Livro “Acumulação por Despossessão: A privatização dos ventos para a produção de energia eólica no semiárido brasileiro”
Texto integral
1O livro Acumulação por despossessão: a privatização dos ventos para a produção de energia eólica no semiárido brasileiro se debruça sobre o processo de implantação de parques eólicos no semiárido brasileiro tendo como principais preocupações a apropriação do vento e de terras, a relação entre proprietários de terras e empresas de geração eólica e o papel desempenhado pelos contratos de arrendamento eólico. Entendendo se tratar de um processo de acumulação por despossessão, que envolve não apenas a apropriação capitalista do vento, mas também da renda da terra e de vastas áreas pelas empresas de geração eólica, o livro busca revelar as contradições inerentes a esse processo, que envolve por um lado o combate às mudanças climáticas, a partir da substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia, e por outro a apropriação de riquezas naturais e de terras no Sul global por grandes empresas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, até fundos de investimento e pensão nacionais e internacionais, muitos com atuação global.
2Referência :
3TRALDI, Mariana; RODRIGUES, Arlete Moysés. Acumulação por despossessão a privatização dos ventos para a produção de energia eólica no semiárido brasileiro. Curitiba: Editora Appris, 2022. 313p .
Índice das ilustrações
URL | http://journals.openedition.org/espacoeconomia/docannexe/image/22834/img-1.png |
---|---|
Ficheiro | image/png, 478k |
Para citar este artigo
Referência eletrónica
Mariana Traldi e Arlete Moysés Rodrigues, «Livro “Acumulação por Despossessão: A privatização dos ventos para a produção de energia eólica no semiárido brasileiro”», Espaço e Economia [Online], 24 | 2022, posto online no dia 06 fevereiro 2023, consultado o 20 setembro 2024. URL: http://journals.openedition.org/espacoeconomia/22834; DOI: https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.22834
Topo da páginaDireitos de autor
Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC-SA 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.
Topo da página