Navegação – Mapa do site

InícioApresentaçãoNormas para Autores

Normas para Autores

Espaço e Economia: Revista Brasileira de Geografia Econômica publica textos em português, inglês, espanhol e francês. Na seção Artigos, acolheremos trabalhos originais e inéditos cujas pesquisas estejam bem avançadas ou já consolidadas. Por sua vez, Trilhas de pesquisa dedicar-se-á notadamente às investigações em curso e proposições de reflexão temática. A seção Resenhas terá como propósito estimular o diálogo com livros e coletâneas surgidas nos últimos três anos, visando fortalecer a discussão e a problematização político-intelectual ao redor de questões relativas ao par espaçoeconomia e a temas afins. Outra seções, como Traduções, Relatos de Evento e Conexões serão articuladas pelos Editores de acordo com as demandas. A proposição de Dossiês Temáticos é estimulada e a possibilidade de publicação será avaliada pelos Editores e por membros dos Comitês Científico e Consultivo da revista.

Avaliação

Cada artigo será encaminhado para dois avaliadores, sejam eles membros do Conselho Científico ou participantes externos. Se o artigo receber duas apreciações positivas, será considerado apto para publicação; duas apreciações negativas, recusado. Em caso de empate, o texto será endereçado a um terceiro e definitivo parecerista, preferencialmente membro do Comitê Científico ou do Comitê Consultivo da revista. As resenhas serão avaliadas por um único parecerista. Traduções serão bem-vindas.

Artigo

Sugere-se que os artigos tenham, incluindo notas e bibliografia, até 50.000 caracteres (com espaços). Artigos com mais caracteres que o indicado poderão ser aceitos após julgamento preliminar dos Editores. Ilustrações, quadros e tabelas podem estar em formato .ai, .png ou .jpeg em alta resolução (300 dpi). Devem ser anunciadas no texto e numeradas na ordem em que aparecem (Ex. : imagem 1, mapa tal ; imagem 2, fotografia tal ; imagem 3: gráfico tal).

Os trabalhos utilizarão a fonte Times New Roman 12 e espaço 1,5. Citações com até três linhas devem constar do texto principal. As que possuírem mais de três linhas serão destacadas, com margens recuadas e fonte tamanho 11. No texto, as referências bibliográficas serão indicadas entre parênteses tal como se segue : (CLAVAL, 2013, p. 15). Caso haja mais de uma edição da obra, favor identificá-la : (CLAVAL, 2013, P. 15 [1978]).

As notas estarão situadas no rodapé da página.

Bibliografia

A bibliografia estará no final do texto. Seguem exemplos de como apresentar a bibliografia :

Artigo de periódico : RHEIN, Catherine. La Géographie, discipline scolaire et/ou science sociale ? (1860-1920). Revue française de Sociologie, XXIII, pp. 223-251, 1982.

Livro : OLIVEIRA, Leandro Dias de. Geopolítica Ambiental: A construção ideológica do Desenvolvimento Sustentável (1945-1992). Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2020.

Capítulo de livro : MENDIBIL, Didier. O sistema iconográfico da geografia clássica francesa e Pierre Monbeig. In : ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana (org.). Pierre Monbeig e a Geografia Humana brasileira : a dinâmica da transformação. Bauru : Edusc, pp. 233-247, 2006.

Teses e dissertações : RIBEIRO, Guilherme. Espaço, Tempo e Epistemologia no Século XX: a Geografia na obra de Fernand Braudel. Niterói, Tese de Doutorado em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal Fluminense, 382p., 2008.

Artigos de Jornal : ANDERSON, John Lee. A dama de ferro, o ditador e o poeta. O Globo, Rio de Janeiro, Prosa & Verso, p.4, 13.4.2013.

Fontes eletrônicas : VIDAL DE LA BLACHE, Paul. Routes et chemins de l’ancienne France. Strates [En ligne], n. 9. 1996-97 [1902]- Crises et mutations des territoires, <http://strates.revues.org/document620.html> . Acessado em 22 de janeiro de 2004.

Congressos : OLIVEIRA, Floriano J.G. de. Redes técnicas e urbanização: a influência da Light and Power no desenvolvimento urbano e regional do Rio de Janeiro. In: Globalización, innovación y construcción de redes técnicas urbanas en América y Europa, 1890-1930, Barcelona, p.1-16, 2012.

Resumo, título e palavras-chave em três línguas

Quatro resumos de 500 a 1000 caracteres cada são necessários, escritos em português, inglês, francês e espanhol. Os títulos também devem ter uma versão nos quatro idiomas. O autor deve identificar seu nome, titulação, função, instituição e email, como no exemplo abaixo:

Marxismo e geografia econômica na obra de David Harvey

Paul Claval

Universidade de Paris-Sorbonne (Paris-IV). Instituto de Geografia. Professor Emérito. E-mail: ---.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search