Navegação – Mapa do site

Estatuto editorial

A Etnográfica é uma revista académica especializada em antropologia social e cultural, aberta a contribuições de base etnográfica provenientes de outras ciências sociais, e tendo como objetivo geral a promoção do conhecimento neste âmbito. Publica principalmente artigos de investigação originais, mas também artigos de crítica da literatura antropológica e outros materiais que possam contribuir para esse objetivo.

A seleção de todos os materiais a publicar na Etnográfica é da responsabilidade da sua comissão editorial e é feita segundo critérios de adequação ao âmbito e normas da revista, qualidade e inovação, sem qualquer restrição quanto ao grau académico, pertença institucional ou proveniência geográfica dos/as autores/as. A seleção de artigos de investigação originais propostos baseia-se num sistema de avaliação por pares em anonimato bilateral.

A Etnográfica é uma publicação do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, sediado em Lisboa, Portugal. No entanto, a Etnográfica assume um caráter internacional e diversificado quanto à autoria dos conteúdos publicados e incidência da investigação neles refletida, quanto aos corpos editorial e consultivo, quanto às línguas de publicação (português, inglês, francês ou espanhol) e quanto ao âmbito de circulação da revista.

A Etnográfica defende ativamente o respeito pelos princípios deontológicos da investigação em ciências sociais e sua publicação, reservando-se o editor o direito de atuar pelos meios de que legalmente disponha sempre que se verifique que tais princípios não foram observados pelos/as autores/as de materiais publicados ou propostos para publicação, inclusive em situações de plágio, manipulação fraudulenta da informação ou outras formas de desrespeito pela boa-fé do/a leitor/a.

A Etnográfica é publicada simultaneamente em edição impressa (ISSN 0873-6561) e eletrónica (ISSN 2182-2891) com periodicidade quadrimestral. A edição eletrónica é disponibilizada em acesso aberto sem quaisquer restrições no sítio da revista (http://journals.openedition.org/etnografica) e em outras coleções de publicações científicas, como é o caso da rede SciELO, sob uma política de licenciamento Creative Commons – Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0). Não são imputados aos/às autores/as quaisquer custos ou proveitos relacionados com a publicação.