Skip to navigation – Site map

Chamada de trabalhos – Edição Especial: Brasil

FACTS Reports é um fórum único que publica manuscritos e textos de opinião relativos à atividades nos campos da economia, saúde, educação, agricultura e assuntos ambientais. O periódico focaliza atividades em países em desenvolvimento e áreas desfavorecidas em países desenvolvidos.

FACTS Reports foi fundada e é dirigida por Philippe Kourilsky, Professor no Collège de France em Paris e Diretor-Geral do Instituto Pasteur de 2000 a 2005. É também apoiado por um painel de personalidades de vulto que inclui, entre outros, Amartya Sen, Rajendra K. Pachauri, Ellis Rubinstein, Ismail Serageldin, Mamphela Ramphele, Federico Mayor e Bernard Kouchner.

Metas e Âmbito

A meta da publicação FACTS Reports é coletar e disseminar o conhecimento e as melhores práticas sobre ações de campo. Muitos atores sociais implementam projetos em países em desenvolvimento para lidar com questões ligadas à economia, saúde, agricultura, educação, ambiente e desenvolvimento em geral. Existem muitas oportunidades para compartilhar o aprendizado obtido a partir dos resultados destes projetos. Portanto, a meta da FACTS Reports é criar um fórum para comunicar esses resultados a um público alargado de forma a capitalizar o conhecimento adquirido e promover boas práticas.

Os artigos são apresentados para aprovação. O principal critério para a publicação dos mesmos é que descrevem ações úteis e que podem ser reproduzidas. São também publicados editoriais e opiniões. Este processo assegura um aporte crítico por parte de peritos mundiais, permite a cooperação e concorrência entre autores e promove um alto nível científico.

Leitores

A FACTS Reports promove a divulgação do conhecimento relacionado a ações de campo em nível internacional. A publicação do periódico representa a primeira iniciativa deste gênero no mundo. Ela oferece aos principais protagonistas no campo do desenvolvimento em nível internacional uma plataforma neutra e independente para disseminar boas práticas. Além disso, permite-lhes exprimirem as suas visões e opiniões livremente, trocar experiências e cooperar com outros protagonistas do desenvolvimento internacional no mundo inteiro. A Iniciativa FACTS também promove atividades tais como conferências internacionais, cursos de formação, simpósios e prêmios no âmbito da educação.

Cobertura de Assuntos para a Edição Especial sobre o “Brasil”

A FACTS Reports está aceitando artigos para a sua Edição Especial sobre o Brasil. Este número conterá artigos relacionados com ações de campo nas áreas da economia, saúde, agricultura, educação e ambiente no Brasil.

Os tópicos adequados e exemplos relacionados ao Brasil incluem, mas não exclusivamente, os seguintes assuntos:

  • Pobreza e segurança pública

  • Ambiente (por exemplo, estudos de caso descrevendo o uso da reciclagem)

  • Saúde humana (por exemplo, prestação de cuidados de saúde em áreas rurais, tratamento da AIDS)

  • Economia (por exemplo, desenvolvimento sustentável, consumo na classe média emergente)

  • Desafios para superar o analfabetismo

  • Utilização de alimentos geneticamente modificados

  • Desenvolvimento rural

  • Responsabilidade social

  • Direitos de Propriedade Intelectual (por exemplo, a utilização de medicamentos genéricos para o tratamento da AIDS)

  • Energia alternativa (por exemplo, desenvolvimento de biocombustíveis)

  • Impacto da doença de Chagas na economia e na educação das crianças

Notas Específicas para os Autores

Os artigos apresentados não deverão ter sido publicados anteriormente, nem estar sendo considerados para publicação em outras publicações. Todos os artigos devem ser encaminhados para seleção por especialistas. As instruções para autores e demais informações relevantes para a apresentação de artigos estão disponíveis para autores no endereço eletrônico http://factsreports.revues.org/. Pedidos de informação anteriores à apresentação de artigos deverão ser encaminhados por e-mail a:

Gustavo Costa de Souza (Universidade Federal do Rio de Janeiro): gustavocosta@gmail.com

ou David Ojcius (FACTS Reports): facts-reports.ve@institut.veolia.org

Manuscritos no formato MS Word devem ser enviados por e-mail para:

facts-reports.ve@institut.veolia.org

Os artigos não devem exceder 5000 palavras e deverão incluir as referências adequadas. Exemplo de questões que podem ser tratadas num artigo abrangem temas como:

  • Qual foi a meta deste projeto ou programa?

  • Como é que o projeto foi implementado?

  • Quais foram as barreiras/problemas?

  • De que modo foram superados?

  • Quais foram os benefícios/impactos do projeto?

  • Como pode este projeto ser melhorado ou duplicado?

Diretivas para a Apresentação de Artigos

Só serão considerados para publicação artigos de pesquisa originais e que ainda não tenham sido publicados. Os manuscritos deverão estar redigidos em inglês ou em português. Os abstracts dos artigos serão publicados em inglês e em português.

O fim do prazo para submissões iniciais do manuscrito é 15 abril 2011. Contate por favor Gustavo Costa de Souza ou David Ojcius se você gostaria de submeter em um outro dia um manuscrito, fornecendo uma data provisória para a submissão   

  • OpenEdition Journals