Rocha, sobre o Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro, com contribuições importantes de pesquisadores sobre este segmento do espaço metropolitano fluminense. Nesta edição contamos com artigos de importantes pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, tratando de questões relevantes sobre o território nacional e reflexões sobre as realidades moçambicana, húngara e búlgara.

2Na seção Conexões, destacamos a obra Questões regionais e a geografia econômica: Perspectivas e desafios contemporâneos, organizada pelos professores Maria Therezinha Serafim Gomes e Eliseu Savério Sposito [Curitiba: CRV, 2020], e que conta com contribuições de Antonio Marcos Roseira, Armen Mamigonian, Claudete de Castro Silva Vitte, Edilson Alves Pereira Júnior, Leandro Bruno Santos, Lisandra Pereira Lamoso, Olga Lucia Castreghini De Freitas-Firkowski, Sandra Lencioni e Silvia Selingardi-Sampaio. Trata-se de uma relevante contribuição aos debates da Geografia Econômica do Brasil.

3A seguir, Espaço e Economia apresenta o dossiê Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro, organizado pelos professores Marcio Rufino Silva, Denise de Alcantara, Leandro Dias de Oliveira e André Santos da Rocha, todos professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. São investigados, entre outros temas, o processo de reestruturação territorial-produtiva na região, os cenários de desenvolvimento urbano, a mobilidade dos trabalhadores, a disposição do lixo metropolitano, a questão rural, os planos urbanos, a promoção imobiliária, os impactos socioambientais e a deflagração das zonas de sacrifício e dos movimentos insurgentes. Conforme indicado pelos organizadores, na apresentação do dossiê intitulada Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro: proposições, debates, desafios, “o múltiplo feixe de temáticas apresentadas nesse dossiê apenas ilumina questões prementes de uma região que, pouco a pouco, adquire novos contornos no escopo metropolitano do Rio de Janeiro e, ao mesmo tempo, apresenta questões paradigmáticas para o próprio processo de metropolização em outras escalas”; “é, portanto, uma forma de apresentar a metrópole tendo a periferia como centralidade. Um espaço opaco que agora se revela iluminado”. O recado é claro: há a inadiável necessidade de olharmos o mundo a partir de suas periferias.

  • 1 Agradecemos o trabalho de planejamento, construção de arte, ordenamento técnico e monitoria durante (...)

4Torna-se oportuno reforçar o papel de Espaço e Economia: Revista Brasileira de Geografia Econômica em promover debates como o proposto no dossiê Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro. As últimas edições da revista foram integralmente dedicadas às partes I e II do dossiê Coronavírus, cujo primeiro volume foi publicado ainda no início do processo de disseminação do vírus e em meio à perplexidade mundial pela divulgação pela Organização das Nações Unidas do estado de pandemia global da covid-19. Se anunciava naquele momento o quadro bastante grave que interferiu profundamente tanto nos horizontes da economia global quanto nos cotidianos das pessoas de todo o mundo. Naquele momento, recebemos significativas contribuições de diferentes partes do Brasil e do mundo, por meio de uma série de artigos, reflexões, opiniões e provocações sobre o tema, à luz da geografia e de outras ciências, que passaram a mobilizar investigadores, programas de pós-graduação, grupos de pesquisa e laboratório para o monitoramento, avaliação e análise do espraiamento geográfico do coronavírus. Após abrir espaço para os debates em suas páginas, por meio do trabalho conjunto do Núcleo de Pesquisas Espaço e Economia (NuPEE) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ (PPFH-UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRRJ (PPGGEO-UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERJ (PPGEO-UERJ), e da mobilização da ReLAEE – Rede Latino-Americana Espaço e Economia, foram organizados cinco webinars para que o debate se ampliasse para além dos limites da publicação escrita1.

5 A série de encontros virtuais teve início no dia 12 de junho de 2020 com o debate Geopolíticas da pandemia e o papel do Brasil, com a participação dos professores Neli Théry (EACH/USP), Hervé Théry (PPGH/USP) e Pablo Ibañez (DGG/UFRRJ) e mediação do Prof. Guilherme Ribeiro. Na semana seguinte, o debate foi em torno do tema Crise pandêmica e disputa de poder no Estado brasileiro, com a participação dos professores Glauco Bruce Rodrigues (PPG/UFF-Campos), Pedro Pedreira Campos (PPGH/UFRRJ) e Guilherme Ribeiro (PPGGEO/UFRRJ) e mediação do Prof. Leandro Dias de Oliveira. A terceira webinar, realizada em 26 de junho de 2020, teve como título Desigualdades e Territorialidades da Pandemia no Brasil e contou com a participação dos professores José Borzacchiello da Silva (UFC), Cláudio Luiz Zanotelli (UFES), Tadeu Alencar Arrais (UFG), Eudes Leopoldo (UNIFESSPA) e mediação da Prof.ª Regina Tunes (UERJ).

  • 2 Os registros em vídeo das webinars estão disponíveis no canal da plataforma Youtube de Espaço e Eco (...)

6O quarto encontro organizadd pelo NUPEE e pela revista Espaço e Economia, intitulado Estado e políticas sanitárias em países europeus, contou com os professores Roberto Montemerli (Pref. de Abbiategrasso - Milão), Miriam Hermi (Univ. de Barcelona), Lucas Pacheco Campos (UL - PPFH/UERJ) e Denise Bomtempo (UECE/Paris I Panthéon Sorbonne/IG/CRIA) e foi mediado pela Prof.ª Eveline Algebaile (FFP - PPFH/UERJ). Por fim, no dia 10 de julho de 2020, com o tema O futuro das políticas públicas: cenários, riscos e caminhos, debateram os professores Adriano Nuvunga (CDD, Fórum de Monitoria do Orçamento, UEM e UTM - Moçambique), Denis Castilho (IESA-UFG), Gaudêncio Frigotto (PPFH-UERJ), Eveline Algebaile (FFP-PPFH/UERJ), com a mediação do Prof. Floriano Godinho de Oliveira (FFP-PPFH/UERJ)2. Em todas as webinars, permaneceu a certeza de que a covid-19, mais que um problema sanitário, a pandemia é uma questão de fundamental importância nos debates da geografia que se pratica. E certamente, nas periferias do mundo é onde esse debate se tornou mais pungente, necessário e, que se reforce, mobilizador.

7***

8Dedicamos, sentidamente, esse número de Espaço e Economia a todos os brasileiros que neste momento permanecem sofrendo com as duras perdas e os constantes riscos da disseminação da covid-19. A cada um dos mais de cem mil brasileiros que nos deixaram sob o signo do espraiamento do coronavírus, nossas mais sinceras homenagens. Que se reforcem nossos sentimentos àqueles que estão em meio à dor e à saudade nesses tempos difíceis e, infelizmente, ainda imprevisíveis.

Topo da página

Notas

1 Agradecemos o trabalho de planejamento, construção de arte, ordenamento técnico e monitoria durante as webinars dos mestrandos Miguel Alexandre do Espírito Santo Pinho (PPGGEO-UFRRJ/LAGEP), Igor Salles Barbosa (PPFH-UERJ) e D’Jeanine Candido (PPFH-UERJ) , e também de Maria Clara Leadebal Celestino (Monitora de Geografia Econômica/UFRRJ/LAGEP), Marcos Vinícius Fernandes Gonçalves (Bolsista PIBIC/CNPq/UFRRJ/LAPEHGE) e Raphael Lima Pereira Peçanha (Bolsista PIBIC/CNPq/UERJ).

2 Os registros em vídeo das webinars estão disponíveis no canal da plataforma Youtube de Espaço e Economia, no link: https://www.youtube.com/channel/UCesdvzIWsS8faxWpJRQaPxw, e na página do facebook da revista, no link: https://www.facebook.com/espacoeeconomia.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Floriano Godinho de Oliveira, Leandro Dias de Oliveira, Guilherme Ribeiro, Regina Helena Tunes e D’Jeanine Candido, «Espaço e Economia: a necessidade de olharmos o mundo a partir das suas periferias»Espaço e Economia [Online], 19 | 2020, posto online no dia 01 setembro 2020, consultado o 25 outubro 2021. URL: http://journals.openedition.org/espacoeconomia/16983; DOI: https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.16983

Topo da página

Autores

Floriano Godinho de Oliveira

Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: fgodinho@uerj.br.

Artigos do mesmo autor

Leandro Dias de Oliveira

Professor Associado do Departamento de Geografia (DGG-IA) e dos quadros permanentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais (PPGIHD) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E-mail: ldiasufrrj@gmail.com .

Artigos do mesmo autor

Guilherme Ribeiro

Doutor em Geografia pela UFF, com estágio doutoral pela Universidade de Paris-Sorbonne (Paris IV). Pós-Doutor em Geografia pela UFMG. Professor Associado II do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGGEO/UFRRJ). E-mail: geofilos@msn.com.

Artigos do mesmo autor

Regina Helena Tunes

Doutora em Geografia Humana, professora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEO-UERJ). E-mail: tunesregina@gmail.com.

Artigos do mesmo autor

D’Jeanine Candido

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Secretária-Executiva de Espaço e Economia: Revista Brasileira de Geografia Econômica. E-mail: djeaninecandido@gmail.com.

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

Licence Creative Commons
Espaço e Economia – Revista brasileira de geografia econômica est mise à disposition selon les termes de la licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.

Topo da página
  • Logo Latindex
  • Logo Diadorim
  • Logo Periodicos CAPES
  • Logo ROAD
  • Logo Crossref
  • Logo Núcleo de Pesquisa Espaço e Economia
  • OpenEdition Journals
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search