Navegação – Mapa do site

InícioNúmerosvol. 4 (2)RecensõesCarlos Teixeira. Portugueses em T...

Recensões

Carlos Teixeira. Portugueses em Toronto: Uma Comunidade em Mudança / Edite Noivo. Inside Ethnic Families: Three Generations of Portuguese-Canadians

Luís Silva
p. 396-397
Referência(s):

Carlos Teixeira. Portugueses em Toronto: Uma Comunidade em Mudança. Direcção Regional das Comunidades, 1999.

Edite Noivo. Inside Ethnic Families: Three Generations of Portuguese-Canadians. Montreal & Kingston/Londres/Ithaca, McGill-Queen’s University Press, 1999.

Texto integral

1É quase um truísmo dizer-se, hoje, que a emigração para o estrangeiro é um dos aspectos marcantes da história da sociedade portuguesa, tendo-se tornado praticamente constante no tempo e universal no espaço desde o século xv até aos nossos dias.

2A partir de 1950, especialmente nas décadas de 60 e 70, o Canadá assumiu-se como um dos destinos preferenciais desses movimentos migratórios, sobretudo dos que têm origem no arquipélago dos Açores. O facto de haver presentemente mais de 250 mil portugueses a residir no Canadá, a maioria dos quais de primeira geração, é, a este título, ilustrativo. Os protagonistas desses movimentos migratórios entretanto adquiriram no meio de acolhimento um elevado grau de institucionalização, fundando, nas principais cidades canadianas, associações e organizações comunitárias de ordem vária, comércio, serviços, negócios próprios, assim como meios de comunicação social que se exprimem em português. Os textos que aqui se recenseiam corroboram-no.

3Movendo-se no terreno da geografia humana, Carlos Teixeira examina a mobilidade residencial e a suburbanização da comunidade portuguesa de Toronto, de molde a perceber até que ponto a etnicidade influencia o comportamento de procura e a compra de uma nova residência. Comparando um grupo de recentes compradores de casa em Mississauga (cidade satélite de Toronto) de etnia portuguesa com um outro formado por anglófonos nascidos no Canadá, Teixeira verificou que a procura e a compra de uma nova residência constituem processos etnicamente orientados no caso dos portugueses e não no dos canadianos. Quando procuram casa, os primeiros confiam mais nas fontes étnicas de informação relativamente ao mercado da habitação, entre as quais os familiares, os amigos, os órgãos de comunicação social e os agentes imobiliários do mesmo grupo etnocultural, do que os segundos. A acção desempenhada pelos agentes étnicos de imóveis no processo de relocalização é também mais decisiva entre os portugueses do que entre os canadianos, facto que, atendendo aos elevados índices de concentração residencial que a comunidade portuguesa do Canadá continua a apresentar, revela o protagonismo que a indústria imobiliária tem na modelação da geografia social das cidades. No que diz respeito aos compradores, essa relevância da etnicidade interpreta-a o autor como sendo resultante da condição de emigrante e de um conjunto de factores de natureza cultural, como sejam as barreiras linguísticas, o desconhecimento sobre os meandros do mercado de habitação no Canadá, a existência de fortes redes de contacto e de parentesco e a obrigação moral de apoio a outros membros do mesmo grupo étnico. Ainda na perspectiva do autor, é justamente este conjunto de factores que faz com que os agentes de imóveis portugueses, ao contrário dos canadianos, confiram importância à etnicidade dos seus clientes, trabalhando preferencialmente com indivíduos da mes-ma origem e com valores e estilos de vida similares.

4Baseado numa pesquisa levada a cabo em Montreal, o texto de Edite Noivo, cuja primeira edição data de 1997, é um trabalho de sociologia da família que trata, de um modo “etno-sociológico”, a vida familiar dos emigrantes portugueses e dos seus descendentes, com o intuito de contribuir para o conhecimento sobre a etnicidade e a emigração. Nele se comprova que a emigração é impulsionada pelo desejo de realização de projectos familiares, formulados no contexto de origem, que visam essencialmente a melhoria das condições de vida e a ascensão na hierarquia social, projectos familiares esses cujo desenvolvimento implica a participação concertada de várias gerações – o que é irónico, cruel até, é que os membros da terceira geração não reúnem condições que lhes permitam garantir o sucesso de tais projectos, especialmente pelos seus baixos índices de escolaridade e formação, hipotecando, assim, as realizações dos seus ascendentes. Mostra-se, outrossim, que a baixa condição social, a condição de emigrante e a pertença a um grupo minoritário afectam a vida da população em estudo, provocando, entre outras coisas, o estreitamento das suas relações familiares e a intensificação das relações domésticas. Examinados são também os ideais e as experiências que os homens e as mulheres das três gerações estudadas têm relativamente ao casamento e às relações conjugais. Entre as tendências salientadas nessa análise, cabe destacar as seguintes: se é verdade que os membros da terceira geração pretendem distanciar-se da etnocultura da sua família nuclear, adoptando o modelo canadiano de casamento – modelo este em que as relações entre os géneros e os papéis familiares se encontram menos polarizados –, também urge sublinhar que pretendem fazê-lo com parceiros da mesma origem, isto é, com portugueses. Entretanto, refira-se que este estudo traz à colação a forma como a família, para além de ser um elo privilegiado de ligação entre o indivíduo e a sociedade, é, para muitos indivíduos, o local de intersecção entre as suas vidas públicas e privadas.

5Estamos pois perante dois textos de manifesto interesse para quem pretenda conhecer melhor a diáspora portuguesa do Canadá e para quem aprecia temas como a etnicidade e a emigração. No que diz respeito à obra de Carlos Teixeira, esse interesse vê-se acrescido pelo facto de ela remeter para um campo que tem vindo a assumir uma relevância particular nas preocupações recentes nas ciências sociais, mas que não foi ainda suficientemente explorado – o dos negócios étnicos (ethnic business). As virtudes do livro de Edite Noivo encontram-se ainda na abordagem emic e no estudo comparativo de três gerações. Ambos os livros apresentam, no entanto, algumas lacunas. No caso de Carlos Teixeira, neste capítulo, sobressai especialmente um défice de problematização e de discussão teórica da etnicidade, que é particularmente notório para quem está familiarizado com o debate antropológico em torno da identidade étnica e da etnicidade. No contexto em questão, o dos emigrantes portugueses no Canadá, seria, nesta perspectiva, interessante estudar a relação entre a etnicidade e os processos de transnacionalização da “portugalidade”. A obra de Edite Noivo, por sua vez, carece de informação quanto à vida familiar e à relação entre os géneros no país de origem dos emigrantes em estudo (Portugal), o que seria obviado se a autora recorresse aos trabalhos de carácter antropológico ou sociológico sobre o assunto, como os de Miguel Vale de Almeida, Karin Wall e Ana Nunes de Almeida, entre outros.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Luís Silva, «Carlos Teixeira. Portugueses em Toronto: Uma Comunidade em Mudança / Edite Noivo. Inside Ethnic Families: Three Generations of Portuguese-Canadians»Etnográfica, vol. 4 (2) | 2000, 396-397.

Referência eletrónica

Luís Silva, «Carlos Teixeira. Portugueses em Toronto: Uma Comunidade em Mudança / Edite Noivo. Inside Ethnic Families: Three Generations of Portuguese-Canadians»Etnográfica [Online], vol. 4 (2) | 2000, posto online no dia 17 agosto 2016, consultado o 18 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/etnografica/3557; DOI: https://doi.org/10.4000/etnografica.3557

Topo da página

Autor

Luís Silva

Centro de Estudos de Antropologia Social (ISCTE)

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-NC-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search