Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros24Antiga Estação Ferroviária de Vas...

Antiga Estação Ferroviária de Vassouras

Antiga Estação Ferroviária de Vassouras
Descrição

Registro fotográfico feito em trabalho de campo coordenado pelos professores André Rocha, Andrews Lucena e Leandro Dias de Oliveira, do curso de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Seropédica, realizado nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2022, nas cidades fluminenses de Vassouras, Volta Redonda e Barra do Piraí, com as turmas de Geografia Econômica, Geografia Cultural e Geografia do Rio de Janeiro.

 

Na imagem, em destaque, a locomotiva no estilo Maria Fumaça, fabricada nos Estados Unidos pela Baldwin no ano de 1889, instalada na antiga Estação Ferroviária de Vassouras. Trata-se do último exemplar que restou das máquinas que rodaram na E.F Dom Pedro II, denominação anterior da Estrada de Ferro Central do Brasil, que foi uma das principais ferrovias do país que ligava as então províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com a arquitetura recuperada, a antiga estação hoje agrega um bar, um restaurante e um bistrô, fazendo parte do circuito gastronômico da cidade.

 

Que a imagem sirva de chamamento: os trens permanecem fundamentais para o nosso desenvolvimento. Como afirma o geógrafo Denis Castilho, os trilhos são os caminhos do futuro, que exigirá maior velocidade e integração e menores danos ambientais. Precisamos superar a dependência do rodoviarismo na circulação e a mobilidade para o desenvolvimento do país, bem como romper com a noção de que as ferrovias servem apenas para o transporte de commodities ou para atender as demandas de exportações.

 

Neste sentido, o grupo de estudos Redes Técnicas e Linhas Cruzadas, presidido pelos professores Floriano Oliveira (UERJ) e Artur Lopes (FAETEC-Paracambi), têm realizado importantes esforços para refletir sobre a importância dos trilhos ferroviários no desenvolvimento econômico, especialmente na realidade fluminense.

 

Texto escrito por: Leandro Dias de Oliveira.

Créditos
Leandro Dias de Oliveira
Ficheiro original
  • Logo Latindex
  • Logo Diadorim
  • Logo Periodicos CAPES
  • Logo ROAD
  • Logo Crossref
  • Logo Núcleo de Pesquisa Espaço e Economia
  • OpenEdition Journals
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search