Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros15Número Especial - III Colóquio Es...

Número Especial - III Colóquio Espaço e Economia [UERJ, 2019] - 2.ª Parte

Número Especial - III Colóquio Espaço e Economia [UERJ, 2019] - 2.ª Parte
Descrição

Fotografia da Igreja Nossa Senhora da Luz, localizada na Praia da Luz, em São Gonçalo, erguida no século XVII, em estilo barroco, após uma promessa de um sobrevivente de um naufrágio. Trata-se de uma das capelas das mais antigas do país, que se tornou um patrimônio da cidade de São Gonçalo em 1985. Foi reformada em 2001 após um trágico acidente de derramamento de óleo na Baía de Guanabara, que chamou a atenção do poder público após grande repercussão midiática e obrigou a revitalização do prédio histórico. Entretanto, após esse caso, o bairro e a capela retomaram aos seus antigos problemas ligados a falta de segurança pública e serviços urbanos básicos.

É nesta área – também importante por compor o manguezal limítrofe à APA de Guapimirim – que foi realizada a construção de um porto na cidade de São Gonçalo, parte do sistema UHOS (Ultra Heavy Over Size), conectando o transporte marítimo dos equipamentos ultra pesados a estrada de mesmo nome até o acesso principal do Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro). Apesar de ser também um ponto de recreação e lazer, com venda de pescado em quiosques fruto do trabalho da colônia de pescadores e de catadores de caranguejo do local, trata-se de um lugar bastante carente da cidade. Não é outro motivo que a chegada de empreendimentos trouxe grande expectativa à comunidade local, mas em modelo de cidade segregador e excludente, as expectativas de melhorias sociais não se concretizaram.

Maiores informações em:

CANDIDO, D’Jeanine. As transformações espaciais resultantes da inserção de redes técnicas em São Gonçalo: o Sistema UHOS (Ultra Heavy Over Size) e a sua refuncionalização com o projeto Cidade da Pesca. Espaço e Economia: Revista Brasileira de Geografia Econômica. Ano 8, número 15, julho-dezembro de 2019. Disponível em: http://journals.openedition.org/espacoeconomia/7063.

Créditos
D’Jeanine Candido
Ficheiro original
  • Logo Latindex
  • Logo Diadorim
  • Logo Periodicos CAPES
  • Logo ROAD
  • Logo Crossref
  • Logo Núcleo de Pesquisa Espaço e Economia
  • OpenEdition Journals
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search