VI Seminário de Estudos Contemporâneos sobre a Baixada Fluminense
Texto integral
Imagem de divulgação
Sobre o evento
1Apresentando como tema central "Inovação, Divulgação e Popularização Científica nas Periferias", o VI Seminário de Estudos Contemporâneos sobre a Baixada Fluminense (SECBF) será realizado de 27 a 29 de maio de 2025, no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Nova Iguaçu.
2Formato: Presencial.
3Endereço completo: Av. Governador Roberto Silveira s/nº. Moquetá – Nova Iguaçu – RJ. CEP: 26285-060.
4Normas de submissão: Devem ser enviados até o dia 10 de março de 2025 [última prorrogação], para o e-mail: secbxd@gmail.com, indicando o título do trabalho e o eixo temático pretendido no corpo do e-mail. Todas as modalidades de submissão de trabalhos poderão ter o máximo de 3 autores.
5Existem duas modalidades de submissão:
-
Trabalhos Completos – destinados a pesquisadores de mestrado, doutorado e demais profissionais e serão apresentados em formato oral;
-
Resumos Expandidos – destinados aos alunos de graduação, podendo ter coautoria de professores orientadores e demais autores. Esses serão apresentados em formato Banner.
6Os resultados dos trabalhos aprovados serão divulgados a partir do dia 10 de abril de 2025.
7Para mais informações acesse: https://secbxd.wixsite.com/vi-secbf
Programação
Eixos temáticos
8GT 1 – Produção Econômica e Urbana dos/nos Espaços periféricos - O eixo sobre questão urbana e econômica parte da premissa que a Baixada Fluminense integra a periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; portanto, agrega processos e tramas próprias sem deixar de pensar nas conexões existentes em dinâmicas que envolvem a urbanização e a reestruturação econômica da metrópole. Neste sentido, são temas pertinentes: estudos urbanos e cotidiano urbano da periferia; urbanização e processos de especulação do solo das cidades da Baixada; especulação imobiliária e novos empreendimentos; políticas habitacionais e financeirização do espaço; novos espaços industriais, dinâmicas e circulação e produção, novas economias emergentes, condomínios logísticos, precarização e condições de trabalho; migrações e questões da mobilidade, problemas com saneamento, outras questões que atravessam esse espaço periférico.
9GT 2 - Ecologia Política, gestão ambiental e territórios - São priorizados estudos que tratem de processos ecológicos no contexto da Baixada Fluminense. São consideradas questões relativas à dinâmica de preservação e conservação, planos de manejo, direito e injustiças socioambientais, educação ambiental e a agenda 21 dos municípios da Baixada Fluminense; ações de pesquisa na REBIO Tinguá, FLONA Mário Xavier Parque Municipal de Nova Iguaçu; clima urbano e ilhas de calor; sustentabilidade e políticas ambientais; questões dos corpos hídricos e gestão de bacias - Guandu e Iguaçu; processos ecológicos na Baía de Guanabara e Baía de Sepetiba; estudos das desigualdades no acesso às águas e ao saneamento. Também, são estimuladas reflexões sobre outras temáticas transversais no campo da saúde que envolvam a questão do risco ambiental e a vulnerabilidade socioambiental; e, sobre temas vinculados a história do campo e da agroecologia.
10GT 3 - História e Cultura Regional - A Baixada Fluminense que enxergamos atualmente pode ser vista como um somatório de diferentes tempos históricos, seja pelos patrimônios e vestígios de seus passados, seja na multiplicidade de expressões culturais que ocupam o cotidiano de seu povo. No entanto, a desvalorização deste assunto vem assumindo, cada vez mais, a forma de um desmonte dos aparelhos públicos destinados à preservação dos patrimônios culturais materiais e imateriais do país. Passamos por um período de grandes desafios, que perpassa igualmente pelo mapeamento, defesa e incentivo da cultura e da memória popular. Debates e métodos dos estudos para alcançar respostas comuns para a pesquisa crítica no campo da cultura e da história é a grande meta deste grupo. Assim, são temas pertinentes relacionados a história da escravidão, história urbana, estudos culturais, história política, relação entre religião e política, entre outros.
11GT 4 - Educação, Políticas e Produção Social do Conhecimento - Neste eixo temático, serão reunidas as reflexões sobre a produção da educação no espaço da Baixada Fluminense, tendo como pano de fundo os seguintes subtemas: formação de professores e a docência na Baixada Fluminense; políticas públicas educacionais da educação básica ao ensino superior; currículo e avaliação; planejamento e financiamento da educação; educação popular e movimentos sociais; espaços não formais de educação; práticas pedagógicas e práxis em educação. Além disto, neste ano, são bem-vindas reflexões sobre o impacto da pandemia nas atividades escolares e os debates sobre o retorno às aulas na rede pública e privada da região.
12GT 5 - Divulgação e Popularização da Ciência nas Periferias - O grupo de trabalho busca atrair pesquisa e trabalhos que apresentem as iniciativas de popularização das pesquisas e práticas da interação ensino-pesquisa-extensão nas periferias. São bem-vindas as narrativas de experiências no âmbito de projetos institucionais de pesquisa como o PET, PIBID e Atividades de Extensão e de iniciativas de grupos vinculados aos movimentos sociais e grupos de cultura na Baixada. Estimula-se para esse eixo, a apresentação das experiências, das linguagens e dos formatos utilizados nas ações de popularização e divulgação da ciência na periferia.
Índice das ilustrações
![]() |
|
---|---|
URL | http://journals.openedition.org/espacoeconomia/docannexe/image/29519/img-1.png |
Ficheiro | image/png, 238k |
![]() |
|
URL | http://journals.openedition.org/espacoeconomia/docannexe/image/29519/img-2.png |
Ficheiro | image/png, 44k |
Para citar este artigo
Referência eletrónica
«VI Seminário de Estudos Contemporâneos sobre a Baixada Fluminense», Espaço e Economia [Online], 28 | 2025, posto online no dia 13 fevereiro 2025, consultado o 20 junho 2025. URL: http://journals.openedition.org/espacoeconomia/29519
Topo da páginaDireitos de autor
Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC-SA 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.
Topo da página